Postado por - Newton Duarte

Novo prazo para regularização das Chapas que disputam o Conselho gera polêmica

Conselho do Bahia: Quatro chapas regularizam situação e novo prazo gera polêmica

A Comissão Eleitoral, inicialmente, anunciou que o prazo máximo para regularização de pendências documentais envolvendo chapas que irão disputar o conselho deliberativo do Bahia, no dia 13 de dezembro, seria até esta terça-feira (2), às 17h. No entanto, no período da tarde, o prazo foi prorrogado para quinta-feira (4), às 12. Ainda assim, nesta terça, quatro chapas foram ao Fazendão e já asseguraram presença no pleito: Nova Ordem Tricolor (Marco Costa), Integridade Tricolor (Antonio Tillemont), Revolução Tricolor (Marcelo Sant'Ana) e A Voz do Campeão (Olavo Fonseca). Outras duas chapas inscritas, mas ainda com pendências documentais, ganharam uma nova chance de marcar presença na eleição: 'Simplesmente Bahia' e 'Virada Tricolor'.

A decisão da comissão eleitoral em prorrogar o prazo gerou revolta, por exemplo, entre os membros da Associação Bahia Livre (ABL), grupo que apoia o candidato Olavo Fonseca Filho, que usou o Twitter para questionar a mudança na data. "Nossa chapa do conselho e as de Tillemont e Nova Ordem Tricolor (Marco Costa) cumpriram o prazo determinado e regularizam suas chapas. As outras 3, que apoiam Marcelo Sant'Ana não cumpriram. A comissão prorrogou o prazo em benefício delas. Cadê a isonomia e a imparcialidade?", postou. Presidente da comissão eleitoral, o advogado Milton Jordão conversou com o Bahia Notícias, após a regularização de quatro chapas que disputarão o conselho deliberativo, até então, e rebateu às acusações feitas pela ABL. Segundo ele, a decisão de prorrogar o prazo aconteceu antes da entrega de documentos de todos os inscritos, nesta terça, e sem intenção de beneficiar qualquer candidato.

Foto: Milton Jordão (Presidente da Comissão Eleitoral)

"Recebemos ligações de algumas chapas, inclusive alegando dificuldades para conseguir documentos, e por isso tomamos essa decisão no final da manhã. Nossa ideia, que fique bem claro, não tem qualquer interesse em ajudar candidato. Fizemos isso para estimular ainda mais à democracia e ampliar o número de chapas participantes, já que estamos agindo dentro do que está no regulamento", justificou. Se considerado os prazos estabelecidos para impugnações e substituições, conforme regulamento da eleição, a comissão eleitoral tem até sexta-feira, dia 6 de dezembro, às 12h, para anunciar os candidatos homologados à diretoria executiva e conselho deliberativo.