Postado por - Newton Duarte

O grande nome Brasileiro no futebol Europeu

Com números mais altos que Neymar e Hulk, Roberto Firmino é a sensação brasileira do futebol europeu

O jovem jogador de 22 anos é o grande destaque do Hoffenheim na temporada e falou do ótimo momento que atrai clubes como Manchester United e Liverpool

Roberto Firmino posa ao lado do diretor de futebol do Hoffenheim, Alexander Rosen, após renovar contrato

Roberto Firmino comemora gol do companheiro de Hoffenheim Kevin Volland. A ajuda do brasileiro faz o time azul e branco ter o terceiro melhor ataque da temporada, com 57 gols.

Qual atacante brasileiro tem melhores números que Oscar, Neymar, Hulk, Lucas, Philippe Coutinho e Willian? Esses talentos são jovens realidades e jogam pelos principais campeonatos europeus, mas nenhum deles tem na atual temporada o currículo do atacante Roberto Firmino, do Hoffenheim, da Alemanha.

Dentre os selecionáveis Neymar, Oscar, Willian e Hulk ninguém alcança os incríveis 19 gols do garoto sensação do Campeonato Alemão na temporada (sendo 13 na Bundesliga e 6 na Copa da Alemanha). Quem chega mais perto é o potente jogador do Zenit. Porém, o camisa 7 do Zenit tem apenas 10 gols no Campeonato Russo. Nas assistências Lucas empata com Firmino, mas não podemos esquecer que a revelação tem 10 gols a mais que o meia do PSG, que só marcou três até o momento. Philippe Coutinho faz ótima temporada pelo Liverpool (3 gols e 6 assistências), porém o camisa 10 do Hoffenheim consegue se destacar mais pelo seu time. A tendência é que mais gols e assistências estejam por vir, sugere Firmino em conversa com a reportagem do Yahoo! Esporte Interativo.

"Quanto mais melhor, difícil prever um número. Para mim as assistências são tão importantes como os gols. O nosso ataque só fez menos gols que o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund. Lá na frente nós do Hoffenheim nos ajudamos, apesar de eu finalizar bastante, as jogadas mesmo saem de todo os jogadores do ataque", declarou o grande destaque do décimo colocado Hoffenheim, que tem 57 gols na Bundesliga.

O camisa 10 Roberto Firmino celebra o golaço marcado diante do Mainz, na atual edição do Campeonato Alemão.

Nascido em Maceió, no estado de Alagoas, o brasileiro Roberto Firmino deixou as divisões de base do CRB para o Figueirense aos 17 anos. Dois anos mais tarde se destacou pelo clube catarinense e deixou o Brasil para jogar no Hoffenheim. Os oito gols foram suficientes para convencer o modesto time alemão de comprá-lo para fazer parte do ambicioso projeto de solidificar o clube como um dos grandes alemães. O início foi difícil, mas agora a camisa 10 já não pesa mais após quatro anos de clube.

"Eu precisei de algum tempo para me acostumar, principalmente a parte física e tática do futebol alemão, mais fui me desenvolvendo e hoje me sinto muito bem no gramado", comentou a promessa brasileira.

Confira o restante da primeira parte da entrevista exclusiva realizada pelo Yahoo! Esporte Interativo com o atacante Roberto Firmino. Olho nele!

Yahoo! Esporte Interativo - Otavio Rodrigues: Já surge muita especulação em torno de você para uma possível saída no meio do ano, quando abre a janela de transferências. Liverpool e Manchester United já foram os gigantes que especularam seu passe. Pretende ter sua chance em algum outro clube de maior expressão ou você e o Hoffenheim tem algum tipo de projeto para os próximos anos?

Roberto Firmino:No momento o meu foco e só no Hoffenheim, pois quero terminar o Campeonato Alemão com o Hoffenheim na melhor colocacao possível, depois disso vou me preocupar com a próxima temporada. Não descarto de frente nenhuma opcao, mas gostaria de jogar grandes competições em algum momento.

Y!EI: Seus números são de quem já poderia estar num clube maior. Algum dos jogadores brasileiros que estão na seleção ou se destacando em outros clubes europeus servem de referência para desenvolver seu futebol?

RF:Claro que eu conheço bem o futebol do Neymar, principalmente sendo atacante eu acho o estilo de jogo dele muito bom. Mas cada jogador é diferente, tento me concentrar mais em mim mesmo, para ser o melhor jogador que eu posso ser, sem me comparar muito com outros.

Roberto Firmino dá sua tradicional voadora para comemorar um dos seus 19 gols na temporada 2013/14.

Y!EI: Hipoteticamente, gostaria de continuar na Alemanha em algum clube como Schalke 04, Borussia, Bayern de Munique ou a experiência em um novo país seria mais interessante?

RF: Eu gostos de desafios e estou preparado para tudo. Eu gosto da Alemanha, do estilo de vida que eu levo aqui. Mas se o meu caminho for para um time em outro país tambem encaro. Acredito no meu futebol e acho que consigo me encaixar com facilidade em qualquer time europeu.

Y!EI: Na 23ª rodada, nos seis gols do Hoffenheim sobre o Wolfsburg, a Bundesliga colocou seu gol entre os 5 mais bonitos da rodada. Foi um lindo toque de cobertura, usando a parte interna do pé canhoto. Foi seu gol mais bonito na carreira ou lembra de algum outro mais plástico?

RF: Esse sem dúvida foi um dos meus melhores, mas tem alguns outros também. Para ser sincero, eu gosto de encobrir o goleiro e já consegui fazer isso algumas vezes.
Os cinco gols mais bonitos de Roberto Firmino no Campeonato Alemão:

Y!EI: Você chegou ao Hoffenheim na temporada 2010/11, muito novo, aos 18 anos. Uma temporada antes o Carlos Eduardo, atualmente no Flamengo, era a grande referência do time azul e branco, tido como um talento único. Poderia nos contar como a torcida e jornais tratavam o meia, que fazia a mesma função que você (Firmino) hoje em dia? O meia chegou a ser uma referência para você?

RF: Eu vi jogos e momentos do Carlos em vídeos, eu sei que ele jogou muito bem aqui e conseguiu ser convocado para a Seleção jogando pelo Hoffenheim. A torcida, a mídia e o clube me acolheram muito bem, nunca senti uma comparação muito forte com o Carlos Eduardo. A pressão era mais para estabilizar o ataque do time e meu controle de bola, independente dos jogadores e nomes que atuaram aqui antes de mim.

Grande destaque do Hoffenheim, meia brasileiro renova até 2017

19 gols e 14 assistências na temporada. 13 gols e 11 assistências apenas na Bundesliga, sendo o único jogador a ostentar duplos dígitos nessas estatísticas. Roberto Firmino é o principal nome do Hoffenheim, time com o segundo melhor ataque do Alemão com 60 gols (o Bayern de Munique lidera com 79). Por isso, o brasileiro recebeu como prêmio a renovação de contrato até junho de 2017.

Contratado em 2011 pela equipe do Sudoeste, Firmino está prestes a completar seu 100º jogo pelo Hoffenheim, o que acontecerá provavelmente no próximo sábado diante do Bayern.

"Eu me sinto muito confortável aqui: gostei da escolha do clube do jeito de nós jogarmos um futebol excitante, o espírito de equipe é ótimo, e eu continuarei a trabalhar duro para o time no futuro e ajudar da melhor maneira possível", disse o meio-campista, 22 anos, revelado pelo Figueirense.

Roberto Firmino posa ao lado do diretor de futebol do Hoffenheim, Alexander Rosen, após renovar contrato

Roberto Firmino posa ao lado do diretor de futebol do Hoffenheim, Alexander Rosen, após renovar contrato

"Nós estamos muito feliz pelo clube conseguir manter Roberto Firmino como uma parte enormente importante do nosso jovem time aqui em Hoffenheim", elogiou o presidente Peter Rettig.

Apesar do forte ataque, o Hoffenheim tem a pior defesa da Bundesliga, 59 gols sofridos. Por isso, o time ocupa a modesta 10ª colocação no campeonato nacional, sem grandes pretensões.


Fonte: OtáviO Rodrigues/Yahoo Esporte Interativo - ESPN

Foto: Getty Images - Divulgação