Postado por - Newton Duarte

Os 10 mandamentos do 'novo' Bahia

Os 10 mandamentos do ‘novo’ Bahia

Muitos torcedores do Bahia ainda não sabem, mas, no novo Estatuto do clube, aprovado no dia 17 de agosto de 2013, existe, além da tão sonhada eleição direta, um capítulo especial com dez mandamentos para qualquer indivíduo, seja ele tricolor ou não, fazer parte da história desse time bicampeão brasileiro. Está tudo escrito em letras miúdas lá no pezinho da página, na parte dos Anexos – 2014. (Atenção! Não levem essa informação a sério. Muito menos o restante do texto…)

Antes que vocês comecem a questionar, adianto: tudo está sendo cumprido da ‘melhor’ maneira possível pelos atuais diretores e jogadores, afinal, são apenas 10 pontos na Série A, além de 10 rodadas sem vencer e outros 10 dias sem treinador. É preciso muito esforço, estratégia e planejamento para alcançar tamanha perfeição. Por isso, convido a todos para realizar esse exercício de fiscalização e reflexão.

Seguem os 10 mandamentos tricolores e as minhas considerações:

1° – Amar ao Bahia sobre todas as coisas: Ninguém pode negar que isso acontece, né? É uma grande prova de amor da diretoria, por exemplo, ter contratado o atacante William Barbio depois dele ter deixado saudades no ano passado. Ninguém vai esquecer isso. Literalmente…

2º – Não usar o nome do Bahia em vão: Acho que isso não aconteceu. Talvez só em um pequeno episódio, quando a gerente de marketing do clube, disse em entrevista à ESPN que o Bahia pretende se tornar o maior clube do Brasil em três anos. Deve ser algum método moderno de Planejamento Estratégico que não li e nem aprendi no meu MBA em Gestão Esportiva. Vou até reclamar na faculdade!

3º – Santificar o domingo: Ah, amigos. Esse mandamento é seguido à risca e o atacante Rafinha já deixou bem claro em seu Twitter: ‘Domingão em casa. Obrigado Senhor’. Errado é quem estava em campo no jogo entre Bahia x Palmeiras. Não ser relacionado deve ter alguma vantagem.

4º – Honrar o teu passado: Se não dá para atuar como os heróis de 1959 e 1988, o jeito é se espelhar no time de 1996. Difícil? O Bahia versão 2014 só precisa de mais um jogo sem triunfo para se igualar ao grupo daquele ano, que ficou 11 partidas de jejum.

5º – Não matar: Apesar das inúmeras tentativas, ainda não ouvi relatos de tragédias causadas por causa das atuações do time nessa temporada. Ninguém morreu do coração, afinal, dificilmente o time erra passes ou finaliza longe do gol durante os jogos. A pontaria no Fazendão parece estar em dia.

6º – Não venderás: A saída de Talisca não deve fazer muita falta ao time, afinal, os salários continuam em dia no Fazendão graças ao dinheiro da negociação do jogador. Só Marquinhos Santos não gostou muito e, talvez por isso, foi viver longe de Salvador. Soube que até hoje o ex-treinador anda pelos cantos perguntando: ‘Cadê Talisca?’.

7º – Não prometerás: Em nenhum momento o Bahia chegou aos 30 mil sócios e, talvez por isso, o tão sonhado camisa 10 não tenha desembarcado. Romagnoli só não veio por causa disso, né não? Fiquei sabendo que esse era o único motivo.

8º – Não anunciarás: Depois de errar ao confirmar a contratação do chileno Sebastián Pinto, lá no dia 24 de janeiro, a diretoria ‘aprendeu’. E é exatamente por isso que eles demoraram tanto para anunciar o nome de Kieza para ser o camisa 9 no segundo semestre. O atacante estava na China e a viagem demora bastante, companheiros.

9º – Não desejarás o jogador do próximo: Isso só pode acontecer se o atleta em questão estiver sem espaço no seu clube de origem. Titular? Jamais. Foi assim com Guilherme Santos, Uelliton, Léo Gago, Henrique, etc. Ter ética é essencial nas negociações.

10º – Não terás pressa: Se Márcio Araújo foi descartado e Gilson Kleina ainda tem um trocadinho a receber do Palmeiras, não custa nada esperar mais um tempo. O Bahia é só o vice-lanterna do campeonato e ainda restam 25 rodadas. O novo técnico terá muitos jogos para arrumar a casa…

*Observação 1: Um pouco de ironia não faz mal a ninguém

*Observação 2: O Bahia não vai cair. Se Deus quiser!


Fonte: Miro Palma/Correio – Blog Futebol em Pauta

Foto: Divulgação