Postado por - Newton Duarte

#OcupaCBF: Por abertura do debate, movimento na CBF pede renúncia de Del Nero

Por abertura do debate, movimento na CBF pede renúncia de Del Nero

Torcedores comuns se juntaram às personalidades do esporte a favor da pedida unânime (Foto:Reprodução/Twitter)

Torcedores comuns se juntaram às personalidades do esporte a favor da pedida unânime (Foto:Reprodução/Twitter)

Aconteceu na tarde desta terça, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, a primeira personificação das recorrentes críticas acerca da gestão de Marco Polo Del Nero e da situação da CBF diante do cenário crítico abalado pelos escândalos de corrupção.

O movimento, que ganhou corpo pelo Twitter através da #ocupaCBF e contou com apoio do Bom Senso FC, reuniu personalidades do esporte e outros setores, como jornalistas, artistas e cineastas. Juntos, assinaram um manifesto a favor da renúncia do atual presidente e de uma reforma a favor da transparência e da democracia.

Porta-voz escolhido para ler o manifesto na presença da imprensa, em frente à sede da entidade, o ex-jogador Raí reforçou a importância do debate. “O momento do país, do futebol, merece isso. Queremos dar voz a uma mudança futura. O melhor modelo é abrir o debate para mais atores participarem da discussão. Hoje o sistema é viciado, fechado”, declarou.

Um dos líderes do Bom Senso FC, movimento organizado pelos jogadores, o ex-atleta Alex focou na demanda política do movimento. “O que pede o manifesto é uma situação clara. Que Marco Polo e os seus vices renunciem. Se a estrutura continua, o sistema segue igual. O que a gente deseja é uma situação mais aberta, democrática”, comentou.

Representando a classe dos técnicos, Paulo Autuori, que assinou o manifesto assim como o campeão brasileiro Tite, clamou por uma maior participação popular na manifestação. “Queremos transparência e exigimos uma mudança de ideias. Espero que tenham condição de novos ares. O movimento é um sistema aberto, está sempre sendo modelado”, garantiu.