Postado por - Newton Duarte

O silêncio de Jean

Jean evita falar do frango com elenco e apaga perfis das redes sociais

Jean engoliu um frango clássico na derrota do Bahia para o Ceará por 1x0, quarta-feira, na final da Copa do Nordeste; ontem, o goleiro preferiu o silêncio e saiu até das redes sociais

A falha sofrida por Jean no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste, que culminou na derrota do Bahia para o Ceará por 1x0, quarta-feira, na Fonte Nova, mexeu com o goleiro de 19 anos. Momentos após o jogo, Jeanchegou a usar as redes sociais para tentar tranquilizar os torcedores e garantiu que não estava abatido como frango que força o Bahia a vencer o jogo de volta, dia 29, em Fortaleza, para conquistar a taça.

“Torcedores podem ficar tranquilos, esse gol não vai me abalar. Sei que temos três jogos decisivos pela frente. Estou com a cabeça erguida e confiante! Podem ficar tranquilos, nada vai me abater e vamos que vamos. Domingo tem mais. Podem ter a certeza de que seremos campeões”, escreveu no seu perfil do Instagram logo após o jogo.

Os comentários de alguns torcedores não foram nada tranquilos. Responsável direto pela derrota para o Ceará, ele não suportou a pressão e, ontem pela manhã, excluiu suas contas do Instagram e do Twitter - no qual também havia sido alvo de críticas.

Logo após a partida, o goleiro chegou a conversar com a imprensa. “Erro acontece com qualquer goleiro, infelizmente aconteceu comigo. Eu não vou me abater”. Em seguida, Jean foi em direção aos vestiários e recebeu o apoio do preparador de goleiros, Eduardo Bahia, que saiu em defesa do jovem. “É uma coisa que pode acontecer. Não estou preocupado em Jean ficar abalado, porque ele tem muita personalidade e é um jovem confiante”, garantiu.

Aparentemente tranquilo, o goleiro preferiu não estender o assunto e não falou sobre o lance com os  companheiros logo após o jogo. Entrou nos vestiários e, poucos minutos depois, saiu na companhia de um segurança do clube.

O silêncio de Jean nos bastidores foi confirmado pelo volante Pittoni. “Foi inesperado, porque era uma bola fácil. Depois que o jogo acabou, ele não falou nada para ninguém e ninguém falou nada para ele, mas estamos todos juntos, unidos”, explica.

O meia Tiago Real também saiu em defesa do garoto e confirmou que ele prefere não falar sobre o assunto. “Não tive muito contato com Jean ainda, porque logo após o jogo eu fui para o exame antidoping. O vi rapidamente antes do treino, mas não falamos disso”, explica o camisa 10, que não culpa o garoto pela derrota.

“Temos que isentá-lo de qualquer situação. É um menino jovem, que nos trouxe até duas finais, nos deu muita contribuição. É um goleiro de seleção brasileira (sub-20 e olímpica), tem uma extrema qualidade e a gente tem que dividir esse resultado pelo grupo inteiro, até porque se ganhássemos o jogo todos iriam ganhar”, completa Tiago Real, que relembrou falhas de outros grandes goleiros do futebol brasileiro a exemplo de Marcos e Rogério Ceni.

Além de evitar falar sobre o assunto com os companheiros e deletar as redes sociais, Jean também desligou o celular. Ontem, ele fez um trabalho regenerativo na academia do Fazendão. Depois, desceu para o campo, onde ficou brincando com os sobrinhos do goleiro Douglas Pires.

Hoje, Jean e o restante do elenco começam a se preparar para enfrentar o Vitória da Conquista, domingo, no jogo de ida da final do Baiano, fora de casa. A partida de volta contra o Ceará é quarta-feira.

COINCIDÊNCIA

A falha do goleiro gerou uma coincidência com outro momento difícil do passado do Bahia, envolvendo o pai do garoto, o ídolo e ex-goleiro Jean. Em1998, quando ainda vestia a camisa tricolor, o ex-jogador estava em campo para defender o Bahia, justamente em um jogo contra o Ceará.

À época, em uma partida pela Série B, Jean se adiantou em um lance e sofreu um gol de Bechara por cobertura, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Jean sofreu um gol olímpico,também de Bechara, e foi alvo de críticas do torcedor do Bahia. No ano seguinte, o ídolo deixou o tricolor e passou a defender o rival Vitória.