Postado por - Newton Duarte

O fim das 'Concentrações' no Bahia: 'Gradativo', diz Treinador

Marquinhos quer acabar com concentração no Bahia: "gradativo"

Técnico fala sobre importância de confiar nos jogadores e cita outras profissões como exemplo

Após o triunfo sobre o Villa Nova-MG por 2 a 0 nesta quarta-feira (30), que deu a vaga na segunda fase da Copa do Brasil ao Bahia, o técnico Marquinhos Santos falou sobre as mudanças que vem fazendo, de dentro para fora, no clube e um dos fatores citados pelo treinador foi a exclusão da concentração na rotina tricolor. Para o duelo de quarta, os atletas não precisaram se juntar um dia antes e dormiram em suas casas. Segundo ele, que citou outras profissões ao justificar a medida, comum nos clubes da Europa, foi feito um estudo antes da tomada de decisão.

"É uma ação que eu já pensava na minha chegada, mas claro que teria que conhecer o grupo primeiro para que pudesse tomar a decisão certa, na hora certa, e entendi, junto a diretoria e aos atletas, que era o momento de nós fazermos isso. A profissionalização do jogador é colocada de uma maneira muito preconceituosa, no qual o atleta tem que ficar fechado o tempo inteiro, quando as outras profissões são de trato normal, com qual o funcionário volta para casa e atende as necessidades da sua esposa, junto aos seus filhos. Entendo que há a necessidade dessa mudança", disse.

Participe e ganhe:

Leia o regulamento e cadastre-se no #UTBnaCOPAenoCORAÇÃOe participe do maior ‘JABÁ’ que o Futebol Baiano já viu

A extinção do método, que é tradicional no Brasil, no entanto, não será feita de uma hora para a outra. Ainda de acordo com Marquinhos, a liberação dos atletas antes dos jogos ainda não é uma questão permanente, mas uma ideia que deve ser colocada em prática aos poucos.

"É claro que é gradativo. Não é uma questão permanente, mas aos poucos espero que a gente possa estar inserindo isso no futebol brasileiro. Tive a oportunidade de fazer isso no Coritiba, onde nos sagramos campeões, mas em uma competição no qual concentrávamos dois dias antes, acabamos sendo eliminados antes da terceira fase. São medidas que a gente toma, até para que possa contribuir e deixar um legado no cenário do futebol brasileiro", avisou. Na próxima fase da Copa do Brasil, o Bahia enfrenta o América-MG.


Fonte: Fernanda Varela - Correio

Foto: Divulgação/E.C. Bahia