Postado por - Newton Duarte

Novo presidente do Bahia propõe mudança de mentalidade

Novo presidente do Bahia propõe mudanças e compara eleição a 'marcar um gol'

Marcelo Sant

Marcelo Sant'Ana (centro), o novo presidente eleito do Bahia

Eleito com 1.755 votos, equivalente a 41% do total, o jornalista Marcelo Sant’Ana, que deve tomar posse como presidente do Bahia no dia 22 de dezembro, estabelece como um dos principais desafios trazer à tona a grandeza do Bahia como instituição, apesar da queda à Segunda Divisão do futebol brasileiro. O vencedor do pleito mostrou, logo na apuração dos votos, ter uma mentalidade diferente ao convidar seus ‘rivais’ para discursarem e, em tom descontraído, comparou a sensação de ser eleito a de fazer um gol pelo Tricolor baiano.

Ciente do novo desafio, o presidente eleito afirmou que nunca deixará de ser torcedor. "Estou presidente assim que tomar posse, mas sou e sempre serei torcedor do Bahia. Nunca me imaginei como presidente, quando criança sonhava em ser jogador e marcar um gol pelo Bahia. Essa eleição, talvez, me ajude a entender como um jogador se sente quando marca um gol", admitiu, em tom descontraído.

Assim que o resultado foi declarado pela comissão que controlou a votação, Marcelo tomou o microfone e surpreendeu a todos. "Eu queria, antes de tudo, pedir aos outros candidatos que dessem uma palavra, porque o nosso clube precisa de mais amor e união, e menos rancor. Só assim vamos nos desenvolver", declarou, convidando os outros a subirem no palco.

Entre votos de boa sorte e recomendações quanto à posse do presidente, que segundo um dos candidatos deveria ser feita imediatamente para evitar o risco de alguma petição na justiça tentar anular o pleito, como aconteceu no passado, o mais efusivo dos candidatos foi Binha de São Caetano, que ficou em último lugar com apenas 14 votos. "Eu acredito no Marcelo, dei conselhos a ele para não mandar os que estão lá embora, são pais de família, gente de bom coração. Fomos ara a Série B, não tem como esquecer, mas vamos montar um grande time para subir novamente. O presidente foi eleito na urna, temos que apoiar, vamos esquecer as mágoas", pediu.

Após o sub-presidente Pedro Henriques agradecer a confiança dos votantes e fazer garantias quanto à melhora no futebol, Sant’Ana traçou as primeiras diretrizes de seu mandato, ainda que de forma simplista. "Acho que venceu quem apresentou um projeto para reconstruir o nosso clube esclarecendo todos os pontos. O maior compromisso como presidente é trabalhar incansavelmente para mudar a mentalidade. Temos que acreditar que o Bahia é grande sim, as pessoas só vão nos respeitar quando o próprio Bahia se der ao respeito", pontuou, comentando que lutará pro uma mudança na estrutura do clube.

"Temos que entender que somos um clube, e não só um time. Para os onze atletas renderem bem, precisamos de um clube grande, pautado no profissionalismo, bem gerido e com pessoas qualificadas. É necessário toda uma estrutura para que, aí sim, os onze que entram em campo possam render o máximo", finalizou.