Postado por - Newton Duarte

O Bahia deve priorizar sua formação com quatro atacantes?

O Bahia fez 8 partidas em 2020, em quatro delas utilizou o Quarteto Fantástico

A Torcida do Bahia sempre clamou por um time lutador, agressivo e pra frente. Por muito tempo, escutei de muitos amigos torcedores, que a maioria dos técnicos do Esquadrão eram "retranqueiros". Com a chegada de Roger, não foi diferente. O Técnico Tricolor já foi acusado de retranqueiro e também de burro, que não entendia o jogo e não sabia fazer alterações.

Depois da derrota contra o River-PI e contra o ViCe da Bahia de Canabrava, a situação ficou bem difícil. Apesar das duas derrotas, alguns torcedores ainda mantiveram o apoio ao comandante do Esquadrão. Entretanto, uma boa parte da torcida perdeu completamente a paciência, passando a pedir a cabeça de Roger Machado, que sempre se manteve sereno, compreendendo a torcida e não desistindo de ousar com novas possibilidades.

Foi então que no primeiro jogo contra o Nacional-PI, Roger decidiu atuar com o seu Quarteto Fantástico: Élber, Clayson, Rossi e Gilberto, ficando apenas com dois homens no meio para trabalhar a contenção e a criação. A mudança surtiu efeito, o Esquadrão fez um jogo muito bom, e venceu o Nacional-PAR por três a zero. A partir deste momento, começamos a vislumbrar uma nova possibilidade, que naquele dia, apesar de ter sido muito arriscado para muitos torcedores, tinha dado muito certo.

Em sua última partida contra o Nacional-PR, o Bahia iniciou o jogo novamente com o Quarteto Fantástico, e o resultado nós já sabemos. O Bahia fez mais um bom jogo, meteu mas três gols no Nacional-PAR dentro dos domínios paraguaios, garantindo a nossa vaga para a próxima fase da Copa Sul-Americana. Além da classificação, conseguimos quebrar um tabu de nunca ter vencido fora de casa na Sul-Americana.

Segundo os jogadores, o time tem se adaptado muito bem com quatro atacantes. Élber em entrevista recente, comentou que a equipe está se habituando ao novo jeito de jogar e que tem tudo para evoluir a cada partida. Ainda segundo o atleta, o Bahia sempre busca jogar para frente. Sendo essa formação uma novidade recente, entende que com os treinamentos, estão conseguindo aproveitar mais os espaços, jogando curto. Élber ainda completou dizendo que os gols marcados foram de profundidade, com jogadores do meio caindo pelas beiradas, realizando triangulações rápidas.

O Bahia volta a campo somente no dia 7 de Março, contra o Confiança, pela 6ª rodada da Copa do Nordeste. Provavelmente teremos a estréia de Rodriguinho no time, então fica a grande pergunta: Como Roger Machado deverá montar esse time com Rodriguinho em campo? Temos que priorizar a formação com quatro atacantes?