Postado por - Newton Duarte

O silêncio dos inocentes, ou dos ‘sem prestígio’, Parte 2

O silêncio dos inocentes, ou dos ‘sem prestígio’, Parte 2

Acompanhando os julgamentos do STJD nesta reta final de Brasileirão, vemos com muita tristeza que os atores envolvidos na competição perderam a vergonha de vez.

Após todas as “gozações” feitas ao Fluminense quando do imbróglio com a Portuguesa de Desportos e o Flamengo, no Brasileirão 2013, no momento em que liminares eram concedidas aos borbotões, como sempre, a corda sobrou para o mais fraco, e o clube de origem Lusitana foi ‘pagar’ a Série B.

Mais uma vez, nos deparamos com situações que envolvem um dos clubes mais tradicionais e poderosos do país: O Corinthians.

Primeiro foi a visível e indiscutível agressão do jogador Petros ao árbitro. Os Auditores fizeram um malabarismo jurídico e visual que, se demora mais um pouco, o árbitro seria condenado por ‘tentativa de homicídio’ contra o volante.

Logo após, o jogador Guerreiro repetiu a atitude, e quase recebeu um Troféu Belfort Duarte no mesmo Tribunal.

Hoje, no julgamento do registro irregular do volante retrocitado, mais uma vez, o Egrégio Conselho de Auditores do STJD, nitidamente sob a batuta da Direção da CBF, especialmente de seu futuro Presidente que, com seu tridente, rabo e principalmente chifres, diabolicamente, sob a supervisão e interesse de uma emissora de Televisão, chancelada pela FPF, inocentou o clube, fazendo com que Rui Barbosa e Orlando Gomes revirassem em seus túmulos.

Qualquer aluno do 1º semestre do curso de Direito por correspondência da Uni (qualquer coisa) sabe o que significa: ‘Prazos e vigências dos Registros’ nas avenças.

Mas, o que tem a ver o Tu com as alças?

Nada! Fora a confirmação de que não assistimos a uma competição esportiva. Vemos uma novela, com roteiro mal escrito, recheada de atores canastrões e final previsível.

Nós, somos apenas a Ameba, da larva, da verme, do cocô do Cavalo do Bandido, que se escondeu atrás da moita, num plano visual distante, atrás de um muro, para não aparecer no filme. Ou ainda, quem sabe, numa transmissão ao vivo num domingo ou quarta qualquer em horário nobre.

Realmente, o que ocorreu no STJD foi sui generis: Grêmio e Internacional, com todas as suas diferenças, entraram de braços dados, objetivando a condenação do time do Parque São Jorge. Obviamente, não conseguiriam. Ainda assim, foi uma cena surreal.

Contudo, o Esporte Clube Bahia, primeiro interessado no caso, pelo prejuízo causado na desclassificação na Copa do Brasil e/ou classificação no Brasileirão, conclamado que foi pela Chapecoense para participar da contenda jurídica, sequer deu o “ar de sua graça e malemolência”.  

E, pasmem, por reles xingamentos a um árbitro, mesmo sendo reincidente, viu seu dublê de Técnico e inventor nas horas vagas, acompanhado de uma lâmpada que anda, ser suspenso. Nem uma palavra contundente foi dita. Nem um elogio também... F*-se o Bahia. Tá tudo entregue mesmo!

Leia também: O silêncio dos inocentes, ou dos ‘sem prestígio’.

Porém, tem mais. Sim! Tem mais... O Bahia virou rato de laboratório, ou tapa-buraco de programação esportiva.

Se não bastasse colocar o jogo do Esquadrão contra o São Paulo num sábado à noite, quando o clube, mal havia acabado de chegar de uma longa viagem por estar disputando um Torneio oficial internacional, quando já teve que engolir suspensão de jogos do Brasileirão por amistosos de clubes do Sudeste.

Também, inventaram o horário de uma perdida Terça-feira para “enfiar” o Bahia. Ou no... Pode ser também.

Agora, em mais um exótico horário alternativo, tiveram a pachorra de colocar na grade de domingo, só após o retorno dos sudestinos da bela orla de Praia Grande, em São Paulo. Não satisfeitos, alteraram ainda para mais tarde.

E a Torcida do Bahia? F*-se! E os interesses econômicos do Bahia? F*-se! E eu e você? F*-se também!

A inoperante Diretoria do Bahia sequer balbuciou uma reclamação sobre estes absurdos. Uma notinha no site do UTB que ninguém lê... Nem isso...

Poderiam alegar que estamos na mendicância, que todos estão fazendo, da amoral antecipação de receitas originárias das cotas de TV, e que isto poderia “melindrar”, e blá, blá, blá...

Não sei se é isso. Mas, que PARECE TER GENTE SE ESCALANDO PARA TRABALHAR NA GLOBO, isso parece! Só o tempo dirá!

Ademais, parafraseando o personagem Rochelle, Mãe do personagem principal da Série “Todo mundo odeia o Chris”: “Meu Bahêa tem 2 CT’s...”. Só estou esperando a milionésima marcação da assinatura do contrato do acordo com a Empreiteira boazinha... Mesmo que só depois saibamos do pagamento de honorários.

Peraí! As tratativas não foram administrativas? Advogados? Honorários? Ah, vá! 

Ah.tá! Estamos caindo e não sabrará ninguém vivo!

Um Viva aos candidatos! Outro Viva às rêmoras que já os perseguem para grudar!