Postado por - Newton Duarte

Pegar fila ninguém quer: Políticos, CBF e oposição se envolvem em disputa pelo futebol do Paraná

Políticos, CBF e oposição se envolvem em disputa pelo futebol do Paraná

O controle do futebol parananense virou uma disputa entre CBF, oposição, clubes e até políticos. O presidente da FPF (Federação Paranaense de Futebol), Hélio Cury, acusa a confederação de interferir na eleição da entidade para derrotá-lo por causa da sua oposição a Marco Polo Del Nero. Os maiores clubes do Estado, Atlético-PR e Coritiba, se posicionaram contra o atual mandatário. Mas políticos o apóiam.

A eleição para o futebol paranaense ocorrerá em março ou abril, em data a definir: Cury disputa a reeleição com Ricardo Gomyde. Ex-assessor do Ministério do Esporte, e ex-colaborador do Estado do Paraná, Gomyde lançou-se com o apoio do Atlético-PR e do Coritiba, principais clubes do Estado.

A plataforma de Gomyde é reaproximar-se da CBF e acabar com a postura de oposição. O presidente da Federação de Santa Catarina, Delfim Peixoto, que foi eleito vice da confederação para o Sul, foi até o Paraná declarar apoio ao ex-assessor do Ministério do Esporte, o que irritou Cury.

“O candidato de oposição tem apoio do Del Nero tanto que Delfim veio aqui fazer discurso de apoio da CBF à chapa. Ele usa a CBF como seu carro-chefe, e ainda promete que o governo federal o apoia'', atacou Cury. “É a primeira vez que vejo um dirigente de outra federação interferir em outro Estado.''

Segundo Cury, o presidente da CBF, José Maria Marin, ligou para ele para garantir que não iria interferir no pleito. Candidato a vice-presidente na federação na chapa da situação, o ex-árbitro e deputado federal Evandro Rogério Roman recebeu uma ligação de Del Nero com a mesma alegação. “Nenhum dirigente ligado a Del Nero viria aqui de graça'', desdenha Cury, descrente.

Para contra-atacar, o cartola paranaense conseguiu uma declaração de apoio do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que é um dos maiores críticos da CBF desde a gestão de Ricardo Teixeira. O senador publicou um nota em favor de Cury em sua página na internet. O blog tentou ouvir Delfim Peixoto e Ricardo Gomyde, mas seus celulares não foram atendidos. Ninguém da CBF também foi encontrado.