Postado por - Newton Duarte

O tempo não para... E está contra nós!

O tempo não para... E está contra nós!

Assista todo o desenho

Nos últimos dias, especificamente no dia da eleição do Esporte Clube Bahia e aqueles que se seguiram, ouvi e li a expressão: “Show da Democracia”. Mesmo sabendo que isso não passa de um eufemismo, às vezes trás a sensação de ser uma “Democracia dirigida”, teatral..., ou, até mesmo, circense. Quando as coisas precisam funcionar de uma forma premeditada, roteirizada, no intuito de causar um determinado efeito.

Este preâmbulo é por estar com muitas dificuldades para penetrar no cerne da questão: O novo Presidente do Bahia, o novo Conselho Deliberativo, e o que nos espera no ano de 2015. Isto é: Se nos espera. Pois, quando alguém se candidata a qualquer cargo eletivo, imaginamos que ele já possua um plano de metas para ser cumprido, especialmente nos primeiros dias da gestão. E até agora: vimos pouco, ou nada vimos. O ano de 2015 não vai nos esperar.

Deparamo-nos com uma necessidade... Um tratamento de choque precisava ser dado ainda no dia da proclamação do resultado, como forma de trazer esperança aos eleitores, que pasmos, assistiram, no ano que finda, a um festival de inapetências e resultados desastrosos em todas as áreas do Esquadrão. Das ‘propagandas enganosas’ ao rebaixamento, tivemos que conviver com um clube que mais parecia um espírito se desgarrando do corpo semimorto, preso apenas por um fio de prata.

Para entender, é bom lerPresidência do Bahia, a Posse! Raio-X, Scout, os gols e Ficha Técnica.

Alertamos ainda durante a contenda eleitoral para o fato de o novo Presidente estar gradativamente mudando seu discurso, e que isto preocupava, haja vista suas palavras, ao longo dos últimos anos, em sua atividade jornalística, ficarem reduzidas agora, a tímidas críticas ao gerenciamento do futebol, que mesmo merecidas, está longe de ser o principal entrave a ser atacado.

Mais ainda, vimos um problema que se torna mais grave dentro do contexto ao qual estamos submetidos: O eterno discurso de “união e blá, blá, blá...’. Isto só pode sair da cabeça de algum desavisado que não possui qualquer entendimento do significado da palavra democracia. Onde quem ganha tem a obrigação de gerir bem o que lhe foi concedido pelo voto da maioria, e a quem perde, o direito de ser oposição, de ser duro na hora de fiscalizar e cobrar o vencedor.

Marcelo Sant’Ana foi eleito com 41% dos votos. Não atingiu nem metade dos votos válidos. Não fez maioria no Conselho Deliberativo, foram apenas 44 cadeiras das 100 possíveis, e surgem movimentações no sentido da formação de mais um Grupo do ‘amém’. Continuaremos então a assistir, impotentes, a inoperância do órgão que tem apenas duas funções: Fiscalizar e cobrar eficiência. Ainda espero que a atual ‘maioria’ formada no CD com 56 cadeiras se imponha como poder AUTÔNOMO, e não adira aos interesses do Corpo Diretivo vivendo de ‘chás das 17h00’.

Valho-me então de entrevistas concedidas pelo atual Presidente para oferecer um contraponto entre o que foi dito no período eleitoral, na posse, e nos dias posteriores. Ficará fácil ver a diferença e a adaptação do discurso para o que nos espera. Utilizarei, pois, tópicos como forma de sistematizar o pensamento:

ATUAÇÃO

Pelo twitter li textos de um cidadão que, agressivamente, numa demonstração de rancor e desconhecimento do que é o ‘jogo político’, admoestava a todos os que questionaram o suposto achaque PTista na administração do Bahia, onde os defenestrados do Governo do Estado estariam aparelhando o clube. Senti-me diretamente afetado pelas palavras do justiceiro verbal, pois acho isso mesmo e não retiro uma palavra.

Contudo, ele prosseguiu perguntando o que os antiPTistas achavam da nomeação do ‘desempregado’ Marcelo Barros. Não quis, para polemizar, lembrar que o mesmo estaria entrando na vaga de Reub, que não é PTista. No máximo, era um ‘cotista’.

Mas, fiquei a me perguntar: O que faz a figura do jornalista Éder Ferrari, a todo o momento, ao lado do Presidente? Vai trabalhar no Bahia? No lugar de quem? Até que ponto sua voz JÁ ESTA INTERFERINDO na gestão que nem começou? Ou será apenas: ‘Água no feijão que chegou mais um’?

ADMINISTRATIVO

Em entrevista concedida à equipe dos Galáticos Online, Marcelo Sant’Ana proferiu a seguinte frase:

- “... Dessa diretoria aí, está complicado aproveitar alguém, manter alguém...". vide matéria na íntegra: 'Querem me rotular como candidato da atual diretoria', diz Marcelo Sant'Ana.

Primeiro é importante salientar que é vergonhosa a postura dos ‘ainda’ Dirigentes do Bahia. Todos... Eu repito: Todos deveriam colocar os cargos à disposição, até para que o Presidente eleito se sinta a vontade para fazer as mudanças que desejar sem qualquer constrangimento.

Do Diretor de Marketing–Presidente-Futebol–Financeiro–Administrativo–e o que mais ocorrer, passando pelo inábil Departamento Jurídico, pela Divisão de Base, cuja postura de seu Gestor na Copa Sub-14 não permitiria ‘dia seguinte’, agregando a isso, todos os cargos de chefia só para seguir o exemplo.

Até agora não houve qualquer manifestação de sua Santidade: O Presidente.

Parece que Marcelo Sant’Ana não possui nomes, ou está satisfeitíssimo com os resultados, ou teremos que aturar mais do mesmo porque é isso mesmo e pronto. Ele que ouse mudar...

SÉRIE B

Ficar mais um ano na segunda divisão ou voltar rápido para a Série A é uma incógnita. Nem nos nossos mais otimistas desejos, podemos mensurar como será a disputa da Série B. Não sabemos nem se já estamos “de bem” com a CBF para não sermos prejudicados com escolhas estranhas de certos árbitros. Quanto poderá ser investido em contratações. Quais promessas perderemos na sanha comercial dos Dirigentes e seus amigos empresários na ‘realização de lucros’.

O resto é resto, e não passa de autoajuda para ganhar tempo. O tempo! Nosso pior inimigo.

BAHIA ATRASADO?

Disse o Presidente eleito:

– “... A gente tem trabalhado. Eu, enquanto pré-candidato, já fazia contatos. Temos que ter responsabilidade. As nossas decisões vão mostrar o caminho que o Bahia vai percorrer.”.

Data vênia Presidente. Nem vou me alongar neste tópico. Não precisa. 16 jogadores não renovaram contrato. Já ‘bateram em retirada’. Teve até ‘carta de despedida’. O Natal chegou. O Ano Novo vem logo após. E não temos nada a vista no Futebol. Salvo Jael. Jael contundido. Que nem nosso é. Ah! Tem uma base formada. Já ouvi isso, pelo menos nos últimos 4 anos.

FONTE NOVA

É casa do Bahia. É casa do Bahia? O Bahia está apeado à Arena. Tem que atender aos interesses das construtoras, proprietárias pelos próximos 30 milênios. O Governo do Estado também não deixaria mudar nada. Sua ‘esfinge’ não pode dar prejuízo. Os interesses políticos do Governo escravizou o Bahia. Nada mais. O resto é fazer jogo para eles.

RESPEITO AO BAHIA

O significado da palavra ‘respeito’ é muito amplo. O respeito ao Bahia passa por sua independência. Por sua liberdade. Por uma profunda auditoria. Por retirar todo o ranço que habita e comanda o clube direta ou indiretamente.  Por acabar com as propagandas enganosas, as bravatas, a autoajuda, com ganhar tempo, com promessas que não serão cumpridas... 

DIVISÃO DE BASE

Assisti, li e ouvi inúmeras entrevistas do atual Presidente. Em todas ele fez questão de falar da Divisão de Base. Nada mais que natural. Deu frutos. Rende ‘ibope’ com a torcida.

Mas, vai fazer que zorra? Como já falei anteriormente, a atitude de seu atual gestor na Copa Rede Ball foi lastimável. Ele continua lá. Intocável. Perdeu mais um atleta: Wesley. Ele continua lá. Perdeu vários. Ele continua lá. Ganhou ‘os Baianos’ de todas as categorias. Os Baianos? Ah, tá! E continua lá. Não tem nenhum mérito. Jogadores de Mota, de Carlão... Vai continuar como está? Ah, tá! V. Sa. Disse isso também: “... Além disso, precisamos de uma equipe de profissionais na base, com análise de desempenho, com acompanhamento”. O que mudou? O atual Gestor entendia do Bahia S/A, do Opportunity e outros negócios. Por falar nisto: O Bahia S/A não será auditado?

JURÍDICO

Não vou perder mais tempo com este tema. Os resultados, ou a ausência deles falam por si. já passou da hora de divulgar quanto o Bahia tem pago de honorários e para quem foram estes valores. O resto, é um muro de ferro e concreto, também chamado de transparência.

COMISSÃO TÉCNICA E JOGADORES

– “... Marcelo Sant'Ana ainda revelou se pretende manter Charles Fabian como técnico da equipe caso seja eleito. "O Charles é um ídolo do torcedor, um ídolo meu”. Mas, não posso definir isso agora.”.

Com essas palavras a torcida acreditou que Charles continuaria. O clube economizaria. Fez um bom trabalho. Para o começo do ano seria suficiente. Porém, Sérgio Soares, sem grandes resultados, sem explicação, virou o preferido. Tem prestígio para montar um elenco digno? Critérios? As favas...

‘Jogadores chinelinho’: Belo trabalho de adivinhação. É só atrasar os salários que saberemos quem são. Neste caso serão ‘havaianas ou dupés’? Melhor: serão Ações trabalhistas milionárias, defendidas com as bravatas e perseguições que assistimos até agora.

MESMO LADO

- ‘Não entendo como dentro do clube pode ter mais de um lado. Todos estão do lado do Bahia. O Bahia... ’.

Senhor Presidente: Eu que não entendo o que V. Sa. quer dizer com “Não entendo como dentro do clube pode ter mais de um lado”.

V. Sa. que foi eleito no ‘Show da Democracia’, e preparado intelectualmente como demonstra ser, sabe que um dos pilares desta dita Democracia é o CONTRADITÓRIO.

Todos podem torcer por seu clube, e necessariamente não precisam ter que concordar com as ideias de quem o dirige. O CONTRADITÓRIO amplia os horizontes, oxigena as ideias, difunde o espectro de caminhos... No mínimo faz com que os detentores do poder não fiquem na letargia e deslumbramento dos cargos... E que se movam constantemente.

Sr. Presidente: Se V.Sa. tivesse se candidatado de forma independente, teria meu voto e apoio. Jamais declaro meus votos. Não é grande coisa. Mas, V.Sa. foi dos pouquíssimos a ter coragem de criticar quem estava no poder. A postura de um homem tem que ser coerente com seu discurso. Quando isto não ocorre, é o começo do fim.  

Menos discurso e mais ação é o que o Bahia precisa. Alias, posso afirmar que neste sábado e domingo(20 e 21) sofri uma crise de abstinência. Sua Excelência, o Presidente, não concedeu nenhuma entrevista. Nos primeiros dias foram doses cavalares de discursos. Deveria ter um início sabático. Apresentar resultados. Mesmo contrariando os órgãos de imprensa que o apoiaram, alguns, podemos dizer, vergonhosamente.

Marcelo Sant’Ana: Desgarre-se! Sua independência pode representar o futuro do Bahia.

Espero não ter que criticá-lo. Mas, o tempo passa... Só passa. E o filme que vemos é repetido há 13 anos.