Postado por - Newton Duarte

#PanAm2015: Brasil estreia contra o Canadá neste domingo(12)

Seleção masculina começa rota para acabar com jejum no futebol do Pan

Estreia dos comandados de Rogério Micale é justamente contra os donos da casa

A Seleção Brasileira masculina de futebol inicia neste domingo a missão de acabar com um jejum de 28 anos sem medalha de ouro em Pan-Americanos. A estreia no torneio será justamente contra o anfitrião: Canadá, às 21h30 (de Brasília), Hamilton, pelo Grupo A (que ainda tem Panamá e Peru).

Além do objetivo do título por si só, o time brasileiro – formado por jovens com idade olímpica – também tem como objetivo mostrar serviço visando à Rio-2016.

– Temos a responsabilidade de disputar o Pan para buscar uma medalha, porque é uma Seleção Brasileira, mas também é uma competição para avaliar atletas que possam servir a olímpica. Dunga vai estar observando – avisou o técnico do Brasil, Rogério Micale.

O treinador, no entanto, não quer saber de um time levando uma carga emocional pesada.

- Temos que passar tranquilidade aos que estão envolvidos nessa competição, a começar pelo treinador. Por questão de tempo, as coisas podem engrenar ou não. Estamos trabalhando dentro da possibilidade de acerto. A Seleção, pelo momento que vive, está em busca de errar o menos possível para dar uma resposta. Existe a pressão, a cobrança, mas ela tem que ser controlada. Não adianta nada irmos a campo tensos - disse ele, referindo-se às questões pós-7 a 1.

O atacante Lucas Piazon, um dos nomes mais conhecidos da equipe que está no Canadá, ressaltou um fato curioso em relação ao Pan: é difícil achar informação sobre os adversários, já que a faixa sub-22 não costuma ser usada nas competições Fifa.

– Não sabemos o que vamos encontrar. Mas é legal, uma experiência única. Pan e Olimpíada são diferentes. Então, estou muito feliz por essa chance.– emendou.

Rogério Micale, para amenizar a falta de informação, usou um olheiro amigo que trabalha no Canadá. Neste domingo será o primeiro teste para ver se Piazon e Cia estão bem instruídos.

DÚVIDAS

A maior parte da equipe brasileira é formada por jovens que atuam em solo nacional. Lucas Piazon – formado no São Paulo, que pertence ao Chelsea, mas jogou a temporada passada no Eintracht Frankfurt (ALE) – é um dos nomes mais badalados. No entanto, pode ser que não comece a partida como titular por questões físicas. Ele e Vinícius (que estava emprestado pela Lazio ao Perugia e foi formado no Cruzeiro) estavam de férias, enquanto os jogadores que atuam em solo brasileiro não.

Rogério Micale citou durante os treinos preparatórios da equipe em Teresópolis que via em Lucas Piazon uma capacidade mais aguçada de adaptação ao esquema tático proposto para o Brasil – executado já no Mundial Sub-20, com um time mais dinâmico no setor ofensivo. Piazon, que se coloca à disposição para atuar tanto centralizado quanto nas pontas, está de acordo com o chefe.

– O esquema de jogo que ele tenta implantar é o que eu venho atuando há dois anos. Na Holanda, principalmente, foi o que eu joguei o ano inteiro. Na Alemanha e na Espanha variava mais. Estamos mais acostumados – disse o atacante.

Brasil e Canadá se enfrentam neste domingo, às 20h30 (21h30 de Brasília), em Hamilton, sede das partidas de futebol dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.

O provável time do Brasil: Andrey, Tinga, Luan, Bressan e Euller; Barreto, Rômulo, Eurico; Dodô, Luciano e Clayton.