Postado por - Heitor Montes

Para Eduardo, Bahia joga melhor no segundo tempo dos jogos: Tem que procurar o equilíbrio

O Ba-Vi do último domingo, vencido pelo Vitória por 2 a 1 na Arena Fonte Nova, em Salvador, expôs a dualidade do Bahia. No primeiro tempo, um time travado, previsível, que não conseguia superar a marcação do rival. Na segunda etapa, mesmo com um jogador a menos, o Tricolor foi uma equipe que criou lances mais incisivos, com boas tramas ofensivas e o gol, marcado por Alan Costa, contra, em lance puxado pelo lateral-direito Eduardo.

O cenário se repetiu em outras ocasiões na temporada. Após um primeiro tempo apático, o time comandado por Guto Ferreira conseguiu mudar de postura depois do intervalo e decidir as partidas nos minutos finais. O problema pode ser ilustrado por meio dos números. Dos 39 gols marcados pelo Bahia em 2017, 23 deles, cerca de 58,9% do total, foram feitos na segunda etapa. Eduardo avaliou a situação e ponderou que é preciso achar um equilíbrio para não ficar marcado como time sem uniformidade.

- Durante o campeonato, nosso segundo tempo tem sido mais proveitoso. Temos entrado um pouco dispersos no primeiro tempo e, no segundo tempo, a equipe tem uma crescente muito grande. A gente tem que procurar o equilíbrio, fazer isso durante os 90 minutos para que as dificuldades sejam reduzidas e a gente consiga ter êxito nos placares – comentou o lateral.

A questão não é unanimidade dentro do elenco. O zagueiro Éder, por exemplo, avalia que o Bahia tem uma homogeneidade dentro dos jogos.

- Acredito que não [há diferença entre primeiro e segundo tempo]. Procuramos sempre entrar com o mesmo foco e pegada nos dois tempos. A equipe vem evoluindo no decorrer da temporada e acredito que possamos crescer ainda mais para fazermos um ótimo ano - analisou.

Para provar que não é uma equipe de apenas “um tempo”, o Bahia encara o Fluminense de Feira no domingo, às 18h30 (de Brasília), no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, pelo primeiro jogo das semifinais do Campeonato Baiano. Curiosamente, no primeiro embate entre os dois times na temporada, ainda na fase de grupos do estadual, o Tricolor de Salvador sofreu um gol justamente nos minutos finais da segunda etapa.

Fonte: Globo Esporte