Postado por - Newton Duarte

O primeiro debate

Candidatos à Presidência do Bahia debatem na TV.


Os candidatos à presidência do Esporte Clube Bahia, Antônio Tillemont, Rui Cordeiro e Fernando Schmidt estiveram presentes em um debate realizado na tarde desta quinta-feira (29), no programa Jogo Aberto, mediado pela apresentadora Juliana Guimarães, na TV Bandeirantes. No encontro foram debatidos diversos pontos sobre projetos e as eleições no clube, que acontecem no próximo dia 7 na Arena Fonte Nova.

Confira os principais pontos do debate:

1- Quais as primeiras medidas que serão tomadas?

Schmidt:A situação do Bahia é difícil hoje e por isso temos que ter um plano de emergência para começar a funcionar no dia da posse. É absolutamente indispensável fazer com que essa gestão seja de transição se comprometa a não pleitear reforma nos estatutos, principalmente sem a reeleição do presidente transitório. Pretendemos fazer um levantamento da situação real do clube.

Tillemont: Vamos atacar em duas vertentes. Uma será administrativa. O clube tem uma dívida imensa. Vamos reduzir o quadro de funcionários, vamos provocar a exclusão daqueles que não queiram trabalhar. Os funcionários que não colaboraram com a intervenção não terão perdão, serão afastados. Na parte de futebol vamos examinar como o clube se encontra.

Rui Cordeiro:A gestão do Bahia estava numa situação que levou o clube a este estado de calamidade. Tenho dito isso a mais de 10 anos. Vamos fazer um levantamento de todos os problemas financeiros. Vamos melhorar o time de futebol, iniciar um projeto de 20 anos, planejamento estratégico para 20 anos. Este projeto será concluído com 90 dias. O Bahia não pode pensar só no presente tem que pensar no futuro

2- Quais os projetos para as divisões de base?

Rui Cordeiro:Já estão prontos. Vamos ter um diretor de futebol e dois gerentes, um profissional e outra da base que trabalharão sob comando de um diretor geral. Serão integrados, base com futebol profissional. Isso gerido dentro da fundação Esporte Clube Bahia que vai angariar recursos do governo e de empresas privadas.  A fundação do Esporte Clube Bahia será o Bahia do futuro.

Tillemont: A criação da fundação foi uma das primeiras coisas que anunciei há 45 dias. A valorização da base passa por você colocar um atleta em melhores condições, que tenha amor ao clube. O atleta chega à categoria das seleções e merece uma premiação, se chega ao profissional outra premiação. Vamos fazer com que o atleta goste do clube e se identifique com a camisa.

Schmidt:Vamos garantir com que todos os atletas do Bahia estejam absolutamente regulares de FGTS para que possam continuar dentro do clube. Isto não vem ocorrendo. É necessário que se dê condições plenas de treinamento e de habitabilidade a estes jogadores para que possam vim a ser o futuro do Bahia nos próximos anos, inclusive com a ocupação da Cidade Tricolor.

3 – Como irão tratar da redução de ingressos e produtos da Arena Fonte Nova?

Schmidt:Chegando no Bahia vamos rever todos os contratos e vamos procurar a Arena para garantir 50% de desconto nos ingressos para os sócios do clube. Posso garantir que este direito vai ser conseguido. O Bahia tem que dar condições melhores aos seus sócios.

Rui Cordeiro: Já tive uma reunião com o diretor que cuida desta área na Arena. Precisamos de ingressos populares, nos locais populares. E para os sócios o pleito é de 50% nos preços dos ingressos.

Tillemont: Há 45 dias já lançava esta proposta. Acho que não é só o problema de ingresso caro. Precisa-se rever o preço do ingresso. Renegociar o contrato da Arena com o Bahia. Vamos rever a situação do torcedor que paga caro demais.

4- Com o tempo curto de mandato dá para contratar jogadores?

Rui Cordeiro:Temos um projeto grande para o Bahia, elaborado em 2008, projeto de gestão elaborado em São Paulo. Serão implantados e vamos chegar com o projeto pronto. Já fizemos contatos com empresas. A máquina do Bahia tem que ser enxuta. Os serviços que o Bahia irá contratar serão terceirizados com empresas competentes. Um ano e quatro meses será tempo suficiente.

Tillemont:Há uma dificuldade neste momento. Só faltam 15 dias para se encerrar o período de contratações para o Brasileiro. Pretendo utilizar os companheiros, empresários esportivos, o conhecimento com os grandes clubes e podemos encontrar alguma coisa que ajude o clube. Em 2014 vamos planejar um time melhor para a temporada do ano que vem. Vamos estudar as contratações.

Schmidt:Temos que trabalhar dentro do prazo. Vamos reunir o Cristóvão e a equipe de futebol com quem ele está. Temos um time de futebol que está fazendo uma situação no Brasileiro muito boa. O tempo é curto, mas na medida em que o treinador faça suas indicações e com a equipe que vai dirigir o departamento profissional, vamos buscar essas pessoas.

5 – Como ficará o departamento de futebol?

Rui Cordeiro:Iremos nomear um diretor de futebol. Este vai trabalhar com dois gerentes, sendo um profssional e outro da base. O gerente do profissional é Anderson Barros e vamos conversar com ele. Não vamos mexer no grupo neste momento.

Tillemont:O tempo não ajuda para contratar. Neste primeiro momento a campanha é aceitável. Não conheço o trabalho de Anderson, mas vamos dar tempo a ele, esperar o Brasileiro terminar para planejar melhor a temporada de 2014.

Schmidt:A primeira cosia que vamos fazer é propor ao Cristóvão que seu contrato seja prorrogado para 2014. Vamos dar tranquilidade ao time e segurança a ele. Sem preocupação de caça às bruxas e sem invenções para não desestabilizar o time.

6 – Como pretende trazer novos investidores?

Rui Cordeiro:O clube vai ser gerido através de gestão corporativa. Assim vamos atrair investidores naturalmente, porque investidores só têm segurança para investir em uma empresa desta forma. O clube vai ser gerido corporativamente. Vamos procurar investidores em vários locais do mundo e já fizemos contato com Alemanha, Espanha e Inglaterra.

Schmidt: Antes de buscar novos parceiros é indispensável que examine os contratos que existem no clube. Novos parceiros já estão se oferecendo para também patrocinar o Bahia que tem uma das maiores marcas do esporte brasileiro.

Tillemont: A marca do Bahia está na 15ª colocação do futebol brasileiro. O nome do clube ficou manchado. Para atrair novos parceiros primeiro temos que fazer uma limpeza da imagem do clube. Sendo assim, não teremos dificuldades para trazer novos investidores.

Logo após os questionamentos da apresentadora, os candidatos fizeram perguntas entre si. Confira:

Fernando Schmidt para Antônio Tillemont:

Schmidt:Ate o fim deste ano temos um estimado compromisso de 20 milhões de reais. O que fazer para conseguir até o final do ano levantar essa receita e controlar essas despesas sem trazer prejuízo ao time?

Tillemont:Ninguém conhece a real situação financeira do Bahia. Vamos buscar regularizar as certidões negativas junto à Caixa Econômica Federal, que vai render 6 milhões de reais de patrocínio. Vamos saber o que a Globo ainda deve este ano e buscar novos patrocinadores.

Antônio Tillemont para Rui Cordeiro:

Tillemont:Como pretende fazer para reforçar o time de futebol em 15 dias. O senhor nunca foi dirigente de futebol profissional, como vai fazer para contratar?

Rui Cordeiro:Já fomos a São Paulo e temos pessoas fazendo pesquisas. Não vou divulgar nenhum nome, pra não criar expectativas falsas. Isso vai ser realizado em duas ou três posições. O time do Bahia está com dificuldade. Então teremos que ter parcimônia. Vamos investir nos jogadores que estão aí e são heróis. Levantar a autoestima, na minha vice-presidência tem um gestor de pessoas.

Rui Cordeiro para Fernando Schmidt:

Rui Cordeiro:Qual o valor total que o Bahia tem de dívida, qual o perfil dessa dívida e como vai ser paga?

Schmidt:Não se tem conhecimento exato dessa dívida, porque os trabalhos da auditoria só serão entregues no dia da posse. Mas já se pode fazer uma estimativa que beira a casa de 200 milhões de reais. A situação é aflitiva e caótica e vai exigir uma série de medidas drásticas no clube. Vamos cortar e controlar as despesas, acabar com a desordem no Bahia, onde não há planejamento no clube. Temos que trabalhar com cotas de redução de custeio e ao mesmo tempo o aumento das receitas, que já começou a existir durante a intervenção com os sócios que entraram.

Ao final do encontro, os candidatos fizeram suas considerações finais, confira:

Antônio Tillemont
O escritório do advogado que é vice-presidente de Schmidit é que tem o maior número de ações trabalhistas contra o Bahia. Se eu for eleito vou procura-lo para que ele tenha boa vontade para zerarmos estes contratos. Como saí na frente, em 45 dias, não vi nenhum projeto, todo mundo repetindo o que falei há muito tempo. Estou satisfeito por ter criado um projeto que tenha agradado aos outros dois opositores. Você que é sócio tem a opção de escolher um novo ou deixar o Bahia na mão de políticos.
Fernando Schmidt
Não sou candidato de mim mesmo, muito menos uma liderança sozinha que se apresenta dentro do Bahia. Tenho muito orgulho de ter participado de toda a luta pela redemocratização que culminou na assembleia e nas manifestações. Temos um passado de gestão vitoriosa capaz de responder e ser realidade. Quero ver quem aponta em ato de improbidade e de falta de seriedade. Quero dizer que desafio quem quer que me prove que meu companheiro de chapa participa como advogado de qualquer ação contra o Bahia.

Rui Cordeiro
O dia 7 de setembro será um grande dia na nossa história, lhe peço que compareça para votar e que estudem bem os candidatos, veja quem é o candidato que pertence a torcida, que está aqui por uma história de luta de muitos anos. Venho lutando por democracia no Bahia há muito tempo. Quero unir a torcida, unir todos, não podemos trabalhar com discriminações. Meu perfil sempre foi de luta.


Fonte: Leonardo Santana – Galáticos Online

Fotos: Reprodução