Postado por - Newton Duarte

O que pensa a imprensa internacional sobre a Copa do Mundo

Saiba o que pensa a imprensa internacional sobre a Copa do Mundo

A imprensa internacional tem fiscalizado o Brasil desde a notícia de que o país sediaria a Copa. Os atrasos nas obras, as mortes de operários e a evolução dos estádios  são assuntos que estiveram em pauta em vários veículos de comunicação internacional.

As maiores revistas e os jornais mais tradicionais usaram o Mundial como pano de fundo para discutir geopolítica, economia e sociedade. E também para conhecer a fundo as tradições, costumes e – principalmente – os sofrimentos da população brasileira.

Do polêmico texto da France Football - que foi traduzido com uma série de exageros e inverdades e bombou em compartilhamentos no Facebook – a análises mais sóbrias como a sobre o impacto da Copa nas eleições.

O portal UOL, listou os principais meios da imprensa internacional, e como Copa do Mundo  no Brasil é discutida:


New York Times

"Na medida em que a abertura das partidas no Brasil, dia 12 de junho, se aproxima, há crescente dúvida de que a Fifa tem equipe e segurança o suficiente para proteger a competição da ameaça de acerto de partidas que tem causado problemas ao esporte"

Foto: REUTERS/Damir Sagolj


France Football

"É de virar o estômago a ideia de uma enorme falha que vamos assistir neste encontro dos sonhos. Haverá estádios suficientes e, no coração desses estádios, belas pelejas. Mas além disso...

Foto: Reprodução


Business Insider

"A presidente Dilma tem perdido popularidade enquanto a economia do Brasil desacelera e a preocupação com a inflação aumenta. (...) Muitos estão se perguntando o que uma vitória ou uma derrota significam para a candidata à reeleição."

Foto: Joel Rodrigues/ Folhapress


Der Spiegel

"Gol contra do Brasil. Manifestações, greves e tiroteios em vez de festa. Os cidadãos estão revoltados com estádios caros e políticos corruptos - e eles sofrem com a economia estagnada"

Foto: Reprodução


The Telegraph

"A Fifa foi errada e injusta na Copa do Mundo na mudança de horários. A decisão de antecipar quatro jogos em Manaus não é justo com as estrelas da competição"

Foto: Portal da Copa


CNN

"A este ponto, é cedo para dizer que as Olimpíadas vão enfrentar o mesmo tipo de protestos e descontentamento que a Copa está tendo. De acordo com uma pesquisa recente, 61% dos entrevistados pensam que a Copa é ruim por afastar o dinheiro da educação, saúde e outros serviços públicos."

Foto: Felipe Dana/AP


Mirror

"A polícia avisou aos turistas sobre o aumento de um crime nas ruas do Brasil, conhecido como latrocínio, o que significa roubo seguido de morte"

Foto: Felipe Pereira/UOL


So Foot

"A Fifa é prisioneira de um Brasil com quem ela briga/late/chicoteia a cada semana, como se tivesse tratando com uma criança, com um sentimento vago de que é tarde demais".

Foto: AFP Photo / Nelson Almeida


Mundo Deportivo

"É muito chocante que um país como o Brasil, que leva futebol no sangue, esteja dando as costas desta maneira para a Copa do Mundo, um torneio sagrado que a 'Canarinha' já ganhou cinco vezes"

Foto: Rodrigo Mattos/UOL


NBC

"O Brasil gosta de se chamar de 'o país do futebol'. Mas o governo tem tentado desesperadamente criar entusiasmo, pedindo aos brasileiros empolgação com 'a Copa das Copas'. A Copa pode ser uma oportunidade de ouro perdida e nunca recuperada".

Foto: Reuters/Ueslei Marcelino


Aljazeera

"Em resumo, a preparação revelou que a Copa é para a elite do país e para os turistas aproveitarem, aos custos dos trabalhadores. Em vez de melhorar a infraestrutura ou o transporte público, aumentar o salário dos funcionários públicos ou financiar projetos sociais necessários beneficiando pobres, a presidente do Brasil Dilma Rousseff deu um cheque em branco ao ministro do Esporte Aldo Rebelo."

Foto: EFE/Sebastião Moreira


The Wall Street Journal

"Uma dúzia de estádios, um milhão de problemas. Brasileiros são famosos por completarem as coisas nos últimos minutos. Mas eles mesmos dizem que este caso está indo além."

Foto: Eraldo Peres/ AP


The Boston Globe

"Por um lado, a diplomacia do megaevento brasileiro já deu certo, por trazer ao país um holofote de nível global sem precedentes. Mas a mensagem entregue não é a planejada. Pelo contrário, a preparação falha para a Copa e para as Olimpíadas dramatizou muitos dos mais importantes problemas: elite irresponsável, conflitos de interesses, corrupção e desrespeito pelos interesses das classes baixas."

Foto: Nacho Doce/Reuters


Times

"A Copa do Mundo no Brasil vai ser recompensadora? Baseando-se na experiência da África do Sul, em 2010, a resposta é 'não'."

Foto: Matt Dunham/AP


Forbes

"Projetos de obras abandonados. Trabalhadores do metrô em greve. Banheiros inacabados em estádios. Tendas em aeroportos ao invés de terminais"

Foto: Aiuri Rebello/UOL


Alexi Lalas, comentarista da ESPN

"Dia 1 no Rio. Eu não fui roubado e meus órgãos não foram arrancados. O aeroporto do Rio foi mais rápido e fácil do que qualquer um nos Estados Unidos. Nós pousamo


Fonte: Aratu Online