Postado por - Newton Duarte

O Dia D, de Democracia

Após imbróglio judicial de última hora, sócios votam reforma do estatuto na Fonte Nova

Liminar concedida pela madrugada proibia votação na Assembleia, mas foi cassada e torcedores decidem futuro do clube


Um misto de tensão e euforia tomou conta dos milhares de sócios do Bahia que foram à Arena Fonte Nova na manhã deste sábado (17). Empolgados em sua maioria com a possibilidade de mudar o estatuto atual do clube, eles só puderam começar a votar na Assembleia Geral depois que uma liminar concedida durante a madrugada foi cassada por uma desembargadora pela manhã. Agora, a votação acontece normalmente e a apuração dos votos deve começar às 15h. O resultado sai ainda neste sábado.

A votação começaria às 10h, mas a liminar concedida pelo juiz Argemiro de Azevedo Dutra às 5h deste sábado vetou o início da participação dos torcedores. Segundo o interventor Carlos Rátis, a decisão, entretanto, não proibia a Assembleia, mas bloqueava a reforma do estatuto. A comissão de intervenção entrou com um agravo de instrumento e a liminar foi cassada por volta das 11h. Rátis trouxe a notícia para torcida, que formou fila nas arquibancadas da Fonte Nova para votar.

Assembleia Geral - Os torcedores começaram a chegar na Arena Fonte Nova antes das 9h, horário de início da Assembleia. Alguns foram mais cedo para retirar as cédulas para ter direito ao voto. Entre cantos do hino do Bahia e conversas amistosas, os torcedores presentes chegaram a tomar chuva durante a manhã.

Torcedor folclórico do Bahia, Binha de São Caetano foi vaiado por grande parte dos presentes quando desceu as arquibancadas. Outros pré-candidatos foram à Arena, como Antonio Tillemont, Fernando Schmidt, Euvaldo Jorge e Rui Cordeiro. Virgílio Elísio, diretor da CBF, afirmou que não pretende mais se candidatar e revelou apoio a Schmidt.

Rátis ovacionado - Quando o interventor Carlos Rátis chegou à Arena, a torcida o ovacionou, deixando o advogado visivelmente emocionado com os gritos de "Olê, olê, olê... Rátis... Rátis...". Em contrapartida, os associados xingavam presidente destituído Marcelo Guimarães Filho. No primeiro discurso, Rátis explicou aos torcedores o processo de intervenção, o que estava acontecendo e as razões do atraso no início da votação.

Ele deixou o palco montado no campo da Arena Fonte Nova e foi em busca de novidades sobre a cassação da liminar concedida de madrugada. No retorno, viu novamente a torcida vibrar e deu a notícia de que a votação aconteceria normalmente. "Acabei de falar com a desembargadora e nossa liminar foi deferida. Vamos realizar nossos trabalhos normalmente. Vamos à aprovação do estatuto". Ovacionado mais uma vez, puxou o canto de "Bahêa minha vida" e vibrou com os torcedores.

Votação - Com a cédula em mãos, retirada do lado de fora da Arena Fonte Nova, os sócios tiveram acesso ao estádio e ganharam uma pulseira. Depois de enfrentar a fila, que diminuiu após o início da votação, o torcedor precisava apenas colocar a cédula com a própria assinatura em uma urna, as que dizem SIM ou NÃO ao novo estatuto. Até às 13h, mais de 3.500 sócios já haviam votado. Após a divulgação o resultado, a eleição que vai definir o novo presidente do clube, com mandato até dezembro de 2014, deve acontecer no dia 31 de agosto.


Fonte e fotos: Hailton Andrade - Ibahia.com