Postado por - Newton Duarte

Para quem vê pelo em ovo

Para quem vê pelo em ovo

Paulo Nobre é o presidente do Palmeiras, que reclama de ter sido prejudicado pela arbitragem no empate por 2 a 2 contra o Flamengo, no Pacaembu. Nobre filiou-se ao Palmeiras em 1983, ao receber uma ficha de inscrição das mãos de Marco Polo Del Nero, hoje o homem que manda no futebol brasileiro. Foi o próprio Nobre quem contou essa história, há dois anos, ao jornal "Folha de S.Paulo". O presidente eleito da CBF é mais do que amigo do presidente do Palmeiras. "A CBF está em boas mãos", declarou Nobre em abril deste ano, quando uma assembleia geral da entidade elegeu Del Nero para substituir José Maria Marin a partir de 2015.

O Botafogo esbravejou pela atuação da arbitragem na derrota para o Bahia por 3 a 2, também ontem, no Maracanã. O atacante Emerson Sheik fez questão de procurar uma câmera para declarar que "a CBF é uma vergonha". Maurício Assumpção, presidente do Botafogo, foi chefe de delegação da seleção brasileira no Superclássico das Américas, em 2012 - o cargo é simbólico, serve justamente para mostrar quem está bem com o comando da CBF, que na época já era exercido por Marin e Del Nero.

O Bahia, supostamente ajudado, tem como presidente Fernando Schmidt, um outsider entre os cartolas tradicionais. É um dos maiores apoiadores do Bom Senso FC, por exemplo, movimento que não é exatamente popular entre dirigentes de clubes, federações estaduais e a CBF. Eis o que disse Schmidt numa entrevista recente ao repórter Raphael Carneiro, do GloboEsporte.com em Salvador:

- Nós temos a perseguição e o boicote externo comandado pela CBF, pela coragem que tivemos de denunciar os desmandos da CBF no futebol brasileiro e propor sua reformulação completamente. Nós temos que nos precaver com relação a isso. Ou você acha que as arbitragens do Esporte Clube Bahia não são escolhidas a dedo para prejudicar o Bahia?

Nenhuma dessas informações serve para relativizar ou tentar esconder os frequentes erros de arbitragem no Campeonato Brasileiro em curso. São só informações, mesmo.