Postado por - Newton Duarte

O que leva o Torcedor a ser 'sócio' de seu clube do coração?

Qual destes fatores é o principal para o torcedor se tornar sócio do clube?


Torcida na Europa costuma lotar o Estádio

O programa "Arena SporTV" desta terça-feira tem como assunto principal o marketing esportivo. Um dos principais tópicos a ser debatido é o sócio-torcedor. Esta importante fonte de renda para os clubes é tratada com mais importância a cada temporada. Ações de marketing, bons resultados em campo e desconto em ingressos são as opções de resposta.

Cada vez mais é comum ver os clubes, principalmente àqueles que não têm patrocínio, fazendo campanha promovendo o seu programa de sócio-torcedor. São diversas ações convidando a torcida a fazer parte do quadro de sócios, propaganda no lugar do patrocinador master, campanhas em redes sociais e promoção de experiências únicas são exemplos de ativações de marketing.

Quando o Flamengo conquistou a vaga na final da Copa do Brasil depois de passar pelo Goiás, o número de sócios do clube crescia a uma taxa de, aproximadamente, 2 mil torcedores por dia até a data da final. Este fato mostra como os resultados em campo são importantes para a captação de contribuintes para o clube. Porém, fica a pergunta: será que estes torcedores ficarão no programa se o time começar a ir mal?

O benefício mínimo de um programa de sócio-torcedor é o desconto em ingressos. Os torcedores mais assíduos são os que levam mais vantagem com essa medida. Mas com o decrescente número de pessoas que vão ao estádio não se sabe se apenas pagar metade do preço das entradas pode manter o torcedor como sócio do clube.


SAIBA MAIS

Tabela completa da Champions League

Tabela completa União Tricolor Bahia da Copa do Nordeste 2014

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

Troféu UTB: Dê sua própria nota aos jogadores

Confira

Torcedor: Seja Sócio do Esquadrão de Aço

O Bahia agoniza! Socorram...

Tillemon insinua 'acordão antilista' em rede social


Fonte: Arena SporTV (adaptado)

Foto: Reuters