Postado por - Newton Duarte

O UFC deu um nocaute em si próprio

O UFC deu um nocaute em si próprio

O boxe começou a acabar como esporte popular (aquele que ultrapassa o limite do fanático e chega às pessoas que nunca pensaram que iriam gostar de assistir a uma luta) quando Mike Tyson mordeu a orelha de Evander Holyfield, em 1997. Até então, desde Muhammad Ali, as pessoas tinham contato com a modalidade e se inspiravam por ela, tanto que “Rocky'' foi uma das séries de filme que mais teve sucesso nos anos 80.

Tyson havia sido o cara que, nos anos 90, impulsionou ainda mais o boxe para o estrelato. Como a TV passou a investir milhões nas transmissões da luta, o esporte se transformou, realmente, numa oportunidade rara de se ficar milionário. E Tyson era uma espécie de personificação dessa era milionária do boxe. Os cachês pagos pelas suas lutas, a quantidade de produtos vendidos, o estilo agressivo que tinha vez e voz na testosterona acumulada dos jovens. Tudo parecia reluzir no começo dos anos 90.

Mas Tyson foi preso, bateu na mulher, caiu nas drogas, etc. Caiu ao chão para tentar retornar. A luta contra Holyfield foi transmitida para todo mundo, era aguardada por todos, a mídia falava, etc. Tyson mordeu a orelha do oponente, foi desqualificado e, então, tudo virou pó. Além da orelha de Holyfield, quem mais foi atingido pela mordida foi o boxe, que caiu no limbo da selvageria para o gosto popular e voltou a ser restrito para o fanático.

Passamos para 2015. Noite de 31 de janeiro nos Estados Unidos, madrugada de 1º de fevereiro no Brasil. Anderson Silva, o maior lutador de MMA da história, entra no octógono para duelar contra Nick Diaz. O adversário é o de menos. Anderson volta à ativa cerca de um ano depois de ter a perna estraçalhada por um golpe mal dado no oponente. Anderson foi à lona. Tinha, no duelo contra Diaz, a chance de retornar.

Leia mais sobre o doping de Spider:

Na Grade do MMA: Doping do Anderson é o maior golpe no MMA. E deve ser o fim do Spider

Por doping, UFC deve tirar Anderson do TUF Brasil e já estuda substituto

Médico: 'Anderson está desapontado. Não está entendendo o que aconteceu'

Tudo o que você precisa saber para entender o doping de Anderson Silva

A luta contra Diaz foi transmitida para todo mundo, era aguardada por todos, a mídia falava, etc. Por contrato, a Globo exibiu o duelo com atraso para não atrapalhar a venda dos pacotes de PPV. Anderson Silva conseguiu a proeza de obter uma audiência igual à do futebol. Em plena madrugada (relembre aqui)!!!!!!!!! Imagine então quanto o UFC faturou com a venda do pacote pago?

Dois dias depois, numa nota divulgada no fim da noite no Brasil, o UFC afirma que Silva havia sido flagrado em exame antidoping no dia 9 de janeiro. Ou seja, 22 dias antes da luta contra Diaz. Muito provavelmente, o lutador e a direção do UFC já sabiam do doping. Não falaram nada para não deixar o “show'' que havia em torno do anúncio da volta do atleta ser cancelado.

O UFC dificilmente vai acabar, assim como o boxe não acabou. Mas, muito possivelmente, só os fanáticos vão querer acompanhar as lutas. O encanto que existia com o esporte foi para o buraco. Não só por causa de Silva. Antes, Jon Jones havia sido flagrado com cocaína e o próprio Nick Diaz testou positivo para a maconha. Nas outras duas vezes, o UFC agiu de forma relativamente rápida para minimizar o impacto na imagem da instituição. Além disso, os dois casos eram de drogas que não alteravam o desempenho do atleta.

Silva, além de ser o cara que popularizou o MMA no mundo, testou positivo para uma droga que interfere no desempenho. E o UFC preferiu jogar no lixo a lisura do esporte em nome do negócio.

Foi um nocaute…