Postado por - Newton Duarte

O Abismo continua! E agora está mais profundo

O Abismo continua! E agora está mais profundo

Há 2 anos escrevi sobre o abismo no futebol Brasileiro (Leia: Abismo ). Causado principalmente pelas desigualdades regionais e busca pelo poder político e econômico da Região Sudeste em relação às demais. Além do “achismo” megalômano de tamanho que possuem, da mega exposição que fazem de determinados clubes, assistimos a um acocoramento subserviente de nosso dirigentes que se conformam com migalhas, ou verdadeiras esmolas se preferirem, e também com parcos convites ocasionais para programas de TV em rede e ou festinhas rega-bofe promovidos pelo status quo.

Neste período nada mudou. Cada vez mais vemos Corinthians e Flamengo sendo tratados a “pão de ló”, enquanto os demais esperam a xepa que vai ao lixo.

No caso específico do Bahia, quando escrevi o citado texto, seu Presidente era o extinto “Presida” MGFilho “Deputa” e vivíamos estranhamente (ou não) à reboque dos interesses do time do Parque São Jorge. Repetíamos o que eles diziam. Hoje Schmidt e “seu ponto eletrônico” não possuem voz. Não se pronunciam, ou quando o fazem, dão certeiros “tiros no próprio pé”. Vide a entrevista a Bob Fernandes tratando da eleição da CBF.

Os clubes fora do “eixo 12 grandes” (RJ, SP, RS e MG) precisam se rebelar e “criar” fatos políticos, como: exigindo a exibição de sua marca de forma mais equânime, verbas proporcionais por fazerem parte do espetáculo e horários dignos para seus jogos.

Se não o fizerem, breve teremos uma primeira divisão com 12 clubes sem ocorrer rebaixamento, e uma gigantesca segunda divisão, nos moldes do Torneio Intermunicipal que temos na Bahia.

Se a mídia não está tendo audiência, que coloquem o Programa da Xuxa em seu lugar. A mídia mata os clubes apenas para atender aos já citados interesses. Depois querem se queixar da própria M* que fazem.

Como podemos “vender” publicidade nas camisas se não aparecemos em lugar nenhum?

Qual o poder de barganha teremos se parecemos mais mendigos que clubes de futebol?

Chega de subserviência!!


Luis Peres @BahiaClub: Cofundador da União Tricolor Bahia e site torcidabahia.com