Postado por - Newton Duarte

O triunfo do Bahia trouxe mais que um alívio, nos ofereceu esperança

Dado Cavalcanti fala em entrevista o que viu na partida de ontem

O Bahia venceu a partida de ontem contra o Atletico pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2020. Antes deste jogo, o Bahia estava no Z4, totalmente desacreditado e com a moral praticamente no chão.

Ao final da partida, o técnico Dado Cavalcanti falou em entrevista sobre o que viu na partida de ontem e como isso foi importante para a torcida, bem como para toda a comissão técnica e jogadores.

As vezes nós torcedores ficamos irritados com tudo, criticamos a diretoria, os jogadores, o técnico e inclusive outros amigos que não compartilham da mesma opinião.

O fato é que, o que foi feito não pode ser mudado agora, o que podemos esperar é que o que não está bom, pode e deve ser melhorado.

Na minha opinião, o Bahia não fez uma boa partida ontem, mas entendo e fico muito feliz que funcionou, sem procurar motivos para desmerecer o trabalho que foi feito para esse jogo. Não faria isso jamais num momento como esse.

De todas as coisas boas, que aconteceram ontem como não levar nenhum gol e ter saído com o triunfo, as palavras de Dado Cavalcanti me tocou mais.

Dado comentou sobre o alívio de ter conseguido o resultado positivo, sobre como o Bahia se preparou para bloquear os pontos fortes do adversário e como surpreendê-lo.

A forma como foi dita e a forma como as palavras foram empregadas pareceu-me sinceras, como de um torcedor que também está sofrendo com tudo o que está acontecendo.

Inegável que representa um alívio. Não só para mim, mas para todo mundo. Não estou aquém, não estou numa condição diferente de nenhum torcedor do Bahia ou de nenhum membro da comissão técnica ou atleta. Estamos todos aqui extremamente comprometidos em tirar o Bahia dessa situação. Esse triunfo nos traz um alívio.

Outro ponto importante que que Dado citou foi o lance do gol. Perceba que as palavras do Treinador logo após o jogo se encaixam exatamente com tudo o que aconteceu durante a jogada e como isso tinha sito preparado nos treinamentos.

Essa jogada do gol, que aconteceu, também fazendo um parêntese e um comentário, foi algo que nós trabalhamos, de atacar a última linha. O detalhe da jogada aconteceu no timing correto do Rossi com o Gregore. Quando Gregore já dominou a bola, o Rossi já fez menção para atacar a última linha, e o Gregore acertou um passe milimétrico, dando contribuição para que o Rossi penetrasse, temporizasse um pouquinho mais, esperando a chegada do nosso extrema oposto, porque Thiago é muito rápido e muito bom nessas bolas que vêm de um lado. Ele chega do outro finalizando. Então esse gol também é simbólico em relação ao que foi trabalhado durante esse tempo de preparação para o jogo.

Outro ponto que me chamou a atenção, foi em relação ao trabalho para neutralizar alguns pontos fortes do adversário e como isso foi fundamental para que o Bahia não sofresse tanto no setor defensivo.

Eu comento o feito da equipe. Eu já tinha falado isso em outros jogos, que, no meu entendimento, o Bahia toma muitos gols, é um dado quantitativo extremamente relevante, que nunca foi passado para segundo plano. Porém, nunca caracterizei essa forma de julgamento, de setor. Assim como hoje, por exemplo, nós não precisamos contar com o Douglas, porque toda a equipe teve um comprometimento e uma compactação muito maior defensivamente. Hoje o Bahia não tomou gols. Nós tivemos um feito não só dos nossos zagueiros, dos nossos defensores. Acredito muito que o tripé de meio contribuiu demais, porque o Athletico, que é tão bom nas jogadas por dentro, não conseguiu fazê-lo. Acredito que o nosso encaixe de área também foi muito bom, principalmente o lateral oposto, já que o Athletico faz metade dos seus gols em cruzamentos. Nos vários cruzamentos que houve no jogo, os nossos laterais, principalmente o Nino, muito bem no jogo hoje, esteve absoluto na marcação, no encaixe de área, na entrada por trás. E isso sobrou pouquíssimo espaço e poucas possibilidades para o nosso adversário fazer o gol. Assim como caracterizei que não era a defesa do Bahia que tomava gols, era a equipe. Hoje também enalteço que a nossa equipe, de forma coletiva, também teve mérito demais para vencer e não ter tomado gol.

Separei somente alguns dos principais momentos desta entrevista para essa matéria. A entrevista foi longa e sem dúvida daria alguns posts a a mais para comentarmos cada assunto abordado.

A minha esperança foi renovada, espero poder passar esse sentimento para todos os torcedores, para que acreditem e vibre positivamente para que o Esquadrão saia desta situação. Não dá para imaginar como seria o Bahia na segunda divisão num período tão conturbado como esse em que estamos vivendo.