Postado por - Newton Duarte

Os avanços do Direito Esportivo em 2014

Retrospectiva: Membro da Academia L! faz balanço positivo do direito no esporte

João Henrique Chiminazzo, especialista em direito esportivo, acredita que acontecimentos em 2014 ajudaram no fortalecimento da ferramenta no esporte

O direito esportivo ganha a cada ano cada vez mais espaço no esporte brasileiro. Afinal, são muitas questões burocráticas, de dívidas e até mesmo disciplinares que as diferentes modalidades apresentaram em 2014.

O DIREITO E O ESPORTE

O ano de 2014 foi de muito crescimento para o Direito Desportivo. Com o embrólio no final do Brasileiro de 2013, no qual muita coisa foi decidida no STJD, o Direito Desportivo ganhou força e o seu número de adeptos aumentou, principalmente com a criação de novos institutos, como a Sociedade Brasileira de Direito Desportivo e a Academina Nacional de Direito Desportivo.

A Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (antigo PROFORTE) também trouxe bastante dicussão para o Direito Desportivo, mesmo porque o futebol brasileiro está entrando em colapso, sem dinheiro e a dificuldade financeira dos clubes faz com que o advogado tenha cada vez mais importancia no cenário futebolistico.

Acredito que foi um ano importante para o Direito Desportivo se consolidar e 2015 promete muito mais trabalho!

João Henrique Chiminazzo - Membro da Academia L!

Especialista em direito esportivo acredita que a área cresceu neste ano e tem tudo para continuar de desenvolvendo em 2015.