Postado por - Newton Duarte

Pedindo pra cair: As chances dos desesperados

Guia: chance de Cruzeiro perder o título brasileiro é de uma em 100 mil

Risco de rebaixamento do Flu cair cresce para 52%. Vasco também vê porcentagem maior, apesar de sair do Z-4, e Criciúma passa de 77% para 53%

O Cruzeiro fez seu papel diante de um Mineirão lotado e colorido de azul, aplicando 3 a 0 no Grêmio. O tricampeonato brasileiro só não se confirmou neste domingo pois o placar se repetiu a favor do Atlético-PR contra o São Paulo, em Curitiba. Mas é irrisória a hipótese de a Raposa não ser campeã: de acordo com o matemático Oswald de Souza, a chance de isso acontecer é de uma em 100 mil - ou 0,001%.

Na próxima rodada, o Cruzeiro pode ser campeão mesmo com derrota. Se o Atlético-PR não vencer o Criciúma em Santa Catarina, os mineiros não precisarão sequer somar mais pontos. A vantagem na liderança ficaria em 12 pontos, faltando quatro rodadas - mas o Cruzeiro já acumula 22 vitórias, contra 16 do Atlético-PR.

Tabela mostra porcentagem para título, classificação para Libertadores e rebaixamento

Os paranaenses, se têm chance mínima de título, elevaram bastante a possibilidade de classificação para a Libertadores. Passou de 84% para 94%. Grêmio e Botafogo viram os números caírem: o primeiro de 80% para 73%, e o segundo, de 68% para 56%. O Goiás manteve seus 50%, e o Vitória voltou à briga: passou de 10% para 24%.

Não deixe de ler:

VÍDEO: Momentos Mágicos - Bahia, o 1o Campeão do Brasil

Bahia 0 x 0 Atlético-MG - Raio-X - Melhores Momentos

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Na zona de rebaixamento, chama atenção a mudança da situação de Criciúma e Ponte Preta. O risco de o Tigre cair na rodada passada era de 77% e caiu para 53%. A Macaca viu a possibilidade de queda crescer de 76% para 90%. O Vasco, mesmo saindo do Z-4, teve seu risco acrescido em quatro pontos percentuais - de 45% para 49%. O Flu passou de 44% para 52%.

A fraca pontuação dos times do Z-4 diminuiu o corte para se salvar. Na rodada anterior, Oswald de Souza calculou que, se um time somasse 47 pontos, o risco de cair seria de 1%. Agora ele já não considera a hipótese de queda com essa pontuação. Com 46 pontos o risco é de 3%.

Na parte de cima, com 63 pontos uma equipe praticamente se garante na próxima Libertadores: chances de 95%. Com 62, cai para 86%.


Fonte e tabela: GE.COM