Postado por - Newton Duarte

O poder das TV's: Bolt corre finais da Rio-2016 após novela da Globo

Por influência de tvs, Bolt corre finais da Rio-2016 após novela da Globo

Traçado com as influências da NBC e da TV Globo, o cronograma de atletismo dos Jogos Rio-2016 teve as provas nobres, as finais de velocidade, marcadas para depois do horário da novela da emissora carioca. Em resumo, Usain Bolt, uma das maiores estrelas do evento, só correrá após o programa global. Os horários foram divulgados pela Iaaf (Federação Internacional de Atletismo).

As provas finais do velocista jamaicano ocorrerão por volta de 22h30 em uma quinta-feira, sexta-feira e no domingo, quando haverá a prova mais atrativa do atletismo – a final de 100 m. As corridas de velocidade feminina, 100m e 200m, serão também depois das 22h30. Em comparação, em Londres-2012, Bolt obteve suas medalhas em eventos entre 21 horas e 22 horas.

O blog apurou que os horários foram acertados em reuniões entre as tvs detentoras dos direitos, membros da IAAF e do Comitê Organizador-2016. Quem tem o maior poder no processo é a NBC, que paga a maior fatia da dinheiro por transmissões olímpicas. O que a emissora americana queria era que as provas fossem no horário nobre de Nova Iorque, uma hora a menos do que o Rio de Janeiro.

Mas a Globo também teve voz ativa no processo, e todas as principais competições ficaram para depois das 22 horas. Fatores como o calor também foram levados em conta. Como surpresa, foram marcadas finais para de manhã.

Não é o primeiro caso de eventos nobres da Rio-2016 mais tarde e ajustados a programação global. A Fina (Federação Internacional de Natação) já marcou para entre 22 horas e meia noite as finais das provas aquáticas. Ou seja, também evita o horário da novela da Globo.

O blog tentou ouvir executivos da emissora carioca sobre o horário do atletismo, mas não obteve sucesso.