Postado por - Newton Duarte

Números desmentem 'Kiezadependência' no Bahia

Indiferente: Bahia não demonstra dependência por Kieza na Série B

Aproveitamento das partidas disputadas com o atacante é semelhante ao dos jogos em que ele esteve ausente. Sem Kieza, Bahia venceu o Paysandu no primeiro turno

Kieza é o principal artilheiro do Bahia no ano, com 25 gols marcados (Fotos: Felipe Oliveira)

Kieza é reconhecidamente a principal arma do Bahia. Artilheiro tricolor na temporada com 25 gols marcados, um quarto dos 100 anotados por toda a equipe no ano, o atacante é o maior motivo de preocupação para os adversários. Rápido, bom finalizador e habilidoso, é também o líder das assistências no time, com nove em 2015. Os números sugerem que ele faz falta quando não pode jogar, como irá ocorrer nesta terça-feira, diante do Paysandu, no Mangueirão, pela 30ª rodada da Série B. O aproveitamento da equipe de Sérgio Soares, contudo, nega a existência de uma dependência, e mostra que o time pode se virar sem o seu principal goleador.

O Bahia contou com Kieza em 18 jogos da Série B. Foram sete triunfos, oito empates e três derrotas, aproveitamento de 53%. Sem o atacante, foram 11 partidas pela Segunda Divisão, com cinco vitórias, três empates e três derrotas, rendimento de 54%. Por coincidência, um dos triunfos do Tricolor sem o artilheiro foi justamente contra o Paysandu, no primeiro turno da competição. Na ocasião, Sérgio Soares montou o ataque com Maxi Biancucchi e Jacó. O jovem centroavante balançou as redes duas vezes.

Até mesmo o número de gols por partida quando Kieza está em campo é semelhante ao dos jogos em que o atacante se ausenta. Nas 18 partidas com o artilheiro, o Tricolor balançou as redes rivais em 26 oportunidades, média de 1,44 gol por partida. Sem Kieza, foram 16 gols, média de 1,45.

Os números não apontam para uma queda de rendimento do time sem Kieza. Contudo, a lembrança da última partida disputada sem o artilheiro não é das mais animadoras. Na 26ª rodada, o Bahia apenas empatou com o Ceará em 2 a 2 fora de casa. Kieza estava suspenso na ocasião. 

Nesta terça-feira, contra o Paysandu, o Tricolor precisará provar que realmente existe vida sem o artilheiro. O triunfo no Mangueirão é decisivo para se manter na briga por uma vaga no G-4 da Série B. Será preciso superar a ausência de Kieza, que está suspenso pela expulsão no Ba-Vi, para se manter no caminho da Série A, como lembra o zagueiro Gustavo.   

- O Kieza é um grande jogador, já mostrou isso, vinha muito bem no clássico, estava sendo o ponto de desequilíbrio da nossa equipe. A gente lamenta a sua ausência, mas temos que de alguma forma suprir essa ausência. Quem entrar tem que se doar muito – disse o defensor.