Postado por - Newton Duarte

Novo estatuto do Bahia é registrado

Novo estatuto do Bahia é registrado em cartório e edital será lançado nesta quinta-feira

Com registro do documento, grupo da intervenção poderá redigir e publicar edição e regulamentação para as eleições para presidente

O novo estatuto do Bahia já está em vigor. O documento, que foi aprovado pela maioria dos sócios do clube, na Assembleia Geral realizada no último sábado (17), foi registrado em cartório.

Em conversa, o interventor Carlos Rátis garantiu que manterá a transparência no clube e providenciará a publicação do documento no site oficial do clube o mais rápido possível. O documento foi disponibilizado no site oficial às 13h10. "Demos entrada na quarta-feira (21), mas só foi registrado de fato hoje (22)", garantiu, reforçando que também lançará o edital e o regulamento para as eleições do clube nesta tarde.
Rátis reforçou ainda que este é o primeiro documento oficial do clube, registrado em cartório, que contou com a fiscalização e assinatura em ata de três membros da imprensa, que foram testemunhas de que o processo de votação da Assembleia foi feito de forma limpa e transparente.  

O novo estatuto foi aprovado em assembleia por 3.089 sócios remidos e patrimoniais do clube. Apenas seis torcedores foram contra as mudanças propostas pelo grupo da intervenção.

Mudanças

O novo estatuto do clube prevê que todos os sócios, antigos e novos, terão direito a votar para escolher o novo presidente do Bahia, em eleições realizadas no dia 7 de setembro. Além disso, os tricolores também votarão para definir a chapa que formará o conselho - que terá redução de 300 para 100 titulares, com sistema proporcional. Ou seja, os lugares no conselho serão definidos a partir da quantidade de votos em cada chapa.

O documento também prevê que o presidente eleito terá cargo fixo e remunerado, além de permitir que menores de idade também sejam sócios, desde que um adulto assuma a responsabilidade por pagar as mensalidades. Para votar, no entanto, o sócio precisa ter no mínimo 16 anos.

Por fim, o estatuto exige que todos os presidente, vice-presidente, diretoria, vice-diretores e conselheiros respeitem a ficha limpa, através da apresentação de um documento.


Fonte: Correio*

Fotos Robson Mendes – Correio* e UTB