Postado por - Newton Duarte

O Cacique Tricolor chegou

O Cacique Tricolor chegou

A noite desta segunda-feira (9) concretiza o momento histórico vivido pelo Esporte Clube Bahia, que há exatos dois meses, deu início ao processo de intervenção.

No sábado (7), o tricolor marcou de forma inédita o futebol brasileiro através de eleição direta, na qual a torcida escolheu seu presidente. Assim, 3.300 torcedores votaram em Fernando Schmitd para assumir o clube.

Hoje, a massa azul, vermelha e branca lotou a Arena para a acompanhar a cerimônia de posse do presidente, vice, e dos conselheiros - cuja chapa eleita teve 72% dos votos.

Antes de ser empossado, Fernando Schmitd conversou com o Galáticos Online falou sobre o passado e sobre o futuro. "Primeiro, vamos reforçar a equipe. Mas, não vamos olhar só para o futuro sem esquecer do passado. Tudo que aconteceu até aqui tem que ser apurado e vamos em busca disso". Em meio aos aplausos que ecoaram no estádio, o novo presidente disse que já nesta quarta-feira (10) irá conversar com o diretor de futebol, Anderson Barros.

As eleições

Com 3.300 votos - 67%, Schmidt bateu os adversários Antônio Tillemont - 1.164 (23,6%) votos e Rui Cordeiro - 468 (9,4%). Com a chapa Diga sim a um novo Bahia, cujo vice-presidente é o Valton Pessoa, Schmidt estava entre os favoritos na disputa com os adversários.

A chapa do Conselho Deliberativo, que tem como presidente Jorge Maia - responsável pelo processo contra Marcelo Guimarães Filho que desencadeou na intervenção - ganhou nas eleições deste sábado (7), com 72%  - 3.460  dos votos, contra a Chapa 199 – Virada com Transparência, que teve os 28% dos votos- 1.350.

“Enterramos a ditadura e hoje é o dia da liberdade do bahia”, dispara Schmidt

A noite desta segunda-feira (9) ficará guardada para sempre na memória do torcedor do Esporte Clube Bahia. Na Arena Fonte Nova, o novo presidente do clube, Fernando Schmidt, assim como o vice-presidente Valton Dórea e os novos componentes do Conselho Deliberativo, foram empossados em uma cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades do esporte baiano, além de políticos e torcedores do Bahia.

No início do evento, o interventor Carlos Rátis agradeceu o apoio da torcida e, ovacionado pelos presentes, puxou o canto: “Baêa minha vida, Baêa meu orgulho, Baêa meu amor”. O advogado revelou ainda que está sendo réu em três processos. “Pela primeira vez estou sendo réu de processos, mas não tem problema, estou junto com o Bahia e pelo Bahia”, ressaltou.Enviar

Rátis agradeceu à Comissão de Intervenção que o ajudou em todo o processo de democratização do clube. Em seguida, os novos conselheiros começaram a receber seus respectivos diplomas. Jorge Maia, torcedor do Bahia responsável pela ação que destituiu o antigo presidente Marcelo Guimarães Filho do cargo, foi o primeiro conselheiro a ser empossado, fez um juramento simbólico e discursou: “Aguardo há 20 anos por três sonhos: um era ver a lista de sócios do Bahia, o segundo ver um estatuto democratizado e o terceiro é a prestação de contas do clube e isso auditoria está fazendo”.

Na sequência os jogadores do Bahia que foram campeões brasileiros em 1988 foram homenageados. Dando prosseguimento à cerimônia, o novo vice-presidente, Valton Dórea foi empossado.

Logo após o pronunciamento do novo vice, foi a vez do presidente Fernando Schmidt subir ao palco para delírio de todos os presentes. O novo mandatário do Bahia fez um forte discurso no palanque. “Juntos lutamos pelo melhor do Bahia. O nosso ideal era remover o nepotismo, a tirania que aprisionou o Bahia durante anos. O Esporte Clube Bahia era um feudo, uma capitania hereditária, onde comparsas se apossavam do clube e o torcedor era apenas um detalhe”, disse.

“Para quê o povo? Essa pergunta clássica não respeita a democracia. Usavam o poder para subtrair do clube. Ditadura não rima com competência, seriedade, transparência e profissionalismo. No dia 7 de setembro enterramos a ditadura no Bahia. Hoje é o dia da liberdade do Esporte Clube Bahia”, completou o novo presidente para a alegria geral da nação tricolor presente na Arena Fonte Nova.

Finalizando a cerimônia, juntamente com os concorrentes à presidência do clube no palco, Rui Cordeiro e Antônio Tillemont, Schmidt disse que assumiu o Tricolor em nome da torcida do Bahia e que seu primeiro ato será tornar o interventor Carlos Rátis como benemérito do clube. Ao final, o hino do Bahia foi entoado pelas caixas de som e pela torcida e pessoas presentes no estádio.


Fonte: Leonardo Santana Caroline Gois - Redação Galáticos Online

Foto: Roberto Viana