Postado por - Newton Duarte

Painel FC: Bom Senso FC, Ingressos e Bahia

Painel FC

Apoio estatal

Depois de ser encorpado com vozes de treinadores, o movimento de 75 jogadores com propostas para mudar o futebol brasileiro ganha um aliado importante para entrar no embate com a CBF. As reivindicações do grupo de atletas agradaram o governo federal, que defende há alguns meses, por meio do Ministério do Esporte, a adequação do calendário esportivo ao modelo europeu, no qual as temporadas começam em agosto.

Tese. A leitura em Brasília é que as reclamações dos jogadores visam uma melhora nos campeonatos nacionais, por isso o apoio. Mas, a princípio, o governo federal não deve entrar nas discussões diretas entre os atletas e a CBF sobre a alteração no calendário do futebol.

Pré-agendado. O primeiro encontro dos jogadores que compõem o movimento deve acontecer na próxima segunda, em São Paulo. Mas nem a data nem o local estão fechados totalmente por um motivo curioso: a organização do movimento não sabe se vai conseguir reunir todos participantes justamente porque o calendário do futebol dificulta.

Eleição. Nesta primeira assembleia, serão escolhidos os líderes do movimento, já intitulado "Bom Senso F.C.". Os atletas eleitos serão os responsáveis por levar as reivindicações à CBF, em outra reunião ainda não agendada. Para jogadores que fazem parte do movimento, a confederação terá de tomar medidas a curto prazo. Ou seja, alterar o calendário para 2015 --ou, no máximo, 2016.

Come quieto. A federação mineira dá de ombros para as propostas de mudança nas datas do futebol. Argumenta que seu estadual já é enxuto, com 15 datas, e não afeta os times locais.

Tabelado. Os preços dos ingressos dos novos estádios, como o Maracanã, a Fonte Nova e o Mineirão, serão discutidos amanhã, em Brasília. O Ministério do Esporte convocou reunião com clubes, gestores das arenas e membros dos governos locais para tratar do tema. Os clubes receberam um e-mail de convite anteontem.

Fim de festa. A nova gestão do Bahia, eleita após intervenção judicial, cortou as benesses antes oferecidas às organizadas do clube. As torcidas uniformizadas do time, que recebiam mais de mil entradas por jogo como doação da diretoria, não têm mais esse direito.

Contrapartida. Ao mesmo tempo, a diretoria do Bahia aumentou os benefícios aos sócios para estimular o comparecimento ao estádio. A taxa de adesão para se associar ao clube caiu de R$ 300 para R$ 10. E, para o jogo de domingo, contra o Vasco, os sócios pagarão meia-entrada para ir à Fonte Nova.

Festa sem número. A menos de nove meses para a Copa, Curitiba ainda não definiu onde será realizada a "fan fest" da cidade, onde serão exibidas as partidas da competição. As duas opções são o parque Barigui e a praça Afonso Botelho. A ideia da prefeitura local é escolher o ponto no próximo mês.

DIVIDIDA

"O fundamental [para mudar o calendário do futebol] é o bom senso"

ANTONIO NASCIMENTO

Secretário Nacional de Futebol, ao comentar o movimento dos jogadores para alterar o formato atual, proposto pela CBF


Fonte: Painel FC - Bernardo Itri – Folha