Postado por - Newton Duarte

'O que, em oito meses, essa diretoria fez que causou tanto ódio?', pergunta Sant'Ana

Marcelo Sant’Ana repudia atitude de torcida e promete reforços para Bahia

Dirigente tricolor revela arremesso de copo de cerveja em direção ao camarote da diretoria durante o triunfo sobre o CRB e diz que deve anunciar novo jogador até sexta

O jogo entre Bahia e CRB, pela 22ª rodada da Série B, teve o apito final do árbitro, mas não acabou. O clima de apreensão e animosidade visto entre a arquibancada e o gramado ainda repercute. A reação exagerada dos jogadores após o gol da vitória e o comportamento explosivo dos torcedores fizeram com que o presidente do Tricolor, Marcelo Sant’Ana, fosse à sala de imprensa do Bahia para conceder uma entrevista coletiva nesta quarta-feira.

"Não consigo entender o que, em oito meses, essa diretoria fez que causou tanto ódio", diz Sant'Ana (Foto: Raphael Carneiro)

Além do clima incomum para um time que está a um ponto do líder da Série B, um acontecimento específico motivou a presença do mandatário tricolor. Quando o Bahia sofreu o gol de empate, um grupo de torcedores se virou para o camarote da diretoria e iniciou uma sequência de xingamentos. Até mesmo um copo de cerveja foi arremessado em direção ao local, onde estavam também filhos e esposas dos dirigentes.

- Episódio do camarote é até uma reflexão. Eu queria entender de onde vem tanto ódio e tanto rancor. Durante a partida, quando estava 2 a 1, eu comecei a ouvir xingamento, ofensa, que eu tinha que renunciar, que deveria haver nova eleição. Depois do 2 a 2 o coro aumentou, alguns torcedores deram as costas à equipe. Chegaram a jogar um copo de cerveja e jogaram mais algumas coisas. Acredito que era para me atingir, mas terminou atingindo o Vitor Ferraz (diretor jurídico), o Jorge Avancini (diretor de negócios) e a esposa do Jorge Avancini. Não consigo entender o que, em oito meses, essa diretoria fez que causou tanto ódio e tanto rancor nas pessoas. Acredito que é uma minoria, mas é uma minoria raivosa – lamentou o dirigente.

O dirigente ainda comentou o comportamento dos jogadores durante a comemoração do terceiro gol da equipe.

Acredito que todo esse clima de pressão, quando Gustavo conseguiu fazer o terceiro gol, alguns jogadores terminaram desabafando, extravasando. O próprio Gustavo fez seu primeiro gol como profissional e não teve nem forças para comemorar. O que eu vi foi um ambiente hostil para uma equipe que tem tentado se superar na temporada e, na maioria das vezes, tem conseguido o resultado.

Marcelo Sant'Ana,

Presidente do Bahia

- Durante o jogo, evidente que nosso time estava nervoso. Eram quatro empates consecutivos por 1 a 1. A gente precisava desse resultado dentro de casa para retomar nosso objetivo maior. Os jogadores vinham sendo muito pressionados para que jogassem melhor, para que correspondessem às expectativas. Acredito que todo esse clima de pressão, quando Gustavo conseguiu fazer o terceiro gol, alguns jogadores terminaram desabafando, extravasando. O próprio Gustavo fez seu primeiro gol como profissional e não teve nem forças para comemorar. O que eu vi foi um ambiente hostil para uma equipe que tem tentado se superar na temporada e, na maioria das vezes, tem conseguido o resultado. Acredito que ontem os jogadores extravasaram toda a pressão que eles têm sentido. Diferente do que me acostumei na história do Bahia, é uma pressão que vem de fora para dentro. De uma minoria, é desequilíbrio e rancor. O que a gente quer é o que a gente sempre acompanhou da torcida do Bahia e tem acompanhado na Série B.

O presidente ainda falou sobre reforços, sobre o trabalho do técnico Sérgio Soares e afirmou que deve anunciar um novo jogador até sexta-feira. Confira abaixo outros temas abordados na entrevista coletiva de Marcelo Sant’Ana.

Presidente do Bahia perdeu uma grande oportunidade de ficar calado

REFORÇOS E ELENCO

- O Bahia enfrentou alguns problemas de ordem física na temporada. O que é normal. Acredito que o Bahia foi a equipe que mais jogou. Se não foi a que mais jogou, fatalmente vai estar entre as três que mais jogou. A gente tem buscado contratar. Espero que até o final a gente consiga qualificar o elenco com duas ou três peças.

POSIÇÕES

- Prefiro não falar sobre posições, porque senão a gente cria expectativa. Temos buscado, sim. No ponto, se não der nada errado, até sexta um jogador a gente contrata. Mas já não depende exclusivamente do Bahia. A parte que depende do Bahia já avançou.

SÉRGIO SOARES

- Sérgio tem feito exatamente o que a diretoria pediu quando foi contratado. Fazer uma equipe que propõe o jogo, que ataca o adversário, a equipe que mais fez gols no ano. Tem formado muitos jogadores na base. Tem feito o que era esperado dele. Tem a confiança do grupo, tem a confiança da diretoria. Já conversei sobre essa oscilação. Acredito que no primeiro semestre a gente elevou muito as expectativas.

DOUGLAS GROLLI E DANILO?

- Se não queria falar de posição, é pior falar de nome. Acredito que serão, caso consiga concretizar, reforços para qualificar o time, mais do que para qualificar o próprio elenco. Para trazer jogador tem que ser jogador que a gente entenda que vai ter um ganho imediato. Acredito que, se mantiver sinergia de elenco e torcida, como tem sido em boa parte da temporada, ninguém vai segurar o Bahia nessa reta decisiva.

CAMPANHA DO BAHIA

- Os números do Bahia durante o ano mostram que a campanha tem sido satisfatória. Claro que vai ser o sucesso que a gente espera em caso de acesso.

PROTESTOS

- Pessoas, por outros objetivos, por outros, interesses, não comemoram o triunfo. Não entendo qual o objetivo dessa minoria que estava na Fonte Nova.

REAÇÃO DOS JOGADORES

- As imagens que tenho visto, os gestos que a gente procura dos jogadores, não vi nem 10% do que me falaram que foi feito. Teve jogador que bateu no braço? Teve. Teve torcedor que bateu na camisa? Teve. Teve xingamento? Teve. O que me deixou triste ontem e, talvez tenha colaborado para os jogadores extravasarem, foi que essa minoria foi extremamente rancorosa e agressiva

PLANO DE SÓCIOS

- A gente fecha os últimos detalhes. Vai ter essa possibilidade de o torcedor tem um upgrade nesse plano. A gente poderia ter lançado de maneira básica, mas o entendimento com o próprio consórcio era de lançar o plano completo. Um plano que permita ser sócio ou ser sócio com acesso direto ao estádio. Vai gerar facilidade, vai gerar comodidade e conforto para o torcedor tricolor.

OSCILAÇÃO DO TIME NO ANO

- O futebol no Brasil está muito nivelado. Mesmo as equipes com capacidade financeira melhor. Acredito que isso tem nivelado as competições. Hoje o futebol exige uma força física muito grande. Problema de lesões são muito constantes também. Calendário no Brasil é muito duro. Bahia tem já 54 partidas no ano. Só de caráter mata-mata, talvez o Bahia tenha feito 16 partidas. Isso tudo vai dificultando de você ter um campeonato mais tranquilo, mais equilibrado. Poucas equipes conseguem render ao longo da temporada o máximo que elas podem.