Postado por - Newton Duarte

#PARTIU: Lista do 'adeus' chega a 19, mas pode crescer

Nada menos que 26 atletas da dupla Ba-Vi vão deixar os clubes; veja panorama

A lista ainda pode crescer, já que nem todos os jogadores com contrato até o próximo ano têm presença certa nos times

O ano acabou no domingo e começou na segunda. Essa é a realidade de Bahia e Vitória, que despencaram abraçados para a Série B do Brasileiro. E diante do visível quadro de deficiência, os elencos já contam com saídas certas antes mesmo do Natal. A barca de Noel conta, no mínimo, com 19 jogadores tricolores e outros 10 rubro-negros. Partiu!

A lista ainda pode crescer, já que nem todos os jogadores com contrato até o próximo ano têm presença certa nos rivais rebaixados. Enquanto essas demais definições ficam para os próximos dias (ou meses), os atletas com vínculo até dezembro arrumam as malas.

Entre os 16 jogadores tricolores com contrato apenas até este mês, estão nomes como Emanuel, Fahel, Marcos Aurélio, Henrique e William Barbio, que vão embora, a não ser que o presidente eleito no sábado opte por renegociar a permanência deles. Outros 25 atletas seguem com contrato vigente e, até segunda ordem, se apresentarão no Fazendão no dia 5 de janeiro, início da temporada 2015.

Nessa segunda lista estão titulares como Marcelo Lomba, Titi e Lucas Fonseca, além do argentino Maxi Biancucchi, que tem mais dois anos de contrato, e Kieza, de contrato até maio. Seis atletas que foram emprestados para outros clubes ainda não  tiveram seus empréstimos renovados e, a princípio, voltam para o Fazendão: Hélder, Pitonni e Raul, além dos revelados no clube Madson, Lenine e Zé Roberto.

A temporada acabou com 11 atletas da base treinando ou jogando no time profissional e todos eles têm contrato, a exemplo do zagueiro Robson, do volante Bruno Paulista e do meia Rômulo. O Bahia volta aos gramados no dia 1º de fevereiro, na estreia do Baiano, contra o Vitória da Conquista, no estádio Lomanto Júnior.

Vitória - Enquanto no Barradão, os jogadores Adriano, Ayrton, Dão, Roger Carvalho, Cáceres, Richarlyson, Marcinho, Marcos Júnior, Dinei e Romário não jogam mais pelo Vitória. Dos 13 com contrato até o dia 31 de dezembro, apenas Luiz Gustavo, Vinícius e Edno têm possibilidade de continuar. Os dois primeiros dependem da liberação do Palmeiras, enquanto Edno está livre e, portanto, mais fácil para negociar.

Contestada, a direção do Vitória também trabalha para definir se pretende manter todos os 11 jogadores com contrato até 2015. Nesse bolo estão Escudero e Juan, dois dos maiores salários do elenco. O clube também ainda não se manifestou oficialmente sobre a permanência do atacante paraguaio Guillermo Beltrán, que tem contrato até o fim de 2015 e não fez sequer um gol pelo clube até então. Wilson, Fernando Miguel, Nino, Kadu, Tarracha, Ednei, Neto Coruja e Pica-Pau também têm vínculo até 2015.

"Temos que fazer mudanças sérias no time. Vai sofrer uma reformulação grande. Mudança da comissão técnica. Muitas coisas serão mudadas", adiantou o presidente Carlos Falcão. O Leão estreia no Baiano dia 1º de fevereiro, contra o Bahia de Feira, no Barradão.