Postado por - Newton Duarte

Nova festa na Arena: A Posse

Em nova festa na Arena, Schmidt, vice e conselheiros são empossados

Cerimônia ocorreu nesta segunda-feira à noite, na Arena Fonte Nova. "Enterramos a ditadura no Esporte Clube Bahia", comemorou novo Presidente

A festa que começou sábado (7), no dia da eleição, se estendeu até esta segunda-feira (9) à noite, dia da posse de Fernando Schmidt como novo presidente tricolor. Eleito com 67% dos votos em pleito contra Rui Cordeiro e Antonio Tillemont, Schmidt foi oficializado como novo comandante executivo do Esquadrão em clima de festa, diante de centenas de torcedores, ex-jogadores, correligionários e novos conselheiros.

"Clube era um feudo. Removemos a tirania que aprisionava o clube mais popular do Brasil, enterramos a ditadura do Esporte Clube Bahia. Emoção toma conta do meu coração, mas minha responsabilidade fala mais alto. Mas hoje colocamos a terceira estrela. O Bahia quase foi destruído. É com você, torcedor, que vou contar para ganhar mais esse jogo difícil. Volto à presidência com a sabedoria e revigorado com a paixão que tenho por esse pavilhão azul, vermelho e branco", disse Schmidt, com semblante emocionado.

"Vou lutar com todas as minhas forças para garantir a democracia permanente no Bahia. Estamos assumindo nosso mandato em nome da torcida do Bahia", completou ele, que vai sugerir ao Conselho que o interventor Carlos Rátis se torne grande benemérito do clube como um dos seus primeiros atos à frente da agremiação. À medida que falava, Schmidt era interrompido pela torcida, que foi do famoso "Xalaialaiá" ao Hino do Bahia, sempre com muita emoção.

Antes do discurso de Fernando Schmidt, os 100 novos conselheiros foram empossados, assim como o vice-presidente Valton Pessoa. A cerimônia contou com familiares dos novos membros, tanto do executivo quanto do conselho, assim como ex-jogadores como Bobô, Sandro, Ronaldo Passos, Paulo Rodrigues, campeões de 1988 e homenageados pela torcida. Virgílio Elísio, tido como favorito para suceder Schmidt em 2014, Sidônio Palmeira e até Marcos Lopes, vice-presidente médico na época do Bahia, também estavam presentes. Derrotados nas eleições, Rui Cordeiro e Antonio Tillemont também estavam presentes.

Novos diretores -De imediato, Schmidt confirmou que Reub Celestino será diretor administrativo-financeiro do clube. Ex-presidente da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), Reub é torcedor do Bahia e tem longa experiência na área. “Conheço ele há muito tempo, pois já trabalhamos juntos. Sei que, além de muito amor pelo Bahia, tem um rigor grande na área administrativa e financeira.

Cotado para assumir a direção de comunicação do Bahia, Nestor Mendes Júnior, que é jornalista, foi convidado, mas rejeitou. "Eu ajudei a mudar o Bahia e não fiz isso para me mudar para o Bahia. Não assumirei cargo algum, apenas serei voluntário e ajudarei o clube". Ex-jogador do Bahia, Osni também está cotado para assumir um cargo no departamento de futebol. "Não tem nada certo. As eleições aconteceram no sábado e a nova diretoria ainda está se formando".

Anderson Barros e Cristóvão -Vice-presidente, Valton Pessoa garantiu que Anderson Barros permanece no comando do Bahia. "Não vamos demitir Anderson Barros. Queremos que ele fique pelo menos até final do ano. Hoje (segunda) tivemos uma reunião exclusiva com Cristóvão porque queríamos ouvi-lo, mas amanhã (terça) já temos uma reunião marcada com Anderson". Já Cristóvão almoçou com Schimdt nesta segunda e voltará a encontrar o presidente para discutir reforços. Ele também, a princípio, permanece no grupo.


Fonte: Rafael Sena e Hailton Andrade – Ibahia

Foto: IBahia