Postado por - Newton Duarte

'Novo Professor' quer encerrar a temporada com dignidade

Substituto do “irmão” Charles, Aroldo pensa em fechar o ano com dignidade

Convocado pelo presidente Marcelo Sant'Ana, técnico do sub-20 comanda a equipe profissional do Bahia nos dois últimos compromissos pela Série B do Brasileiro

Aroldo Moreira comanda o Bahia no fim da Série B (Foto: Divulgação/EC Bahia)

Aroldo Moreira já começou a pôr a mão na massa. Chamado para substituir Charles Fabian, que entrou de férias depois de não conseguir levar o Bahia de volta à Série A, o técnico do sub-20 recebeu do presidente Marcelo Sant’Ana a missão de comandar a equipe nos últimos dois compromissos pela Série B, contra Náutico e Atlético-GO. Ao fim da temporada, o profissional retorna para o cargo de treinador da base tricolor.

Na tarde desta quarta-feira, antes do treino realizado no Fazendão, Aroldo Moreira concedeu entrevista coletiva e falou pela primeira vez à imprensa como técnico do time profissional do Bahia. A missão que lhe deram tem tons de melancolia, já que o Tricolor não tem mais qualquer objetivo dentro da competição. No entanto, se não vale vaga na Série A, vale ao menos a dignidade, como destaca Moreira.

- Nós esperamos tentar amenizar o sofrimento do torcedor. Tivemos um ano em que, se concretizasse com o acesso, certamente seria um dos melhores anos do Bahia, porque nós fomos campeões baianos e chegamos na final do Nordeste. Mas, infelizmente, faltou o que almejávamos, que era o acesso. De qualquer forma, é trabalhar, para que a gente possa terminar o campeonato com dignidade. Penso que temos que ter essa tranquilidade e entender tudo o que aconteceu. Imagino que o clube vai estar muito mais organizado para o ano que vem, por conta de tudo o que aconteceu com essa nova gestão, a reforma do Fazendão, que para muitos não é importante, mas para mim é - defende o treinador tricolor. 

A oportunidade não veio exatamente da forma como Aroldo queria. Mesmo assim, a chance de comandar o time profissional do Bahia foi festejada. A tristeza ficou por conta, além da própria situação do clube, da falta de sucesso de Charles Fabian, de quem foi auxiliar e a quem se refere como “irmão”.

- Primeiro quero dizer que sou um funcionário do clube. Trabalhei do sub-17 ao sub-20. Ano passado, auxiliei Charles. Quero deixar claro que estou substituindo um irmão, um cara por quem tenho carinho, que é um ídolo. Tem contribuição e, infelizmente, o que ele projetava não aconteceu. Como funcionário do clube que iniciei a vida esportiva, é uma alegria poder comemorar, mesmo não sendo um bom cenário. Gostaria de assumir com o Bahia na Primeira Divisão. O objetivo é terminar bem. Não sou adepto de mudar esquema. Tenho que definir a situação e ter convicção com ela. Procuro não ser um cara teimoso e oportunizar quem tem condições de jogar – diz.

Aroldo Moreira ao lado do amigo Charles Fabian e de Sérgio Soares, os três técnicos do Bahia em 2016 (Foto: Divulgação / EC Bahia)

Aroldo Moreira também falou sobre a intenção de utilizar jogadores das divisões de base nessas duas últimas partidas do Bahia em 2015. 

- Todo atleta quer oportunidade. O que vai definir quem vai jogar são os trabalhos da semana. Não é que eu vá dar oportunidade para os meninos da base. Essas oportunidades acontecem durante toda essa gestão. Hoje, nós temos uma política de base, a metodologia de trabalho é outra. Nós oportunizamos mais de 20 atletas na equipe profissional. Tivemos a oportunidade de comercializar dois, inclusive um para o exterior. Mostra o trabalho que vem sendo desenvolvido na divisão de base, com apoio da gerência de futebol, da superintendência e do nosso presidente – comenta o técnico do Bahia.

O primeiro compromisso de Aroldo Moreira à frente do time profissional está marcado para este sábado.