Postado por - Newton Duarte

O melhor do futebol na Europa neste sábado

Com dois de Diego Costa, Atlético vence e dorme líder do Espanhol

Diego Costa marcou duas vezes e deixou o Atlético de Madri na liderança momentânea do Espanhol

Na tarde deste sábado, em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Espanhol, o Atlético de Madri recebeu o Levante, no estádio Vicente Calderón, e triunfou, pelo placar de 3 a 2. O destaque da vitória colchonera foi o centroavante brasileiro Diego Costa, que marcou duas vezes. Com a vitória, os comandados de Diego Simeone chegam aos 46 pontos, assumindo a liderança momentânea da competição. A única equipe que pode ultrapassar os madridistas é o Barcelona, que enfrenta o Getafe, fora de seus domínios, às 14 horas (de Brasília) deste domingo. Por sua vez, a equipe visitante segue com 20 pontos, figurando no 12º posto.

Liverpool vence o Cardiff em Anfield e assume a liderança do Inglês

Autores dos gols do Liverpool, dupla Suárez e Sterling teve boas atuações na partida

Na manhã deste sábado, o Liverpool recebeu o Cardiff em Anfield, alcançou o quarto triunfo seguido e assumiu a liderança do Campeonato Inglês ao vencer por 3 a 1. Luis Suárez, sempre ele, marcou duas vezes e deu assistência para Sterling, enquanto Mutch diminuiu para a equipe visitante.

Embalado por três goleadas seguidas no torneio nacional, o Liverpool precisava vencer a partida de abertura da 17ª rodada para tomar a liderança do Arsenal e jogar pressão no time londrino, que tem que superar o Chelsea, nesta segunda-feira, para voltar à ponta da tabela. Com o triunfo, os Reds chegam a 36 pontos no Campeonato Inglês. O Cardiff, por outro lado, se complica na luta contra o rebaixamento, estando a apenas quatro pontos do Crystal Palace, 18º colocado. Os Bluebirds seguem na 15ª posição, com 17 pontos.

O Liverpool agora tem uma sequência de compromissos ingrata, contra dois adversários diretos pelas primeiras colocações. Os Reds visitam o Manchester City às 15h30 do “Boxing Day”, na rodada realizada no dia posterior ao Natal; e encara o Chelsea, também fora de casa, às 14 horas do dia 29 de dezembro. Já o Cardiff volta a campo para receber o Southampton no dia 26 de dezembro.

City toma susto, mas vence Fulham e segue colado no Liverpool

Yaya Touré fez o primeiro gol do City em linda cobrança de falta, no primeiro tempo

Em situações opostas no Campeonato Inglês, Fulham e Manchester City se enfrentaram neste sábado, no Craven Cottage. Em jogo de seis gols, os citizens chegaram a tomar o empate após abrir boa vantagem, mas resolveram o duelo nos 15 minutos finais. Touré, Kompany, Navas e Milner marcaram para o time de Manchester, enquanto Richardson e Kompany, desta vez contra, diminuíram para o time da casa.

Kompany fez um golaço contra digno de Júnior Baiano

Em péssima fase, o time da casa buscava vencer para sair da zona de rebaixamento após perder oito dos nove últimos jogos na competição. Já o visitante, defendendo invencibilidade de cinco jogos no campeonato, queria os três pontos para se aproximar da ponta da tabela, já que o Liverpool havia superado o Cardiff mais cedo e assumido a liderança. Com o resultado, o Fulham amarga agora a 17ª colocação, enquanto os citizens ultrapassam ficam em segundo no Inglês, com 35 pontos, um a menos que o Liverpool.

Agora o City volta as atenções exatamente para o duelo contra o time da terra dos Beatles, em jogo de seis pontos que será realizado no Etihad Stadium, em Manchester, na rodada disputada durante o “Boxing Day”. Também no dia posterior ao Natal, o Fulham visita o Norwich a partir das 13 horas.

O Bayern é o maior vencedor da rodada da Bundesliga até quando não joga

Lewandowski lamenta a derrota para o Hertha  (AP Photo/Frank Augstein)

O Bayern de Munique estava concentrado para a final do Mundial de Clubes. Por causa do jogo contra o Raja Casablanca, os bávaros ganharam uma brechinha na Bundesliga e só farão sua partida pela 17ª rodada, contra o Stuttgart, no fim de janeiro. Mesmo assim, o time de Pep Guardiola pode ser considerado o grande vencedor da última rodada na Alemanha antes da pausa de inverno. Afinal, os tropeços do Borussia Dortmund e do Bayer Leverkusen permitem que o Bayern abra uma vantagem ainda maior na liderança do campeonato.

Quem fez mais feio foi o Borussia Dortmund. Os aurinegros receberam o Hertha Berlim no Signal Iduna Park e até saíram em vantagem, com gol de Marco Reus. Entretanto, permitiram a virada do clube capital, com direito a um golaço de Adrián Ramos, após falha bisonha da defesa. Doze pontos atrás do Bayern, o time pode até cair para a quarta colocação, caso o Borussia Mönchengladbach vença ou empate com o Wolfsburg neste domingo.

Para piorar a zica do Dortmund, o clube vive uma das piores sequências como mandante em sua história. São três derrotas consecutivas no Signal Iduna Park pela Bundesliga, a quarta em cinco jogos somando também as outras competições. Os aurinegros não viviam uma sequência tão ruim assim pelo Campeonato Alemão desde maio de 2000. Por sorte, a má fase não atrapalhou a classificação na Liga dos Campeões, graças à vitória fundamental sobre o Napoli.

Enquanto isso, o Bayer Leverkusen também foi derrotado, mas continua soberano na segunda colocação. Os rubro-negros visitaram o Werder Bremen – o mesmo time que tomou de 7 a 0 do Bayern há duas rodadas – e sofreram a segunda derrota seguida na Bundesliga: 1 a 0, gol de Santiago García. Assim, o Leverkusen segue com sete pontos a menos que o Bayern. Motivo a mais para os bávaros relaxarem e se concentrarem na decisão do Mundial.

Brasileiro inaugura o placar, mas Cagliari cede empate ao Napoli

Na tarde deste sábado, em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Italiano, no estádio San Elia, o Cagliari recebeu o Napoli e empatou, pelo placar de 1 a 1. Os mandantes saíram na frente, com gol do brasileiro Nenê, mas viram Higuaín, de pênalti, deixarem o marcador na igualdade. Com o resultado, os Insulares chegam ao 11º posto, com 20 pontos, ao passo que os Azuis seguem com 36 somados, figurando na terceira posição.


Fonte: Gazeta Esportiva - Leandro Stein/Trivela

Fotos AFP - Reprodução/Trivela - Getty images