Postado por - Newton Duarte

O dia em que Cristóvão 'soltou o verbo'

Com contrato em vigor, Cristóvão coloca permanência em dúvida

Vínculo com o clube baiano vai até o fim de 2014. Treinador diz que continuidade do trabalho depende de evolução de conversas com a diretoria do Tricolor

O técnico Cristóvão Borges possui contrato com o Bahia válido até o final de 2014. No entanto, a permanência do treinador no Tricolor baiano para a próxima temporada ainda é incerta. Nesta sexta-feira, após o treino realizado no Fazendão, o técnico comentou que planeja continuar a treinar o time baiano. Contudo, tudo depende da evolução de uma conversa com a diretoria do clube.

Cristóvão Borges diz que tem boas chances de continuar para 2014

- Quero muito permanecer. A diretoria também quer que eu permaneça. As diferenças existem um pouco no que eu penso para o Bahia em 2014 e o que a diretoria pensa para 2014. A partir do momento que eu desejo e a diretoria deseja, as possibilidades são muito grandes de a gente se acertar e dar continuidade – disse o técnico.

Nos bastidores, especulações dão conta que Cristóvão pode deixar o Bahia caso o diretor de futebol, Anderson Barros, saia do clube. O treinador não confirma a informação, mas diz que já teve uma conversa com a diretoria para discutir a próxima temporada.

- O que implica, não vou ficar falando, porque nós tivemos uma conversa, vamos ter outras. Enquanto não resolvermos, não vou falar. Estamos conversando para que esses pensamentos se juntem, fiquem mais próximos. Como existem desejos das duas partes, a possibilidade de acerto é muito grande – pontuou.

Cristóvão chegou ao Bahia no fim de maio e estreou na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador comandou o time baiano em 41 partidas, entre Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. No total, foram 14 triunfos, 13 empates e 14 derrotas, aproveitamento de 44%.

No Brasileirão, Cristóvão Borges levou o Bahia a quebrar tabus, como o de 23 anos sem vencer o Internacional em Salvador e, pela primeira vez na era dos pontos corridos, passar uma rodada no G-4 da tabela de classificação. O Tricolor pode ainda alcançar outro feito inédito. No domingo, em caso de triunfo contra o Fluminense, na Arena Fonte Nova, o time baiano pode encerrar o torneio nacional entre as dez equipes de melhor colocação.

Já na Copa Sul-Americana, outro feito digno de nota. O Bahia não disputava uma partida oficial fora do país desde 1989, quando jogou a Copa Libertadores da América. Neste ano, o Tricolor voltou a entrar em campo longe do Brasil. O time baiano encarou o Nacional de Medellín pelas oitavas de final da competição continental. No primeiro jogo, na Colômbia, derrota de 1 a 0. Na segunda partida, realizada na Arena Fonte Nova, o time comandado por Cristóvão Borges venceu, mas acabou eliminado nos pênaltis.

‘Quando cheguei, tinha público zero. Agora é casa cheia’, festeja Cristóvão

Treinador parabeniza torcida tricolor pelo papel importante na temporada. Para o jogo de domingo, contra o Fluminense, são esperados 47 mil torcedores na Fonte Nova

Em sete meses, o Bahia deixou o olho do furacão para navegar em mar calmo. Em maio, o Tricolor vivia a campanha público zero da torcida, crise dentro e fora de campo e incerteza sobre o futuro. Foi nesse cenário que o técnico Cristóvão Borges chegou ao Fazendão. Sem tempo para rodeios, o treinador arregaçou as mangas e os resultados começaram a aparecer. Aos poucos, a torcida voltou a frequentar a Fonte Nova e, neste domingo, contra o Fluminense, pela rodada de encerramento do Campeonato Brasileiro, a promessa é de que finalmente a Arena tenha casa cheia.

Expectativa é de casa cheia no duelo entre Bahia e Fluminense

Nesta sexta-feira, restavam apenas 900 ingressos para o setor Lounge Premium nas bilheterias do estádio. A expectativa é de que mais de 40 mil torcedores compareçam ao estádio no domingo para empurrar o Tricolor, possibilidade que anima o técnico Cristóvão Borges, empolgado com a chance de ver as arquibancadas da Fonte Nova mais uma vez totalmente coloridas de azul, vermelho e branco.

- Queremos fazer um grande jogo contra o Fluminense. Conseguimos nossa permanência na Série A de forma bacana, bonita, e queremos fechar dessa forma. Para mim, em especial, tenho tido muitas alegrias. Quando cheguei, falava-se em público zero. Não conhecia a Arena Fonte Nova e me senti orgulhoso de estar ali, de jogar nela. Meu desejo era ver o estádio lotado. Naquela época, falava-se em público zero. Domingo teremos a Arena lotada, e o Bahia classificado para jogar o Brasileiro de 2014. Estou muito feliz – disse Cristóvão Borges.

A torcida tricolor terá vários motivos para fazer barulho antes mesmo de a bola rolar. O atacante Fernandão, de saída para o Bursaspor, da Turquia, será homenageado pela diretoria do clube. A irmã do zagueiro Demerson, que, no jogo contra o Cruzeiro, comemorou com entusiasmo o segundo gol do Bahia, também comparecerá para assistir ao duelo contra o Fluminense. E Cristóvão, que é cria do Fazendão, quer ver uma festa da torcida do Bahia.

- Quero agradecer a torcida do Bahia, que conheço bem. Quando cheguei aqui, falei que a torcida estava certa em fazer o público zero. Era uma manifestação da insatisfação pelo que tinha acontecido. Estavam tristes, assim como os jogadores. Conseguimos esse resgate, se recuperar dessa situação. Tudo que foi de desgaste na temporada inteira ficou para trás. Conseguimos fechar de forma digna, honrosa. A maior parte disso devemos para a torcida. São dois pilares que temos: o primeiro é que o Bahia tem um grupo de jogadores maravilhoso. São fortes, trabalhadores, competentes, altamente profissionais e de grande caráter. Passamos grandes dificuldades e só com esses requisitos conseguimos superar. O segundo é a torcida, que deu suporte. Conheço a torcida do Bahia desde garoto. O que ela fez esse ano foi só a confirmação do que achava que era capaz – pontuou.

Cristóvão aprova até mesmo a presença da irmã de Demerson nas arquibancadas. Para o técnico, o torcedor merece um espetáculo a mais.

- Tudo que é feito com naturalidade é bem vindo. Ela protagonizou um momento importante, marcante. Admirável. Todos ficaram satisfeitos. Tanto que pediram bis. E vão ter – comentou aos risos o técnico do Bahia.

Com passado no Rio, Cristóvão opina sobre possível queda de Flu e Vasco

Para treinador do Bahia, times cariocas pecam no planejamento. Bahia encara o Tricolor das Laranjeiras no domingo, e Cristóvão promete não facilitar a partida

Baiano de nascimento, mas carioca de criação. O técnico Cristóvão Borges e o Rio de Janeiro têm uma relação bastante próxima. Em 1979, quando deixou o Bahia, o então volante foi contratado para defender as cores do Fluminense, clube no qual ficou por quatro anos. Com a carreira de jogador já encerrada, acabou se tornando treinador. E o primeiro time que comandou foi o Vasco, onde permaneceu entre 2011 e 2012.

Cristóvão Borges diz que times do Rio pecaram no planejamento

Com passado no Rio de Janeiro, Cristóvão tem conhecimento de causa para comentar assuntos cariocas. E o futebol não foge à regra. Ao ser questionado sobre a possibilidade de rebaixamento de Fluminense e Vasco para a Segunda Divisão do futebol brasileiro, o treinador não titubeou. Ele citou a importâncias de investimentos em infraestrutura e planejamento.

- Não acho que boa estrutura seja decisivo. Mas é importante. O Flamengo, quando foi campeão brasileiro em 2009, também não tinha estrutura. O Fluminense ganhou dois dos últimos cinco campeonatos e não tem estrutura. Não é decisivo. É importante. Tem que ter estrutura, mas tem que ter também planejamento e fazer boas escolhas – disse o treinador do Bahia.

O Campeonato Brasileiro 2013 se encerra neste domingo, e a situação sobre o rebaixamento ainda está indefinida, com duas vagas restando para o Z-4. Um fato, entretanto, já está garantido: um grande clube carioca vai disputar a Série B em 2014. Nenhuma combinação de resultados na última rodada salva Fluminense e Vasco da degola ao mesmo tempo.

No domingo, às 17h (horário de Brasília), o Vasco encara o Atlético-PR em Joinville. Somente um triunfo interessa ao clube da Colina. No mesmo dia e horário, o Fluminense encara o Bahia na Arena Fonte Nova, lutando desesperadamente por um triunfo. Mesmo tendo sido jogador do time das Laranjeiras, Cristóvão Borges promete não facilitar o confronto.

- Queremos terminar o campeonato de forma bonita. Tem que ser com um triunfo. Convocamos a torcida e, como sempre, ela vai estar lá, firme para nos apoiar. Queremos fazer um grande jogo e ganhar a partida. Não precisa de mais motivação que isso. Já conversei com os jogadores sobre isso - declarou.


Fonte: GE.COM

Foto: Rafael Santana e Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia