Postado por - Newton Duarte

O Fundo de Investimentos do Bahia

Fundo de investimentos: Bahia quer 20 cotas de R$ 500 mil

Tudo será administrado pela MDF Sports, empresa do Rio de Janeiro que atua no ramo de agenciamento da carreira de atletas


Confira detalhes do ‘Fundo de Investimentos’ do Bahia


Na quarta-feira (18), em um evento realizado no auditório do Edifício Mundo Plaza, no Caminho das Árvores, o Bahia lançou uma espécie de “fundo de investimentos”. O projeto prevê uma participação dos investidores nos direitos econômicos dos atletas de futebol profissional do clube.

Gerson Sá e Vantuil Gonçalves, sócios-diretores da MFD Sports, empresa que ficará responsável pela consultoria e estruturação do projeto, o apresentaram ao público presente. O próximo passo será criar uma empresa com prazo de validade (cerca de 5 anos), que começa com a captação de recursos de investidores e termina com a divisão dos lucros, com a cota de investimento pré-determinada. No caso do Bahia, serão 20 cotas de R$ 500.000, perfazendo um investimento total de 10 milhões de reais.

O valor total deverá ser aplicado na contratação de novos jogadores ou pode ser investido na manutenção da divisão de base tricolor. O atleta deve ficar no clube por um período mínimo de cerca de um ano antes de ser vendido.

Os jogadores indicados devem ter, preferencialmente, entre 18 e 26 anos, devem partir do Bahia, mas cabe ao respectivo comitê, que será composto por três membros, escolhidos entre os investidores, que serão responsáveis pelas decisões relativas a negociação desses atletas junto ao Bahia, a decisão da contratação ou do investimento. À MFD ficará responsável por dar o “parecer técnico”, recomendando ou não a transação.

Ao final das negociações dos atletas, irá apurar-se, anualmente, o lucro obtido pela companhia, distribuindo-se entre os investidores (60%), clube (20%) e MFD Sports (20%).

Tudo será administrado pela MDF Sports, empresa do Rio de Janeiro que atua no ramo de agenciamento da carreira de atletas. “Vamos buscar jovens talentos no mercado e colocar no Bahia. Nós também poderemos ganhar dinheiro com uma negociação futura”, explica o presidente do clube, Fernando Schmidt.

A apresentação do projeto, na sede do clube no Ed. Mundo Plaza, aconteceu de portas fechadas para a imprensa a pedido da MDF Sports.


Fonte: Galáticos Online e Ibahia (adaptado)