Postado por - Newton Duarte

Os favoritos da Copinha

Palmeiras, Corinthians, Vitória e mais 15 candidatos: veja guia da Copa SP


Atual campeão, Santos levará time novo para a Copa SP 2014

Com crescimento proporcional à sede de poder de Marco Polo Del Nero, a Copa São Paulo de 2014 começa nesta sexta-feira e mais uma vez terá sua maior versão desde a primeira disputa em 1969. São 104 clubes, distribuídos em grupos de A a Z: há ao menos um representante de cada estado do Brasil, 45 membros do futebol paulista e ainda um estrangeiro, o Kashiwa Reysol. Se ajuda na ascensão de Del Nero, presidente da Federação Paulista e aspirante à CBF, a Copinha também favorece o desenvolvimento do futebol brasileiro, já que não há torneio tão atrativo e que recebe tanta atenção. Também será assim no Prata da Casa.

Prova da relevância da Copinha pode ser medida, entre outros parâmetros, pelo aspecto comercial. A Federação Paulista aumentou seus lucros com o torneio ao comercializar, pela primeira vez, os naming rights da agora Copa Hitachi São Paulo, o que possivelmente tenha relação com o convite a uma equipe japonesa. Anteriormente cedidos gratuitamente, os direitos de transmissão agora são comercializados pela FPF. A edição 2014 poderá ser vista nos canais Sportv, Espn Brasil, Rede TV e Rede Vida.

Ainda que com fórmula de disputa dinâmica e que permite poucos erros pelo caminho, a Copa São Paulo também dá margem pequena para surpresas. São raros os times menores que vão longe nos últimos anos, ainda que com o limite de idade estabelecido para Sub-20. Por isso, antes de a competição se desenrolar a partir de Noroeste-SP x Aquidauanense-MS a partir das 14h (de Brasília), buscamos mais sobre os candidatos ao título que, em 2013, foi vencido pelo Santos.

Com a missão de informar os melhores jogadores e mais sobre a filosofia de cada equipe, listamos 18 times com mais possibilidades de ir às finais, dividos em três categorias: corre por fora, podem chegar e favoritos, por ordem de potencial. Palmeiras, Corinthians e Vitória, nesse momento, parecem os mais fortes. E você, aposta em quem?

ATLÉTICO (MG)

Desde o título em 1983, portanto há mais de 30 anos, o Atlético não sabe o que é chegar às semifinais da Copa São Paulo. Em temporadas mais recentes, inclusive, se acostumou a eliminações na primeira fase. Para mudar seu panorama em 2014, o treinador Rogério Micale – campeão do torneio com o Figueirense em 2008 – terá alguns bons jogadores que já poderiam servir os profissionais. Três deles, em especial, merecem atenção: o lateral direito Alex (94), o meia Dodô (94) e o atacante canhoto Carlos (95), rápido, muito talentoso e recuperado de problemas físicos. A sede atleticana será em São Paulo, com chave bastante acessível.

PODE CHEGAR.

Olho em: Carlos

ATLÉTICO (PR)

A exemplo de sua política dos últimos anos, o Atlético levará jogadores mais jovens à Copa São Paulo e irá priorizar as equipes mais velhas. Várias referências da geração júnior, como Douglas Coutinho (94), Marcos Guilherme (95) e Nathan (96) servem o Sub-23. Assim, o treinador Marcelo Vilhena tentará desenvolver mais jogadores jovens interessantes que vêm da equipe Sub-17. Os coadjuvantes são os volantes Matheus Moreira (96) e Matheus Rossetto (96) e o meia Enrick (96). O protagonista é o meia-atacante Marco Damasceno (96), destacado por scouts do Arsenal como a grande estrela que irá surgir da base atleticana.

PODE CHEGAR.

Olho em: Marco Damasceno.

BAHIA (BA)

Depois de disputar boa parte das competições Sub-20 de 2013 com uma base mais velha, o Bahia remonta sua categoria júnior com jogadores mais jovens. Com o mesmo grupo que vai à Copinha, o treinador e ídolo Charles levou os tricolores a uma campanha discreta no Brasileiro Sub-20, mas aposta na evolução para o torneio seguinte. A base da defesa tem o goleiro Guido (94), ex-Vitória e Santos, o carismático e ofensivo lateral Railan (94) e ainda o volante Yuri (94). Dois talentos mais jovens, o meia Rômulo (95) e o atacante Lourival (95) respondem pelo espírito criativo da equipe. Este último, goleador nato, é cotado para se transferir ao Flamengo, o que pode prejudicar sua primeira Copa São Paulo como titular.

Lourival tem 163 gols marcados nas Divisões de Base

CORRE POR FORA.

Olho em: Lourival

BOTAFOGO (RJ)

Finalista em 1971, o Botafogo nunca mais voltou à decisão da Copa São Paulo. Para 2014, as expectativas são mais uma vez modestas, sobretudo porque jogadores elegíveis já estão nos profissionais, como Dória (94) e Gegê (94). Por outro lado, o clube tem revelado bastante, o que põe luz sobre a equipe de Maurício Ferreira, recentemente definido como substituto de Eduardo Húngaro, hoje nos profissionais. Com a base que vai à Copinha e deve ter vida dura contra o Grêmio Osasco-SP, os botafoguenses tiveram papel bem discreto no Brasileiro Sub-20.

CORRE POR FORA.

Olho em: Allano

Léo brilhou na Copa São Paulo há dois anos e tenta retomar bom futebol

CORINTHIANS (SP)

Com oito títulos no currículo, o Corinthians é sinônimo evidente de tradição na Copa São Paulo e chega forte para a edição 2014. O time é treinado por Osmar Loss, ex-Internacional, e com primeiros meses positivos no Parque São Jorge. Loss conta com o atacante Léo (95) como único remanescente importante do título da Copinha 2012, mas também aposta nos gols de Lucas Douglas (94), destaque na reta final do ano passado, e o meia talentoso Rodrigo Figueiredo (96). A possível surpresa é o jovem Malcom (97), atacante veloz que pintou bem entre os juvenis, e o principal líder é o lateral direito Lucão (95).

FAVORITO.

Olho em: Léo

CORITIBA (PR)

Com a promoção recente de vários jogadores e até do treinador Zé Carlos, agora auxiliar de Dado Cavalcanti nos profissionais, o Coritiba terá possibilidades pequenas de uma campanha suficiente para ir até a fase final. O sucessor é Allan Aal, que disputou a competição pelo clube nos anos de 90 e foi recentemente promovido. A base de jogadores é de campeões paranaenses Sub-18, caso do meia Barreto (95), canhoto, rápido e inconstante. Entre os mais experientes,  está o volante Thiago Andrei (94), e possivelmente entre os mais jovens os jogadores que venceram o Torneio de Gradisca, na Itália, no último ano.

CORRE POR FORA.

Olho em: Barreto

CRUZEIRO (MG)

Campeão em 2007, o Cruzeiro vai à Copa São Paulo sem alguns jogadores importantes. Entre lesionados, o lateral Antônio Carlos (94) e o atacante Pedro Paulo (94). Jean Chera (95), recentemente contratado para a Copinha, já foi dispensado, e Bruno Lamas (94) foi emprestado ao São Caetano. Com desfalques principalmente no ataque, o treinador Paulo Ricardo deve apostar no talento do ponteiro Hugo Sanches (94) e nos atacantes Judivan (95) e Emerson Carioca (95). Vale manter atenção também no volante Eurico (94).

CORRE POR FORA.

Olho em: Emerson Carioca

FLAMENGO (RJ)

Grande time juvenil do futebol carioca em 2012, a base de jogadores nascidos em 1995 deve formar o Flamengo que vai para a Copa São Paulo sob o comando do jovem treinador Cleber dos Santos. As principais atrações são o atacante Douglas Baggio (95) e o meia-atacante Renan Donizete (95), filho de Donizete Pantera, mas os jogadores vice-campeões da Copa do Brasil que saem do Sub-17 também devem contribuir bastante. Casos, por exemplo, do volante Daniel (96) e de Caio Rangel (96), este a grande aposta do clube para o futuro ao lado de Baggio.

PODE CHEGAR.

Olho em: Douglas Baggio (atacante)

FLUMINENSE (RJ)

Vice-campeão em 2012, o Fluminense deve novamente recorrer a jogadores mais jovens em relação ao limite de idade, como na edição passada, e assim minimiza suas chances de título. Nem mesmo Kenedy (96), Marcos Felipe(96) e Robert (96), integrados aos profissionais, jogarão. Nesse sentido, quem causa expectativa é o lateral esquerdo Léo Pelé (96) e o meia Gérson (97), ambos bem abaixo da média de idade do torneio. Na mão do talentoso técnico Marcelo Veiga ainda estará o meia Gustavo Scarpa (94), ex-Desportivo Brasil, canhoto de ótima finalização.

CORRE POR FORA.

Olho em: Gustavo Scarpa (meia)

GOIÁS (GO)

Boa parte vice-campeões em 2013 deve servir Claudinei Oliveira no início da temporada, mas um reforço de peso vai com o Goiás para tentar ir à mais uma decisão. O goleiro Paulinho (94), o melhor da edição passada, é certeza de poucos gols sofridos. Do meio para a frente, Augusto César terá o volante e capitão Rodrigo (94), o habilidoso meia Murilo Henrique (94), cobiçado por grandes clubes do País, e ainda o atacante Jarlan (94), todos com chance de profissionalização em 2014.

PODE CHEGAR.

Olho em: Paulinho (goleiro)

GRÊMIO (RS)

Com mais de um mês de preparação específica para a Copa São Paulo, o Grêmio leva um grupo de jogadores diferente ao que participou do último Brasileiro Sub-20. A base é formada por jogadores de 1995 que chegaram às quartas de final da Taça BH e que foram vice-campeões da Copa FGF Sub-19 recentemente. O treinador James Freitas, ex-Internacional e Juventude, irá apostar no goleiro Léo (95), no volante Wallace (95) e no corpulento centroavante Ronan (95), ex-Fluminense.

PODE CHEGAR.

Olho em: Wallace (volante)

INTERNACIONAL (RS)

Mais uma vez, o Inter vai à Copinha com desfalques graças à prioridade para alguns jovens defenderem o time B no Campeonato Gaúcho. Ainda assim, sete titulares campeões brasileiros Sub-20 estão confirmados – Bertotto (93), Nathan Índio (93), Jean (93) e PV (93) ficam de fora. O trio de ataque com Murilo (94), Leandro (95) e especialmente Andrigo (95) merece atenção, assim como o volante Lucas Severo (95). Dos juvenis, vêm os reforços do atacante Alisson (96) e dos zagueiros Eduardo (96), Eriks (96) e Léo (96).

PODE CHEGAR.

Olho em: Andrigo (atacante)

Thiago Martins é um dos zagueiros jovens mais promissores do Brasil

PALMEIRAS (SP)

Não vai faltar entrosamento ao Palmeiras na Copa São Paulo em 2014. O treinador Diogo Giacomini terá o mesmo grupo que foi vice-campeão do último Brasileiro Sub-20, bastante modificado em relação à Copinha passada. A espinha dorsal palmeirense é composta pelo goleiro Vinícius (94), zagueiros Gabriel Dias (94) e Thiago Martins (95), lateral Matheus Müller, meias Juninho (95) e Christopher (95), além do atacante Erik (94). Conviver com o fato de jamais ter vencido a competição, porém, é uma pressão que costuma prejudicar o alviverde.

FAVORITO

Olho em: Thiago Martins (zagueiro)

PONTE PRETA (SP)

Em montagem de time novo para a Série B 2014 e os próximos anos, a base deve ter papel mais importante para a Ponte Preta que nos anos anteriores. Com Rafael Ratão (95) e Alef (95) já integrados aos profissionais, a Ponte vai atrás de mais revelações sob o comando de Zé Sérgio na Copinha. A geração de 1996 é extremamente promissora e deve apresentar destaques como o lateral Jefferson (96), o volante Júnior Citta (96), o meia Ian (96) e os atacantes Luizinho (96) e Matheus Aias (96).

CORRE POR FORA.

Olho em: Júnior Citta

SANTOS (SP)

Com toda uma geração consolidada nos profissionais, o Santos destinou a Neílton (94) a missão de conduzir a equipe que lutará pelo bi da Copa São Paulo. Seu contrato acaba em maio e, até o momento, não há acordo para renovação, e ele pode até sair ao Botafogo já com a Copinha em andamento. Quem segue é o volante Lucas Otávio (94) e o atacante Diego Cardoso (94), destaques no título da Copa Brasil Sub-20. Os juvenis reforçam o time do treinador Pepinho com promessas como o volante Fernando Medeiros, grande fazedor de gols do Sub-17 em 2013. Após muito tempo, a cidade de Santos volta a ser sede e os jogadores atuarão na Vila Belmiro.

PODE CHEGAR.

Olho em: Fernando Medeiros

SÃO PAULO (SP)

Entre apostar em mais experientes que vinham mal ou em mais jovens que se destacavam, o São Paulo tomou a decisão correta e vai com boa parte de seus juvenis para a Copinha 2014. O treinador Menta foi promovido e estreia entre os juniores no torneio mais importante da categoria depois de ganhar a Copa do Brasil Sub-17. O atacante Adelino (94) e o goleiro Jairo (94) devem dar mais peso a uma equipe que vem do Sub-17 com o zagueiro Lucão (96), o volante Gustavo (96), o meia Boschilia (96) e os atacantes Ewandro (96) e Joanderson (96), todos com nível de Seleção Brasileira.

PODE CHEGAR.

Olho em: Boschilia

VASCO (RJ)

Com vários jogadores em reta final de contrato, o Vasco certamente será monitorado por outras equipes. Sorato, treinador campeão da Taça BH com os juniores, perdeu John Cley (94) por motivo de lesão e assim parte do poder de fogo de sua equipe. Quem causa expectativa é o meia Guilherme Costa: um dia referência na geração /94, ele perdeu espaço, teve lesões e tenta a volta por cima com a camisa 10. Ele deverá municiar os bons atacantes Marquinhos do Sul (94), Yago (94) e eventualmente Renato Kayzer (96). O Vasco não chega à semi desde 2003.

CORRE POR FORA.

Olho em: Guilherme Costa

Marcelo deve se juntar ao grupo durante a Copinha

VITÓRIA (BA)

No papel, um dos mais fortes times desta Copa São Paulo. Liderado pelo treinador Carlos Amadeu, há cinco anos nos juniores, o Vitória leva praticamente força máxima e jogadores interessantes como o zagueiro Josué (94), o volante José Welison (95) e também o rápido atacante Léo Ceará (95). Caso avance à segunda fase, o grupo ainda será reforçado pelo volante Marcelo (94) e o lateral Euller (95), bastante utilizados no último Brasileiro. Amadeu e seus jogadores foram vice-campeões da última Taça BH.

FAVORITO.

Olho em: Marcelo


Fonte: Dassler Marques – Prata da Casa - Terra

Fotos: Fernando Borges/Terra - Futura Press - Fernando Dantas/Gazeta Press - Divulgação