Postado por - Newton Duarte

O melhor do fim de semana do futebol na Europa

O melhor do fim de semana do futebol na Europa

ESPANHA

Atlético de Madri vence Getafe e mantém caça aos líderes

O Atlético de Madri mostrou força fora de casa e venceu o Getafe por 1 a 0, neste domingo, pelo Campeonato Espanhol. O clube madrileno marcou o gol da vitória aos 40 minutos do primeiro tempo, quando Mario Mandzukic mandou para a rede.

A situação do Getafe ficou ainda mais complicada aos 12 minutos do segundo tempo, no momento em que Alexis foi expulso. Com um jogador a mais e a vantagem no placar, o Atlético pôde controlar o jogo fora de casa para garantir a vitória.

Com o resultado positivo, o time de Madri aparece no quinto lugar do Campeonato Espanhol, com 20 pontos, e mantém sua caça aos líderes. A ponta pertence ao Barcelona, que tem 22 pontos, assim como o Sevilla.

Depois de nove rodadas disputadas, o Getafe aparece na décima colocação da competição, com dez pontos.

Atlético de Madri aparece na quinta posição do campeonato

Alemanha

Flertando com a zona da degola, Borussia sofre quarta derrota seguida

O Borussia Dortmund alongou seu mau início no Campeonato Alemão neste sábado. Jogando em casa, diante do Hannover, em partida válida pela nona rodada da competição nacional, o time aurinegro sofreu novo revés: 1 a 0. O gol dos visitantes foi marcado por Kiyotake, aos 16 minutos do segundo tempo.

Esta foi a sexta derrota do Borussia no Campeonato Alemão, o quarto revés consecutivo. Com apenas duas vitórias, a equipe de Jürgen Klopp permaneceu com sete pontos, apenas um ponto na frente do Hamburgo, primeiro time da zona de rebaixamento.

A equipe de Dortmund perdeu uma posição – caiu para 15º - graças à vitória do Sttutgart fora de casa, de virada, por 5 a 4, diante do Eintracht Frankfurt.

O meia japonês Hiroshi Kiyotake comemora o gol que garantiu a vitória do Hannover sobre o Borussia

O Hannover, por sua vez, chegou aos 13 pontos e conseguiu se aproximar da zona de classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões.

Líder do Grupo D da Liga dos Campeões, com 100% de aproveitamento, o Borussia Dortmund terá de buscar a recuperação no Campeonato Alemão diante do líder, Bayern de Munique, fora de casa, no próximo sábado.

Hoffenheim de Firmino dorme na vice-liderança

Convocado pela primeira vez para defender a seleção brasileira, o meia Roberto Firmino foi titular na vitória por 1 a 0 sobre o Paderborn (8º) que deixou o Hoffenheim na vice-liderança do Campeonato Alemão, neste sábado, pela nona rodada da competição

Convocado pela primeira vez para defender a seleção brasileira, o meia Roberto Firmino foi titular na vitória por 1 a 0 sobre o Paderborn (8º) que deixou o Hoffenheim na vice-liderança do Campeonato Alemão, neste sábado, pela nona rodada da competição.

Roberto Firmino

Abaixo, os resultados dos outros jogos do Campeonato Alemão:

Augsburg 2 x 0 Freiburg

Hertha Berlim 3 x 0 Hamburgo

Hoffenheim 1 x 0 Paderborn

Bayer Leverkusen 1 x 0 Schalke 04

Bayern Munique 0 x 0 Borussia Monchengladbach

FRANÇA

PSG vence Bordeaux e diminui distância para o líder, Marselha

Em confronto direto pela vice-liderança do Campeonato Francês, o Paris Saint-Germain não encontrou dificuldades para derrotar o Bordeaux. Disputado no Parque dos Príncipes, o duelo terminou 3 a 0 para a equipe comandada por Laurent Blanc. Na ausência do suspenso Cavai e do lesionado Ibrahimovic, coube a Lucas, que marcou dois gols, o protagonismo do jogo.

Convocado por Dunga para os amistosos contra Turquia e Áustria, Lucas abriu o marcador aos 47 minutos da primeira etapa, ao converter pênalti sofrido por Verratti. Logo aos quatro minutos do segundo tempo, outro pênalti – dessa vez sofrido pelo próprio Lucas – originou o segundo gol do Paris Saint-Germain.

A vitória, que deixou o PSG com 21 pontos - a quatro do líder, Olympique de Marselha-, foi completa pelo argentino Lavezzi, aos 35 minutos da etapa complementar. O Bordeaux, por sua vez, estacionou em terceiro, com 18 pontos, e corre o risco de ser ultrapassado pelo Lyon, que neste domingo encara o Marselha.

O PSG volta a campo no próximo sábado, quando enfrenta o Lorient fora de casa. No dia seguinte, o Bordeaux recebe o Toulouse.

Lucas comemora com o companheiro de PSG e Seleção Brasileira, David Luiz, um dos gols marcados

Brasileiro marca cinco gols na vitória do Nice sobre o Guingamp

Emprestado pelo Porto, Carlos Eduardo atrai os holofotes na rodada do Francês

Carlos Eduardo marcou cinco gols em jogo do Nice (Foto: Fred Tanneau/AFP)

Carlos Eduardo de Oliveira Alves. Este nome pode soar estranho para o futebol brasileiro, mas, no Campeonato Francês, o meia do Nice foi o destaque da 11ª rodada ao marcar cinco gols no massacre de seu time por 7 a 2 sobre o lanterna Guingamp, fora de casa.

Plea e Bautheac anotaram os outros gols do Nice, que chegou aos 17 pontos, ocupando a sétima colocação da Ligue 1. O Guingamp segue em último, com apenas nove.

O pouco conhecido meia, de 25 anos, foi revelado pelo Desportivo Brasil, em 2008. Depois, Carlos Eduardo passou por Ituano e Fluminense, sem algum destaque, tendo marcado apenas um gol pelo Tricolor. A carreira do jogador passou a decolar quando foi atuar no futebol português.

De 2010 a 2013, Carlos Eduardo atuou no Estoril, clube no qual conseguiu o acesso à elite na temporada 2011/12. O bom futebol mostrado atraiu o interesse do Porto, que o contratou na temporada 2013/14. Na atual temporada, sem espaço no time comandado por Julen Lopetegui, foi emprestado ao Nice.

Ainda na época em que defendia os Dragões, o meia brasileiro concedeu entrevista ao LANCE!Net, contando que Deco, com passagem destacada pelo clube português, é seu grande ídolo.

- Ele é meu ídolo, sempre acompanhei seus jogos, até mesmo no Youtube. É classe pura. Para mim, foi um dos melhores que já vi - exaltou Carlos Eduardo.

O meia também falou de Seleção Brasileira, projetando uma oportunidade no time.

- Passa pela minha cabeça (Seleção Brasileira). Para chegar lá, tenho que estar em um grande nível aqui. Tem que fazer uma boa Champions League. Primeiramente, fazer bem o trabalho aqui, e isso vem naturalmente, e se estiver bem pode acontecer - disse o jogador na época.

Inglaterra

Arsenal volta a vencer e Liverpool empata; Southampton assume 2º lugar

O Arsenal reencontrou a vitória no Campeonato Inglês neste sábado. Em partida válida pela nona rodada da competição nacional e disputada no Stadium of Light, os Gunners souberam se aproveitar da fragilidade defensiva do Sunderland – que foi goleada pelo Southampton por 8 a 0 na última rodada – e venceram por 2 a 0.

Os gols que encerraram a série de três partidas sem vitória do Arsenal no Campeonato Inglês foram marcados pelo chileno Alexis Sánchez, aos 30 minutos da primeira etapa e nos acréscimos do segundo tempo.

Com o resultado, os Gunners subiram para os 14 pontos e ficaram a três pontos do Manchester City, terceiro colocado e primeiro time no grupo dos que garantem vaga direta na próxima edição da Liga dos Campeões.

Também em campo neste sábado, o Liverpool não conseguiu transformar em gol a pressão empenhada principalmente no fim da partida e empatou por 0 a 0 com o Hull City. Com o resultado, o time dos Beatles caiu para a sexta colocação, com 14 pontos.

Maior surpresa desta edição da Premier League, o Southampton derrotou Stoke City em casa (gol de Mane) e assumiu a vice-liderança da competição. Embalado pelos 8 a 0 da última rodada, o time comandado por Ronald Koeman chegou aos 19 pontos – três a menos que o líder, Chelsea - e foi beneficiado pela derrota do Manchester City.

City é derrotado pelo West Ham e perde chance de encostar no Chelsea

Depois de três vitórias seguidas, o Manchester City foi derrotado. Neste sábado, na partida que abriu a nona rodada do Campeonato Inglês, no Boleyn Ground, os Citizens perderam por 2 a 1 para o West Ham. Amalfitano e Sakho fizeram os gols dos anfitriões e David Silva descontou.

Com a derrota, o Manchester City perdeu a chance de pressionar o Chelsea, líder da competição, e parou nos 17 pontos – cinco a menos que o time comandado por José Mourinho, que neste domingo enfrenta o Manchester United. O West Ham, quarto colocado, subiu para os 16 pontos e diminui a diferença em relação ao City para um ponto.

Sakho comemora gol marcado graças à tecnologia na linha do gol adotada nesta temporada pela FA

Líder, Chelsea arranca empate em Old Trafford e mantém invencibilidade

Na tarde deste domingo, o líder Chelsea manteve sua invencibilidade no Campeonato Inglês. A equipe comandada por José Mourinho visitou o rival Manchester United, em Old Trafford, e arrancou um empate por 1 a 1. O empate, no compromisso válido pela nona rodada, no entanto, teve gosto de derrota para o esquadrão azul. Os londrinos venciam, com gol marcado por Didier Drogba, até os 48 minutos do segundo tempo. Foi quando Van Persie empatou a partida, aproveitando rebote de Courtois em testada firme de Fellaini.

Com o resultado, os comandados de José Mourinho chegam aos 23 pontos, distantes quatro unidades do surpreendente Southampton, vice-líder, e seguem sem saber o que é derrota no torneio. Por sua vez, a equipe de Louis Van Gaal, holandês que ainda não justificou a alta cifra investida para lapidar o elenco que tem em mãos, contabiliza 13 somados, na nona posição.

O compromisso seguinte do Chelsea ocorre neste sábado, às 13 horas (de Brasília), diante do também londrino Queens Park Rangers, em Stamford Bridge. Já o United terá pela frente o dérbi de Manchester, diante do rival City. O duelo está marcado para às 11h30 (de Brasília) do próximo domingo, em domínio dos citizens.

Drogba aproveitou escanteio cobrado na direita, se antecipou a marcação e testou firme para vencer De Gea

Confira todos os resultados da nona rodada do Campeonato Inglês:

Sábado

West Ham 2x1 Manchester City

Liverpool 0x0 Hull City

Southampton 1x0 Stoke City

Sunderland 0x2 Arsenal

West Bromwich 2x2 Crystal Palace

Swansea 2x0 Leicester

Tottenham 1x2 Newcastle

Burnley 1x3 Everton

Manchester United 1x1 Chelsea

Segunda-feira

18 horas (de Brasília) – Queens Park Rangers x Aston Villa

PORTUGAL

Casemiro marca, Porto goleia Arouca por 5 a 0 e encosta no Benfica

O Porto fez bonito na tarde deste sábado pela oitava rodada do Campeonato Português ao golear o Arouca por 5 a 0, fora de casa. O destaque da partida foi o atacante Jackson Martínez, com dois gols, e o volante brasileiro Casemiro, que marcou o seu de cabeça.

Com o resultado, o Porto soma 18 pontos, ultrapassa o Vitória de Guimarães e assume a vice-liderança da competição. O líder é o Benfica, com 19 unidades.

Nesta semana, o jogador ex-São Paulo e Real Madrid foi convocado pelo técnico Dunga para os amistosos da Seleção Brasileira contra a Áustria e Turquia, em novembro.

O Porto começou com o ritmo muito forte e poderia ter aberto o placar antes dos 24 minutos do primeiro tempo, quando Quintero soltou a bomba e fez 1 a 0 para os visitantes. Dois minutos depois, o colombiano Jackson Martínez recebeu e completou para as redes, ampliando o marcador.

Aos 39 minutos, foi a vez do brasileiro Casemiro brilhar. O volante subiu e cabeceou forte no canto do goleiro do Arouca, decretando a vitória do Porto antes mesmo da segunda etapa.

Só que o show não parou por aí. Os mandantes continuaram perdidos e desorganizados em campo no segundo tempo. Tanto que, logo aos 15 minutos, Jackson Martínez fez o segundo dele, após boa jogada de Tello pela direita. No apagar das luzes, aos 43 minutos, Aboubakar enterrou o Arouca ao fazer o quinto gol do Porto, em boa jogada de Quaresma.

O Porto fez 5 a 0 em cima do Arouca, fora de casa, pela oitava rodada do Campeonato Português

Talisca marca, mas Benfica leva virada do Braga e perde invencibilidade

O Benfica perdeu a invencibilidade no Campeonato Português neste domingo. Ainda na liderança da competição, a equipe de Lisboa foi derrotada fora de casa por 2 a 1 pelo Braga.

Os visitantes saíram na frente no placar, com um gol marcado pelo meia-atacante brasileiro Anderson Talisca logo aos dois minutos de partida. Porém, ainda no primeiro tempo, Eder empatou o jogo, aos 28.

No segundo tempo, o time da casa conseguiu a virada, aos 36. Salvador Agra carregou a bola em velocidade pela esquerda, puxou para dentro e finalizou forte, no canto, para fazer o gol.

Já nos minutos finais, houve uma confusão entre integrantes dos bancos dos dois times, e o Braga perdeu Danilo, expulso. O técnico do time mandante, Sérgio Conceição, também foi excluído.

Apesar da derrota, o Benfica ainda é o primeiro colocado do Campeonato Português, com 19 pontos, permitindo a aproximação do vice-líder Porto, que tem 18. Já o Braga subiu para o sexto lugar, com 14.

O Braga conquistou a virada em casa contra os líderes do campeonato 

ITÁLIA

Em Turim, Juventus vence Palermo e abre três pontos na frente

Jogando no Estádio de Juventus, o Juve venceu o Palermo por 2 a 0 e abriu vantagem na liderança do Campeonato Italiano, chegando a 22 pontos – três a mais que a Roma, segunda colocada – e mantendo a invencibilidade no torneio, com sete vitórias e um empate.

Com o resultado, o Palermo cai para 18º lugar, com seis pontos, e precisa vencer nas próximas rodadas para buscar a reabilitação.

O próximo compromisso do líder será na próxima quarta-feira, às 17h45 (de Brasília), quando visita o Genoa no Estádio Luigi Ferraris. No mesmo dia e horário o Palermo recebe o Chievo no La Favorita. As partidas são válidas pela nona rodada da competição.

A primeira oportunidade de gol para os donos da casa veio aos 11 minutos. Fernando Llorente recebeu o cruzamento na entrada da área e, bem posicionado, conseguiu finalizar, mas o chute a zaga afastou para escanteio. Na cobrança, Pirlo levantou a bola na área e os adversários afastaram novamente. Marchisio pegou o rebote e arriscou de longe, mas a bola foi à direita do gol de Stefano Sorrentino. No lance seguinte, o próprio Marchisio desperdiçou outra chance. O jogador encontrou espaço, mas pegou mal na bola e mandou por cima do travessão.

O primeiro gol do Juventus veio aos 32 minutos. Artro Vidal recebeu um passe brilhante e completou com um chute preciso no canto direito, abrindo o placar para os donos da casa.

No começo do segundo tempo, Vidal teve chance de aumentar o placar. O atleta correu e alcançou o rebote, mas na hora de finalizar, pegou mal na bola e mando acima do travessão. Aos 19, em cobrança de escanteio, Pirlo levantou a bola na área e Llorente ganhou no alto, cabeceou no canto esquerdo e sem dar chances ao goleiro, alargou a vantagem e garantiu a vitória.

Autor do segundo gol do Juventus, Fernando Llorente comemora com os companheiros de equipe

Milan só empata com Fiorentina e desperdiça chance de virar terceiro

O Milan não aproveitou a oportunidade de atuar em casa neste domingo e cedeu o empate por 1 a 1 à Fiorentina, pelo Campeonato Italiano. A equipe da casa tinha a chance de assumir até o terceiro lugar em caso de vitória, mas não conseguiu se impor diante de sua torcida.

A equipe dirigida por Filippo Inzaghi saiu na frente no placar aos 25 minutos do primeiro tempo. Depois de cobrança de escanteio, o ataque do Milan escorou pelo alto, e De Jong subiu mais do que a defesa adversária para completar de cabeça para a rede.

No entanto, o Milan não conseguiu segurar o resultado em casa. Aos 20 minutos do segundo tempo, Ilicic carregou a bola pela intermediária, não recebeu o combate da marcação e finalizou no canto para empatar o jogo.

Os donos da casa se lançaram ao ataque, na esperança de conseguir a vitória, mas sem sucesso, até porque a Fiorentina também mostrou perigo nas respostas. Assim, o time de Milão caiu para o sexto lugar no Campeonato Italiano, com 15 pontos. Já a Fiorentina fica na modesta 11ª posição no Calcio, com dez pontos.

De Jong abriu o placar para o Milan no San Siro, mas a equipe cedeu o empate

Com três de Higuain, Napoli goleia Hellas Verona por 6 a 2 e se recupera

Depois de um empate no Campeonato Italiano e uma derrota na Liga Europa, o Napoli se reergueu neste domingo com a goleada por 6 a 2 sobre o Hellas Verona, na competição nacional.

O grande destaque da partida foi o argentino Higuain, que marcou três gols, sendo um deles em cobrança de pênalti. Hamsik também brilhou, balançando a rede duas vezes. Quem completou o placar para o time da casa foi Callejon.

Já o Hellas Verona, que ocupa agora a décima posição, com 11 pontos, descontou com Hallfredsson e Nicolas Lopez. A goleada deixou o Napoli no sétimo lugar, com 14 pontos.