Postado por - Newton Duarte

Paulo Carneiro 'Chuta o pau da barraca'

Polêmica: Paulo Carneiro solta o verbo, denuncia Alexi Portela e revela bastidores do futebol baiano

“Estão negociando, nos bastidores, o fechamento do Barradão”, disparou o ex-presidente do Vitória

Polêmico, autêntico, sem meias palavras e, sobretudo, um dos maiores torcedores do Esporte Clube Vitória. Essa é a descrição para Paulo Carneiro, que por anos foi presidente do rubro-negro baiano. Há quem diga que o ex-presidente representa um divisor de águas para o Leão da Barra.

Em entrevista exclusiva ao VARELA NOTÍCIAS, Paulo Carneiro quebrou o silêncio e, meses antes das eleições que definirão o próximo presidente do time, fez uma série de denúncias sobre um plano político que pretende levar o Vitória para a Fonte Nova, fazendo-o abandonar seu santuário sagrado, o Manoel Barradas, Barradão.

Paulo-Carneiro-8

Confira essa entrevista na íntegra:

Varela Notícias – Qual a sua função, hoje, dentro do Esporte Clube Vitória?

Paulo Carneiro – Eles criaram uma palhaçada para me expulsar do conselho. Mas eu sou nato. Nato é o conselheiro vitalício, pra quem não sabe. Eu continuo conselheiro, mas tive que procurar a justiça pra garantir o meu direito.

VN – Há alguma possibilidade do Paulo Carneiro voltar ao Vitória?

Eu nunca me considerei fora, porque a instituição Vitória tem muito da minha família. Meu pai foi dirigente do Vitória, treinador… o primeiro massagista do Vitória foi o lavador de carro lá de casa. Portanto é muito difícil falar que o cara com o meu sobrenome vai voltar ao Vitória. Eu posso não voltar como presidente, nem me passa pela minha cabeça isso.

Paulo-Carneiro-12

VN – Não tem chances de você voltar como presidente futuramente?

Não vou dizer “dessa água não beberei”, mas nesse momento eu não tenho interesse algum em voltar ao Vitória como presidente, mas como conselheiro eu não abro mão do meu direito inalienável, legal. Eu fui presidente e como ex-presidente sou conselheiro nato.

VN – Você seguirá como oposição do Esporte Clube Vitória então…

Sigo com certeza como oposição. Esse pessoal que está aí não serve para o Vitória. Apesar de pegarem o Vitória na terceira divisão, pegaram o Vitória estruturado, com dinheiro em caixa e uma dívida muito pequena para o que se construiu no clube.

Porque toda empresa tem dívida. Você não se constrói nada sem se endividar. Se você perguntar para a “Vale do Rio Doce” se ela tem dívida, ela terá dívidas. A Odebrech tem dívidas. Eu deixei o Vitória totalmente estruturado, como ele nunca foi na vida. De lá pra cá não aconteceu nada, apesar deles receberem muito mais dinheiro do que eu recebia, em receitas televisivas, por exemplo.

Eu recebia 5 milhões de reais das cotas de TV. Hoje eles recebem 30/35 milhões. Claro que o time faz uma boa campanha, mas aqui não se discute isso, se discute o futuro do Vitória. E o futuro do Vitória está condenado se ele for entregue à Fonte Nova.

Paulo-Carneiro-11

VN – Por quê? Será mesmo um atraso de décadas, como já afirmado pelo senhor?

Eu explico porque será um atraso. Mas eu vou explicar tecnicamente e não politicamente. Primeiro que aquela Arena é monotemática e não de multiuso, como eu imaginei para o Vitória e o rebaixamento nos impediu de fazer, quando eu já tinha o alvará de construção pronto.

Ali iria ter uma área de teatro para 50 mil pessoas, uma miniarena para 12 mil pessoas, climatizada, centro de convenções, dois ou três restaurantes abertos mesmo quando não houvesse jogo… na Arena Fonte Nova há somente um estádio de futebol.

O que acontece é que os estádios de futebol são das empreiteiras e não dos clubes. E as empreiteiras precisam de vários clubes utilizando os estádios para haver retorno.

Paulo-Carneiro-10

VN – O que está acontecendo na Fonte Nova, então?

O problema é que ali a conta não fecha, mas isso ninguém tem coragem de falar. Fizeram um estádio de 800 milhões de reais. Se a conta do estádio não fechar, o governo tem que bancar 110 milhões de reais por ano. Em 15 anos, dá 1 bilhão e 650 milhões de reais. Ou seja, a Fonte Nova precisa que o Vitória coloque seus jogos lá para a conta fechar.

Paulo-Carneiro-5

VN – Por isso toda essa pressão?

Claro. Hoje há uma grande pressão política por isso. Os dirigentes do Vitória querem levar o time pra lá para agradar o governador. Mas ninguém quer agradar o Vitória. Como eu não tenho compromisso com governador, com vice-governador nem com presidente da assembleia e sim com o Vitória – que aliás é um compromisso de parte da minha vida –, eu tenho que denunciar aqui para que o torcedor e o sócio saiba aqui o que está acontecendo por debaixo do pano.

Eles (empreiteira da Fonte Nova) fizeram um projeto para 30 mil pessoas por jogo. E tem só um time jogando lá. Empreiteira não veio ao mundo pra brincar. Eles precisam de outro time jogando na Fonte Nova para o estádio se pagar.

Paulo-Carneiro-4

VN – O espaço está aberto…

O candidato de Alexi Portela (Carlos Falcão) está se reunindo toda semana com o pessoal do consórcio para levar o Vitória à Fonte Nova. Sabe qual a estratégia deles? Colocar alguns jogos bons lá – esse ano foram cinco, mas para 2014 eles já negociam 10 – e o torcedor, que não entende, vai dizer “meu negócio é aqui (Fonte Nova)”, porque vai ver como assistir a jogos no Barradão é ruim, em relação à Fonte Nova.

Claro, que não quero o Barradão do jeito que está lá. O Barradão comparado à Fonte Nova, hoje, é como um centro médico na periferia comparado ao Albert Einstein, de São Paulo. Não podemos comparar coisas diferentes.

Apesar disso, se você imaginar que no Barradão dá para fazer uma grande Arena Multiuso, como eu quis no passado, e que em volta do Barradão estarão as principais rodovias de Salvador (Linha Viva, duplicação da Via Regional, da Pinto de Aguiar, da Gal Costa…), dá para fazer ali um polo a partir do qual o Vitória consiga dobrar suas receitas.

Interesses pessoais prejudicarão o Vitória indelevelmente.

Paulo-Carneiro-7

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

VN – Está faltando transparência desta gestão?

Pelo menos o presidente do Vitória não está sendo claro com a torcida nem com seus sócios. Eu sei dessas coisas porque eu conheço os bastidores. Se eles se reúnem num hotel de Salvador, o garçom liga para mim.

Eles estão negociando nos bastidores o fechamento do Barradão, mas eles querem fazer devagarzinho. Coloca 5 jogos na Fonte Nova neste ano, 10 no próximo, iludindo o torcedor…

VN – Quais são as chances do Paulo Carneiro sair candidato à presidência do Vitória nessas próximas eleições?

Não há chances. Nenhuma chance. Eu não quero, não tenho interesse. Estou nessa briga política e seria um desgaste muito grande. Muita gente não quer, mas eu não quero. Mas nós estamos com um candidato, que será divulgado na hora certa.

E não sei se o torcedor sabe, mas saiu na justiça a liminar que obriga à diretoria do Vitória apresentar a lista de sócios e não somente cinco dias antes da eleição. Pouca gente divulgou isso.

Paulo-Carneiro

VN – Um sócio do Vitória afirmou que o Vitória de hoje é pior que o Bahia de Marcelinho Guimarães Filho. Você concorda?

Eu não faço comparações, mas o Vitória tem problemas sérios. Mas essa eleição vai acabar na justiça há grande chance pra isso acontecer. Eu e meu vice-presidente fomos linchados nesses oito anos, inclusive por gente que estava conosco na época.

Essas pessoas, que formam um grupo, não estão muito ligados em Alexi não. Eles não gostam é de Falcão. Só que essa turma nos deixou ao largo. Nos preteriram de todas as decisões como se tivessem construído alguma coisa no Vitória. Não construíram nada. Tudo quem fez fui eu e minha equipe.

Essa turma, arrogante e pretensiosa, se acha no direito de nos deixar ao largo. Mas o buraco é mais embaixo e essa eleição vai acabar na justiça. Se não houver um acordo que garanta ao Vitória o direito de manter os seus jogos no Barradão, essa eleição vai acabar na justiça.

VN – A oposição está forte?

Eu tenho certeza que está, principalmente com essa decisão da justiça. Porque se o atual gestor resolver tentar derrubar a liminar, ele vai dar um depoimento público dizendo que não quer democracia.

Se ele só quer entregar a lista de sócios com cinco dias de antecedência, é porque ele quer que essa eleição seja viciada, beneficiando assim o seu candidato.

Porque, se o torcedor não sabe, primeiro é eleita a chapa do conselho, essa sim escolhe o presidente. Não existe eleição direta.

Paulo-Carneiro-6

VN – No Bahia existe, o que é que você acha disso?

Sou contra. Porque é o seguinte: o futebol precisa do seu salva-guarda, até para evitar que entre um oportunista que possa roubar o clube, já que numa eleição direta isso pode acontecer, ou que um oportunista sonhador endivide o Vitória todo.

Aliás, eu gostaria de fazer uma denúncia aqui. Existe um grande crime contra o Vitória. O Vitória foi Vitória S/A por muito tempo e os ativos do Vitória estavam nessa empresa. Essa empresa foi desativada em 2010, mas tem sede em Lauro de Freitas, presidente… continua lá.

O Vitória S/A pertence ao Esporte Clube Vitória, portanto as dívidas do Vitória S/A são dívidas do Esporte Clube Vitória. Eles fazem de um modo como se as duas empresas fossem independentes, mas não são. Um foi comprado pelo outro. São sucessores solidários. Ou seja, as dívidas estão lá. Mas isso ninguém fala.

Paulo-Carneiro-8

VN – O que o Vitória representa na vida de Paulo Carneiro?

O Vitória me fez largar a profissão de engenheiro mecânico e o clube não tinha nem carteira pra eu sentar, não tinha luz, não tinha mesa, não tinha jogador, não tinha tabela esportiva. O estádio era um entulho. Ninguém queria esse Vitória. E agora todo mundo quer o Vitória. Sabe por quê? Ninguém pegou o osso. Pegaram só a parte boa, a carne de primeira.

E foi essa parte boa que eu entreguei para Alexi, muito embora o Vitória estivesse na terceira divisão. Tivemos um período, um ano e meio trágico, apesar de em nosso elenco existirem grandes jogadores. Nunca nos omitimos de ter grandes jogadores, mas o futebol é assim. O São Paulo não tem grandes jogadores? E está em que posição no campeonato?

O presidente não consegue controlar os resultados negativos.


Fonte e fotos: Reprodução Varela Notícias