Postado por - Newton Duarte

O Bahia quebra tabu, bate o Cruzeiro na Fonte Nova e já é o sexto colocado; Lances e Ficha Técnica

Um primeiro tempo empolgante e uma segunda etapa angustiante. O Bahia venceu o Cruzeiro por 1x0, com gol de Edigar Junio e quebrou um tabu que persistia desde 1994, última vez que havia vencido o time mineiro em Salvador. A torcida tricolor sofreu alguns sustos, mesmo com o time tendo ficado com um jogador a mais desde os 9 minutos. O resultado, no entanto, ajudou e muito o time a subir na tabela e alcançar a sexta colocação com nove pontos.

Com a mesma velocidade que tem imprimido nos jogos da Fonte Nova, o Bahia ditou o ritmo desde o primeiro minuto. Aos 3, Zé Rafael roubou a bola de Léo, partiu em velocidade e foi agarrado pelo zagueiro. O lance seria para expulsão, mas antes o meia tricolor levou a bola com o braço e árbitro assinalou a infração.

Na jogada seguinte, no entanto, não teve jeito. Léo saiu jogando errado novamente, Zé Rafael lançou Edigar Junio que partiu em direção ao gol e foi derrubado por Henrique. Sem titubear, o árbitro mostrou o cartão vermelho para o capitão cruzeirense e marcou a falta para o Bahia. Tiago cobrou nas mãos de Fábio.

Se o time mineiro já tinha dificuldades diante da intensidade tricolor, ficou ainda mais difícil se segurar com um jogador a menos. Aos 17 minutos, em cobrança rápida de falta, Zé Rafael tocou para Allione cruzar na cabeça de Edigar Junio, que mandou para o fundo das redes.

Apesar da vantagem numérica e no placar, o Bahia não diminuiu o ritmo. No entanto, o ímpeto em busca do segundo gol provocou alguns sustos em contra-ataques adversários. Num deles, Diogo Barbosa foi até a linha de fundo, cruzou para trás e Robinho desviou para a boa defesa de Jean.

Antes do fim do primeiro tempo, o tricolor teve ainda duas boas oportunidades de ampliar. Na primeira, Juninho acertou o travessão em linda cobrança de falta. Na segunda, Vinicius girou bonito e bateu de esquerda para a boa defesa de Fábio, que espalmou para escanteio.

As equipes voltaram do intervalo sem modificações e o Cruzeiro, mais organizado, se aproveitou da morosidade de um Bahia totalmente diferente. Em boa triangulação do ataque celeste, Alisson serviu Thiago Neves, que chutou de bico e só não empatou porque Matheus Reis colocou o pé na bola, impedindo o gol.

O tricolor sofreu até os 25 do segundo tempo sendo envolvido pelo ataque cruzeirense. Só voltou a assustar aos 28, no cruzamento de Matheus Reis, que Edigar desviou de cabeça e a bola acertou a trave. O recém-contratado Mendoza ainda entrou no finalzinho e quase fez um golaço, mas foi só. Bahia resistiu e garantiu os 100% na Fonte Nova.

Público e Renda

Público: 18.917 pagantes

Renda: R$ 435.360,50

Primeiro Tempo

9’ CARTÃO VERMELHO PARA HENRIQUE Leo perde a bola, e Edigar Júnior sai rumo ao gol. Henrique, então, para o jogador, na entrada da grande área. Por ser o último marcador, o árbitro expulsa o volante, que estava improvisado como zagueiro.

11’ FRACO… Tiago bate falta fraquinha... e Fábio faz a defesa tranquila.

12’ Em cobrança de falta, no meio de campo, Thiago Neves arrisca o chute. Estava longe, e a bola foi direto para o gol, nas mãos do goleiro Jean.

17’ GOL DO BAHIA É DE EDIGAR JÚNIO Bahia cobra rápido a falta, Zé Rafael toca para Allione, que cruza para Edigar Júnior cabecear para o fundo do gol.

35’ JEANNNN Diogo Barbosa chega à linha de fundo e cruza para Robinho, que manda para o gol. Atento, Jean faz a defesa e manda para escanteio.

40’ JUNINHO Juninho cobra a falta, Fábio pula, mas não alcança. A bola, porém, bate na trave!

43’ Vinícius recebe na entrada da grande área, ginga para cima de Diogo Barbosa e chuta. Fábio, como um gato, manda para escanteio.

Segundo Tempo

7’ Vinícius recebe na direita e rola, na entrada da grande área, para Allione, que chega chutando. Ezequiel corta o lance.

10’ ENSABOADO Na entrada da grande área, Romero sai driblando os jogadores do Bahia e arrisca o chute. Mas a bola sai mascada e vai para linha de fundo.

14’ INACREDITÁVEL Thiago Neves tabela com Robinho, dentro da área, e recebe "na boa" para marcar. Matheus Reis, porém, se joga e salva o Bahia do empate.

20’ Robinho cobra a falta para dentro da área, e Thiago Neves cabeceia. Jean faz a defesa.

22’ Mano e Jorginho se estranham na área técnica. Mas, jogo segue.

27’ NA TRAVE Na esquerda, Matheus Reis cruza para a grande área, para Edigar Junio. Murilo se antecipa e cabeceia contra a própria meta. A bola bate na trave e, na sequência, Fábio afasta.

35’ Edigar Junio recebe no meio da área e arrista o chute. Leo chega chegando e afasta.

Ficha Técnica

Ficha Técnica Bahia x Cruzeiro quinta rodada Campeonato Brasileiro

Bahia x Cruzeiro
Campeonato Brasileiro – 5ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 08/06/2017
Horário: 21h
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA-RJ)
Assistentes: Rodrigo Henrique Corrêa e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ)

Bahia: Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Matheus Reis; Renê Júnior, Juninho e Vinícius; Zé Rafael, Allione e Edigar Junio. Técnico: Jorginho

Cruzeiro: Fábio; Ezequiel, Léo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique e Ariel Cabral; Alisson (Elber), Robinho e Thiago Neves; Ramón Ábila. Técnico: Mano Menezes

Fonte: Ge.com | Correio 24hs