Postado por - Heitor Montes

Para comentaristas, Bahia sai na frente do Sport em posição por posição

Times mais vitoriosos da história do Nordeste, Sport e Bahia farão uma final regional de primeira. Literalmente: os dois times estão na Série A e possuem os maiores orçamentos locais. Rivais históricos, Leão e Esquadrão de Aço medem forças a partir desta quarta-feira. O primeiro jogo é na Ilha do Retiro, casa do clube pernambucano. Mas quem chega mais forte para a partida de ida?

O GloboEsporte.com consultou especialistas para tentar chegar a um veredicto. Três comentaristas votaram em quem vive melhor momento em cada posição dos dois times: Cabral Neto, de Pernambucano, Gustavo Castellucci, da Bahia, e Lédio Carmona, comentarista do SporTV. Para eles, o Bahia sai um pouco na frente, mas o duelo é equilibrado. No geral, deu 5 a 4 para a equipe baiana, com dois empates. O treinador mais votado também foi do Esquadrão de Aço.

É importante ressaltar que os votos são válidos para a primeira partida. Como as duas equipes estão desfalcadas com jogadores que podem voltar no jogo da semana que vem, em Salvador, o critério foi comparar os times que provavelmente entrarão em campo no duelo de ida. Isso exclui, por exemplo, o meia Régis - do Bahia - suspenso para o primeiro confronto. Ou o zagueiro Ronaldo Alves, do Sport, fora desta quarta, mas com chances de voltar para a finalíssima.

A montagem das equipes também envolveu um pouco de análise dos cenários. Por se tratar de uma decisão, os técnicos decidiram fazer mistério e não revelar, com antecedência, as equipes. Há algumas dúvidas, mas dificilmente os times que entram em campo fugirão muito do que está abaixo.

Veja abaixo como ficaram os confrontos:

Comentaristas divergiram um pouco, mas análise do duelo é marcada pelo equilíbrio entre equipes (Foto: infoesporte) Comentaristas divergiram um pouco, mas análise do duelo é marcada pelo equilíbrio entre equipes (Foto: infoesporte)

Goleiro

Foi unanimidade. Magrão, do Sport, ganhou os três votos e derrotou Jean na disputa. Esse duelo é até geracional. Enquanto o tricolor tem 21 anos de idade, o rubro-negro tem 40. A idade, porém, ainda não fez o nível de Magrão cair. Pelo contrário: nesta temporada, o camisa um do Leão está se destacando, sobretudo nas disputas de pênaltis. Já são cinco defesas do tipo.

Defesa

O Bahia leva ligeira vantagem no setor. Na lateral direita, o primeiro dos dois empates: Samuel Xavier e Eduardo foram vistos como equivalentes pelo trio de especialistas. Lédio votou em Samuel. Castellucci preferiu Eduardo, enquanto Cabral Neto considerou uma igualdade. No geral, empate entre eles.

Na zaga, um de cada. Tiago ganhou por unanimidade de Matheus Ferraz, enquanto Durval venceu Lucas Fonseca por dois a um (o baiano teve o voto de Lédio Carmona). Na lateral esquerda, Matheus Reis levou a melhor sobre Raul Prata, destro que deve ser improvisado na função (haja vista os desfalques do Leão).

Meio de campo

É aqui o grande diferencial do Bahia para os comentaristas. Considerando apenas os três atletas que jogam na faixa mais central do campo, o Esquadrão de Aço ganhou do Sport neste setor. Renê Junior ficou na frente de Ronaldo, Juninho levou vantagem sobre Fabrício e Zé Rafael se sobressaiu diante de Everton Felipe (que não está confirmado para o jogo).

Ataque

No setor da frente, porém, o Leão dá o troco. Dos três atletas que costumam jogar à frente e comandar ações ofensivos, o Sport ganha em dois - e empata na outra. A igualdade é entre os pontas Rogério e Edigar Junio. Depois, só Sport. Diego Souza ganhou com tranquilidade para Allione e André também foi considerado superior a Gustavo (que volta de suspensão).

Treinadores

Comandante do Bahia, Guto deu um "banho" em Ney Franco. Pressionado pela torcida do Sport apesar de ter conseguido todos os objetivos até o momento, o rubro-negro não foi páreo para o baiano. Os três votos foram para Guto.

Fonte: Globo Esporte