Postado por - Newton Duarte

O Bahia tem a missão de quebrar um tabu de 32 anos contra o Coritiba na Série A

O Bahia tem mais uma chance de quebrar um tabu de 32 anos sem vencer o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro da Série A. A partida deste sábado (30) será às 16h o estário da Fonte Nova. A última vez que o Esquadrão de Aço venceu o Coritiba pela série A, foi em 1985, no mesmo ano em que o Coxa conquistou o título da competição. Neste ano, o Bahia venceu duas vezes o coxa sendo as duas partidas por 2 a 1, na Fonte Nova primeiro e em seguida em Curitiba, no estádio do Couto Pereira.

Alguns jogadores do Bahia que estiveram na campanha de 1985 acreditam que o Tricolor de Aço poderia ter se sagrado campeão brasileiro naquele ano, até hoje afirmam que faziam uma boa campanha até a interrupção para as eliminatórias da Copa do Mundo de 1986, quando ficaram mais de um mês parados, atrapalhado assim o desemprenho da equipe Tricolor.

Segundo o ex-meia do Esquadrão de Aço Emo em entrevista ao Correio, os confrontos com o Coritiba sempre foram considerados difíceis.

Difícil sempre foi, mas, na época da gente, nós ganhamos as duas. Ganhamos deles, que foram campeões brasileiros

O último confronto entre as duas equipes foi em 1999, quando o Bahia venceu por 3 a 0 em Salvador, em jogo válido pela Copa do Brasil nas oitavas.

Zé Rafael falou em entrevista sobre os números que não são favoráveis ao Tricolor de Aço.

Isso é só estatística. Tem que sempre estar quebrando essas marcas, principalmente por estar desse lado. Acho que estava presente em 2014, quando o Bahia perdeu (por 3x2, no Couto Pereira, pela última rodada da Série A). Agora, do lado de cá, nossa equipe tem totais condições de acabar com esse tabu

Comentando sobre a equipe do Coxa, Zé Rafael tocou num assunto delicado, que evidencia uma certa mágoa da sua antiga equipe.

Todo mundo sabe que fica um pouco de mágoa. Estou tranquilo, focado desde o início do ano no Bahia, que tem me dado oportunidade. Vou ficar muito feliz se a gente vencer e sair dessa zona perigosa

O Bahia tem alguns desfalques importantes e vem para essa partida com algumas dúvidas, principalmente na lateral direita, que não possui um sibstituto direto para a ausência de Eduardo. Éder poderia ser escalado para cobrir a ausência, porém virou dúvida por conta de uma virose. Na zaga, Lucas Fonseca está suspenso e não poderá atuar. O provável subistituto será Thiago Martins. Na lateral esquerda, Preto Casagrande testou Matheus Reis nesta semana, indicando a possibilidade de uma alteração na posição ocupada por Juninho Capixaba.

Preto falou em entrevista sobre suas opções para suprir as ausências do Esquadrão para esta partida.

A escalação da lateral direita está indefinida. Na zaga entra o Thiago Martins mesmo, é um jogador jovem, mas experiente. Já observamos ele no dia a dia, está muito focado, entrosado. Tenho certeza que fará um grande jogo. Quanto a lateral, independente de quem jogar, temos que aproveitar as características individuais de cada um. Ninguém tem as características de Eduardo, então quem entrar vai buscar jogar com suas características

Com relação a lateral esquerda, eu gosto de utilizar vários jogadores no treinamento. O Juninho tem ido bem, o que eu tenho cobrado dele é mais responsabilidade com a bola no pé, acho que ele tem erado um pouco. O Matheus é um grande jogador, sei que quando precisar, posso contar com ele também. Não tendo o Éder, temos algumas outras opções. Lógico que tem que ser no improviso mesmo. Temos algumas possiblidades como o Yuri, o Matheus Sales, O feijão. Ontem usei o Everson que é um zagueiro muito rápido, veloz. Hoje vamos tomar essa decisão, mas independente de quem vá para campo, sei que todos têm condições de jogar

O Bahia do Técnico Preto Casagrande

Jean, Eder/Everson, Tiago, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba/Matheus Reis. Edson, Juninho e Vinícius. Zé Rafael, Mendoza e Rodrigão.

O Coritiba do Técnico Marcelo Oliveira

Wilson; Léo, Werley, Walisson Maia e Carleto/William Matheus. Alan Santos, Jonas/Tiago Real, Matheus Galdezani e Anderson. Rildo e Henrique Almeida.

Ficha Técnica

Bahia x Coritiba
Campeonato Brasileiro Série A, 26ª rodada
Local da Partida: Fonte Nova
Data do Confronto: 30 de Setembro de 2017
Início: 16h
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (PE)
Assistentes: Clóvis Amaral da Silva (PE) e Cleberson do Nascimento Leite (PE)