Postado por - Newton Duarte

Outlet: Bahia agora cobrará por vitrine

Virou vitrine: Bahia muda de postura para ter lucros em futuras negociações


Diretor lembra do caso do atacante Fernandão, que chegou ao Tricolor em baixa, se destacou com boas atuações e saiu de graça para o Bursaspor, da Turquia


A história se repete a cada temporada: um jogador chega ao Bahia em baixa, consegue se destacar e vai embora sem render um centavo aos cofres do clube. A prática é recorrente, mas, no que depender do diretor de futebol William Machado, está com os dias contados. Durante a apresentação do elenco tricolor para a temporada 2014, o dirigente afirmou que o Bahia sofreu uma mudança de postura nas negociações com os jogadores. A partir deste ano, o jogador que for negociado enquanto estiver jogando pelo Bahia renderá dinheiro para o clube. O time baiano será uma vitrine com lucros, e não apenas um ‘pegue e leve’ como o torcedor se acostumou a ver nos últimos anos.

A mudança já vale para os novos atletas apresentados para esta temporada. O zagueiro Serjão, o volante Diego Felipe, e os atacantes Hugo e Jonathan Reis não deixarão o Bahia sem render frutos para o clube.

- Com todos atletas a gente assinou contrato de um ano com opção de compra. Taxa de vitrine recebe participação. No passado recente não acontecia. Bahia era vitrine, mas não lucrava nada venda futura. Hoje a gente exige essa prerrogativa. Um atleta não veio porque entendeu que não tinha interesse em ter essa cláusula – contou William Machado.

Um caso que serve de exemplo para o diretor de futebol tricolor é o do atacante Fernandão. O centroavante chegou ao Bahia no primeiro semestre de 2013 e, após vários gols e belas apresentações, foi negociado com o Bursaspor, da Turquia, sem render nada ao Tricolor.

- A mais recente foi do Fernandão. Bahia não teve participação a mais, a não ser dentro de campo – lembrou o cartola tricolor.

Outro jogador que se valorizou após passagem recente pelo Bahia foi o meia Marquinhos Gabriel. O jogador viveu bons momentos no último Campeonato Brasileiro, mas não aceitou renovar com o Tricolor e está a caminho do Palmeiras, que no ano passado subiu para a Série A do Campeonato Brasileiro.


Fonte: Thiago Pereira e Rafael Santana – GE.COM