Postado por - Newton Duarte

#PanAm2015: Na estreia. Seleção Feminina do Brasil bate a Costa Rica; Veja

Seleção feminina estreia com vitória sobre Costa Rica por 3 a 0

Logo na estreia nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, o Brasil derrotou a Costa Rica pelo placar de 3 a 0. Raquel se mostrou uma substituta à altura de Marta e abriu o placar para a Seleção. Thaísa ampliou a vantagem, aproveitando uma sobra na área adversária, e Formiga decretou a vitória ao fazer o terceiro gol. O Brasil está no Grupo B da competição, ao lado de Costa Rica, Equador e Canadá.

A Seleção entrou em campo com a mesma base que disputou a Copa do Mundo no Canadá. Luciana; Fabiana, Mônica, Rafaelle, Tamires; Thaisa, Andressinha, Formiga; Raquel, Andressa Alves e Cristiane foram as titulares neste sábado, com Formiga usando a faixa de capitã que pertence à Marta, ausente para se reapresentar ao seu time na Suécia.

A Costa Rica iniciou a partida com a formação fechada, obrigando o Brasil a tocar a bola no meio-campo buscando uma brecha na defesa rival. Mas Andressa conseguiu boas arrancadas e iniciou a pressão brasileira em Hamilton.

Com 13 minutos de jogo, Cristiane atuou como pivô e, de cabeça, deu o lançamento para Raquel mandar a bola de primeira para o fundo da rede de Diaz, marcando o primeiro gol do Brasil. Aos 33, Cristiane arriscou ao receber uma bola de escanteio, mas a goleira Diaz espalmou. Thaísa aproveitou o rebote e ampliou os marcadores.

No segundo tempo, o jogo ficou mais apertado para as brasileiras, que até se arriscaram no ataque mas falharam nas finalizações. Aos 45, Formiga fez o terceiro do Brasil, ao cabecear um cruzamento de Andressinha na pequena área. Com 37 anos, a autora do gol completa 20 anos defendendo a seleção.

Agora, o Brasil se prepara para enfrentar o Equador, na próxima quarta-feira, às 18h30(de Brasília). As brasileiras buscam o terceiro ouro em Jogos Pan-Americanos, depois de saírem vitoriosas em duas oportunidades: em 2003, em Santo Domingo, e em 2007, no Rio de Janeiro. Já a seleção masculina terá sua estreia neste domingo, diante do Canadá.

Brasil: Luciana; Fabiana, Mônica, Rafaelle, Tamires; Thaisa, Andressinha, Formiga; Raquel (Poliana), Andressa Alves (Gabriela Zanotti) e Cristiane.

Com gol de Raquel, Brasil fez 3 a 0 sobre a Costa Rica na estreia do Pan - Rafael Ribeiro/CBF