Postado por - Newton Duarte

Outro grupo político do Bahia emite 'Nota' e faz desagravo à Marcelo Sant'Ana

Nota Oficial – A Voz do Campeão

A Voz do Campeão

Nas eleições para a presidência do Esporte Clube Bahia, em 2014, a chapa A Voz do Campeão foi justamente encabeçada pelo empresário e engenheiro Olavo Fonseca Filho, tendo como vice o empresário e engenheiro Fernando Jorge Carneiro, porque achávamos que para dirigir o Bahia o presidente e o seu vice teriam que possuir experiência de gestão.

E gestão não se confunde com mera organização administrativa. Gerir bem é ter autoridade para fazer, ou não fazer, decidir, mandar, cobrar, e até punir.

A Voz do Campeão vai continuar defendendo intransigentemente o respeito absoluto à democracia, ao mesmo tempo em que vai continuar cobrando da Diretoria Executiva do clube o cumprimento dos compromissos assumidos com os sócios e a torcida do Bahia por ocasião das eleições.

O que vimos em um ano foi muito amadorismo em campo quando se apregoava total ênfase no futebol. A velha política de contratar “caminhões de jogadores” prevaleceu em lugar de uma real política de qualidade nas escolhas.

Além do desastre no futebol nesta temporada, a ampliação do quadro de sócios, a solução dos problemas patrimoniais do Fazendão e da Cidade Tricolor, o respeito ao torcedor do Bahia como cliente da Arena Fonte Nova, a transparência nos negócios e contratos, e a qualificação das nossas divisões-de-base também continuam pendentes, ainda sem solução.

O presidente Marcelo Sant’Ana foi eleito para um mandato de três anos e deve cumpri-lo. A democracia no Bahia ainda está em processo de amadurecimento e consolidação, depois de quase 25 anos de desmandos e gestão temerária, onde o clube caiu não só para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, mas viveu o inferno da Série C.

Não fomos a oposição do “quanto pior melhor” nem na época em que o clube era assaltado por legítimos tiranos. E, muito menos, seremos agora.

Somos radicalmente pela democracia, pela manutenção das regras do jogo, mas iremos exercer, sem nenhuma abdicação, nosso papel crítico para que o Esporte Clube Bahia seja cada vez maior e mais forte.

A VOZ DO CAMPEÃO

OLAVO FONSECA FILHO – Sócio

FERNANDO JORGE CARNEIRO – Sócio

FERNANDO PASSOS – Sócio

PEDRO BARACHÍSIO LISBOA – Torcedor

IVAN CARVALHO – Sócio

PABLO MAURUTTO – Sócio

IVES BRITO – Sócio

PAULO CÉSAR COELHO – Sócio

MURILO JACQUES – Sócio

VICTOR CARVALHO – Sócio

ADHVAN FURTADO – Sócio

PAULO AQUINO – Sócio

VIRGÍLIO ELÍSIO DA COSTA NETO – Conselheiro

SAUL QUADROS – Conselheiro

REUB CELESTINO – Conselheiro

MARCUS VERHINE – Conselheiro

ADRIANO FONSECA – Conselheiro

NESTOR MENDES JR. – Conselheiro

ANDRÉ JOAZEIRO – Conselheiro

MAURÍCIO DANTAS GOÉS E GOÉS – Conselheiro

FERNANDO CARLOS SOUZA CORREIA – Conselheiro

JOSÉ RAIMUNDO GOMES – Conselheiro

ADRIANO MASCARENHAS – Conselheiro

LEANDRO PINHEIRO ANDRADE – Conselheiro

EMMANUEL TEIXEIRA – Conselheiro

EMANUEL VIERA – Conselheiro

ADRIANO VIEIRA – Conselheiro

Nota Luis Peres @BahiaClub: Mais um grupo se manifesta. Mais um grupo se manifesta contra um “pedido de renúncia”.

Renuncia não é uma questão de foro íntimo? Será que se pedir muito, ele fará isso? Ele é tão fraco e possui um poder tão frágil assim? 

Mas, quem pediu?

Se pediram, não teria sido uma figura de linguagem? Um disfemismo? Uma estratégia política para que o adversário conceda espaço?

Estranho mais uma vez, um dos grupos de poder, com ilustres (sem disfemismos) componentes no Conselho Deliberativo, virem a público em desagravo à Marcelo Sant’Ana.

Está parecendo que estão “prestando satisfação á alguem”. Se for, eu lamento.

Como perguntei em 'Cláusulas de Burricilidade': Depois da queda, o coice!: "E apenas uma manobra para justificar a permanência do mandatário, com apoio total do Conselho e todos saírem bem na Selfie de Natal se garantindo no poder?"

Ninguém cobra nada. “Jogam pra torcida” mais que a maioria dos contratados em 2015.

O tempo dirá!

O torcidabahia.com, formado por torcedores, não é grupo de poder, nem aspira nada do Esquadrão. Nem autógrafo de jogador. Só pedimos TRANSPARÊNCIA. Obrigação que não passa na porta do clube.

Particularmente, também em tom de DISFEMISMO, sugerimos a renuncia. Mas, uma renuncia coletiva. Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo. Uns por inapetência; Outros por inutilidade. Não retiramos uma vírgula.

A cada dia isso fica claro.

Para encerrar, está virando um “lugar comum” no Brasil, ficarem repetindo que alguém “eleito” TEM que terminar o mandato. O cargo virou um direito adquirido inquestionável em qualquer situação? Alguém explica? Todos tem que terminar o mandato ou só os coligados?

A base da Democracia não é a manutenção a qualquer custo de qualquer cidadão ou cidadã que esteja exercendo um cargo para o qual tenha sido eleito. Essa manutenção desesperada se chama: interesse. Nada mais.

Então, dentro da Constituição Brasileira e outros livros inferiores dentro hierarquia legal, possuem letra morta tratando do tema e nós não sabíamos?

Como o grupo ora em desagravo possui brilhantes Advogados, dos quais um foi meu Professor, acho que aprendi tudo errado.

Devia ter tomado ZERO.

É teatro demais, para um clube que é SÓ de futebol.

Ainda bem que o ano acabou, senão a vergonha seria BEM maior.

Fico com a sensação que estão tentando subjugar a inteligência de todos.  Deve ser "só" sensação mesmo!