Postado por - Newton Duarte

Para a CBF 2 pesos sempre tem 2 medidas; depende do freguês

Bahia x Orlando City: CBF já alterou datas em virtude de amistosos internacionais

Em nota divulgada na última segunda-feira (15), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) informou a alteração da partida entre Bahia e Galícia para o dia 9 de março, pela quarta rodada do Campeonato Baiano, por causa do amistoso entre Bahia e Orlando City. A data coincide com outro confronto do Esquadrão, diante da Juazeirense, pela quinta rodada da Copa do Nordeste.

No mesmo comunicado, a FBF afirmou que consultou junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a possibilidade de mudar a data do jogo contra o Cancão de Fogo, mas a entidade máxima do futebol brasileiro negou em virtude do artigo 23 do Regulamento Geral de Competições (RGC), que afirma: "durante a realização das competições não será concedida licença aos clubes para possíveis excursões ou amistosos que venham a provocar modificações na tabela da competição".

Apesar do artigo presente, a CBF já abriu exceções para clubes brasileiros em casos de amistosos internacionais. Em 2013, já com o artigo em seu RGC (confira o documento aqui), a CBF alterou partidas do Santos e do São Paulo no Campeonato Brasileiro da Série A. O clube do litoral paulista teve uma partida da competição nacional alterada em virtude de um amistoso contra o Barcelona em agosto daquele ano. O São Paulo, por sua vez, disputou torneios internacionais na época e também teve datas de jogos alteradas. Uma dessas partidas, inclusive, foi contra o Bahia.

Na tarde desta terça-feira (16), o Esporte Clube Bahia publicou uma nota a respeito da situação e pediu bom senso para a CBF.