Postado por - Newton Duarte

Os próximos passos do novo presidente tricolor

Os próximos passos de Schmidt, novo presidente tricolor

Eleito no sábado, ele deve anunciar toda direção executiva nesta segunda, dia da posse, e vai conversar com Cristóvão Borges

A bola está com ele e, logo de cara, Fernando Schmidt fez ela rolar. O novo presidente resolveu trabalhar já no dia seguinte à eleição histórica do Bahia, quando foi escolhido pelos sócios com 67% dos votos para comandar o clube até dezembro de 2014. Passou o domingo acompanhado do vice Valton Pessoa, e do publicitário Sidônio Palmeira no escritório do Mundo Plaza para traçar quais serão os primeiros passos da gestão no clube.

A primeira medida está diretamente ligada ao futebol. A intenção de Schmidt é conversar com o técnico Cristóvão Borges para começar a reforçar o elenco. O prazo para inscrições de jogadores, segundo o regulamento do Brasileiro, vai até 4 de outubro. “Temos que enfrentar esse prazo para as contratações. O time será reforçado e vamos conversar com Cristóvão. A nossa intenção é fazer todo um planejamento de como isso poderá ser feito nos próximos dias”, diz o presidente.

Ainda na noite de sábado, depois da eleição, três jogadores surgiram como possíveis reforços: Michel, lateral-direito do Atlético Mineiro, Léo Gago, volante do Palmeiras, e Lucca, meia do Cruzeiro. Enquanto o jogador da Raposa está mesmo na mira, os dois primeiros estão descartados. “Vamos tentar o Lucca, fazer o possível para ter esse jogador”, admite Valton Pessoa, para depois frisar. “Precisamos de uns três ou quatro reforços.

As contratações passarão pela análise do treinador, seja a necessidade da posição, ou para avaliar o jogador”.

A continuidade do diretor de futebol Anderson Barros é incerta. Tudo depende de uma conversa entre o dirigente e a nova cúpula tricolor. O nome de William, ex-gerente de futebol do Corinthians, e que não aceitou um convite anterior do ex-presidente Marcelo Guimarães Filho, aparece forte nos bastidores. Schmidt, ao menos por enquanto, prefere manter a cautela.

“Não vamos tomar uma posição imperial, onde só o presidente decide. Vamos conversar não só com o Anderson Barros, como com outras pessoas que fazem a composição da comissão técnica do Bahia. Não queremos trazer nenhum tipo de desestabilização para o clube. Estamos andando em cima de uma navalha. É preciso reforçar, mas não podemos desestabilizar”.

URGENTE

O resultado da auditoria será divulgado hoje e, até o momento, as informações sobre a situação financeira do clube ainda são superficiais. Mas o vice-presidente Valton Pessoa já espera as dificuldades. “Não conhecemos ainda a realidade do Bahia. A gente só sabe que vai enfrentar muita dificuldade, que existe uma dívida muito grande. Queremos entender a situação do clube, funcionários, elenco, administração, receita, pagamento de folha... É tudo emergência, tudo urgente”.

Por causa dessas dificuldades, o nome de Reub Celestino é dado como certo no setor administrativo-financeiro do clube. Ex-presidente da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), Reub é torcedor do Bahia e tem longa experiência na área. “Conheço ele há muito tempo, pois já trabalhamos juntos. Sei que, além de muito amor pelo Bahia, tem um rigor grande na área administrativa e financeira. É um nome, mas não posso confirmar ainda”, despista Schmidt, que promete divulgar toda equipe hoje.

“Estamos na dúvida entre quatro ou seis diretores nas áreas administrativa e financeira, futebol, jurídico, divisões de base e marketing. Além de ter uma espécie de diretoria executiva que pegaria setores como, por exemplo, o social e o patrimonial”.


Fonte: Miro Palma – Ibahia

Foto: Marina Silva – Correio*