Postado por - Newton Duarte

'O silêncio dos Inocentes': Bahia não se pronuncia sobre Romagnoli

Direção do Bahia se cala e “caso Romagnoli” segue sem definição

Jogador está em Salvador desde o último domingo, tem se reunido com a diretoria tricolor, mas não chega a um acordo. Expectativa é que decisão saia na quinta-feira

Meia ainda não tem permanência garantida no Tricolor

Leandro Romagnoli está em Salvador desde a tarde de domingo. Foi recebido com festa, já se reuniu mais de uma vez com a diretoria do Bahia, mas ainda não chegou a um acordo sobre sua permanência ou não na capital baiana. O clube, por sua vez, não se pronuncia sobre o assunto. A última vez em que falou oficialmente sobre o caso foi para informar a previsão de chegada do argentino. Desde então, o Bahia se mantém calado e deixar a indefinição no ar.

Os prazos para o desfechos da história têm sido redefinidos a cada dia. Inicialmente, tudo poderia ser resolvido na segunda-feira. Entretanto, não houve um acordo, e a data de resolução prometida passou para esta terça. Agora o esperado é que a definição só seja anunciada até a quinta-feira. Procurado pelo GloboEsporte.com, um representante do Bahia disse que o pensamento atual está voltado para o jogo desta quarta-feira, contra o Criciúma, na Arena Fonte Nova.

A primeira conversa entre Romagnoli e o Tricolor foi realizada na noite de domingo, logo após a chegada do atleta a Salvador. O jogador reafirmou o desejo de não cumprir o pré-contrato firmado em janeiro deste ano. O clube, por sua vez, disse não abrir mão do pagamento da multa de R$ 1 milhão. A direção do Bahia ainda propôs ao jogador a permanência dele até dezembro deste ano – o contrato inicial tem duração até o final de 2015. Romagnoli não deu uma resposta formal.

O Bahia teme ficar com um jogador insatisfeito que possa comprometer o relacionado do grupo. Por outro lado, não pretende relaxar no cumprimento do que foi acordado anteriormente. A saída pode ser um acordo entre as partes, onde, de acordo com dirigentes, o clube não sairia perdendo na negociação.

RECEPÇÃO CALOROSA

Em seus primeiros momentos em Salvador, Romagnoli percebeu um pouco do entusiasmo da torcida tricolor. Dezenas de torcedores estiveram no aeroporto para saudar o jogador e tentar convencê-lo a ficar no clube. Com faixas e cânticos de “Fica, Pipi” e “o campeão chegou”, os torcedores cercaram o meia no trajeto entre a sala de desembarque e o estacionamento.

- Tenho contrato e há possibilidade (de jogar no Bahia). Tenho que conversar com a diretoria do Bahia. Seria algo bom, mas tenho que ver. Fico feliz com essa festa da torcida – comentou o jogador, cercado pelos tricolores presentes no aeroporto.


Argentino foi recepcionado com festa no aeroporto de Salvador

A novela entre o Bahia e o jogador se arrasta desde o início deste ano. Em janeiro, as duas partes assinaram um pré-contrato para que o jogador pudesse vestir a camisa do Tricolor. O acordo previa a apresentação do jogador em julho, logo após o fim do contrato dele com o clube argentino San Lorenzo. Houve, inclusive, uma campanha da diretoria do time baiano de que iria anunciar oficialmente o camisa 10 quando o clube chegasse à marca dos 30 mil sócios.

Entretanto, desde meados de maio, Romagnoli tem dado sinais de arrependimento. Com o San Lorenzo avançando de fase na Libertadores, o argentino disse, por diversas vezes, que não iria cumprir o acordo com o Bahia. O Tricolor, por sua vez, teve uma postura radical e afirmou que levaria o caso à Fifa. Além da multa prevista no contrato, o clube ameaçou pedir o ressarcimento dos gastos feitos durante a negociação e uma suspensão do atleta pelo não cumprimento do que havia sido acordado.

[**ADS**]

Passou-se o dia 30 de junho – quando chegou ao fim o contrato do jogador com o San Lorenzo – e ele não se apresentou em Salvador. Romagnoli afirmou que o vínculo dele com o time argentino tinha uma cláusula de renovação em caso de avanço na Libertadores, mas destacou que se apresentaria no Fazendão após o torneio continental. O San Lorenzo foi campeão e seguiu-se uma sequência de declarações contraditórias.

Antes mesmo da decisão final, o empresário do jogador havia dito que ele iria cumprir o pré-contrato assinado com o Bahia. Ou seja: estaria em Salvador para atuar pelo Tricolor logo após a decisão da Libertadores. Na Argentina, no entanto, Romagnoli afirmou estar arrependido do vínculo firmado e que teria o interesse de continuar no San Lorenzo.

As opiniões divergentes aconteceram também no Tricolor. Se inicialmente o clube se mostrou irredutível quanto à exigência do pagamento da multa, a diretoria do Bahia mudou de ideia. O clube cogitou o aproveitamento do atleta, inclusive após consulta à CBF que garantiu a possibilidade de inscrição mesmo após o encerramento da janela de transferências internacionais. O retorno à posição inicial só aconteceu quando os tricolores perceberam que Romagnoli não pretendia mesmo cumprir o pré-contrato.