Postado por - Newton Duarte

O melhor brasileiro na Europa se chama Anderson Talisca

O melhor brasileiro na Europa se chama Anderson Talisca

Veja os melhores momentos de Benfica 1 x 0 Rio Ave

Neymar está arrebentando no Barcelona. Lucas vive grande momento no Paris Saint-Germain. Willian cada vez mais ganha destaque no Chelsea. Roberto Firmino se destaca na Bundesliga no pequeno Hoffenheim. Todos passam por um ótimo momento, mas ninguém nascido no Brasil e que joga futebol profissionalmente tem brilhado no Velho Continente como Anderson Talisca.

Há cerca de dois anos, em um Bate Bola, Cristóvão Borges era o convidado. O treinador estava no comando do Bahia, e um jovem esguio começava a se destacar. Dias antes, eu trabalhara em um jogo São Paulo x Bahia no Morumbi, onde o garoto sobrou em campo.

Talento a gente percebe logo de cara. No futebol, quando você diz que alguém é diferente, é porque o citado é bem acima da média. Fora do ar, nos bastidores do programa, conversei muito com o Cristóvão, de quem sou fã. Comentei com ele minhas impressões sobre o Talisca, disse que era diferente um jogador diferente. "Sim, ele é muito diferente", respondeu. "Precisa cuidar da cabeça", completou.

Alto e habilidoso, Anderson Talisca, 20 anos, consegue reunir força física, habilidade e visão de jogo e é capaz de atuar em todas funções do meio-campo. Combinação rara que o fez se adaptar rapidamente ao futebol europeu, para onde foi por 4 milhões de euros, na maior transação da história do Bahia.

Na atual temporada do Benfica disputou os 13 jogos do time e marcou oito gols, sendo titular absoluto no esquema tático de Jorge Jesus, que varia entre 4-2-3-1, 4-4-2 e 4-1-3-2 - sempre com o meia brasileiro centralizado no setor de criação. No entanto, o ex-Tricolor tem total liberdade de movimentação e muitas vezes aparece dentro da área para finalizar.

Mapa de movimentação de Talisca na Liga dos Campeões desta temporada

Mapa de movimentação de Talisca na Liga dos Campeões desta temporada

Logicamente o nível de dificuldade do Campeonato Português é menor do que no Espanhol, por exemplo, onde Neymar tem feito miséria. Coloco Talisca à frente, porém, justamente por ser sua primeira temporada e logo de cara já estar arrebentando.

Quem me assiste no Bate Bola matinal, de segunda a sexta, já está acostumado a ouvir a expressão "Yaya Talisca". O brasileiro ainda está bem distante do marfinense, mas acho a comparação válida pelo físico e pela técnica dos dois atletas - guardadas as devidas diferenças atuais.

Além disso, há alguns meses defendo a convocação de Anderson Talisca para a Seleção Brasileira. Há alguns dias, ele finalmente foi lembrado por Gallo para o time sub-21. Já é o primeiro passo para o atleta nascido em Feira de Santana que não tem dois anos como jogador profissional, mas cresce vertiginosamente na carreira, com velocidade que muitas vezes ele não parece ter e mesmo assim deixa seus marcadores para trás.