Surpresas na Série A, Bahia e Goiás lutam por sonho da Libertadores
Equipes surpreendem ao figurar entre os dez primeiros colocados na tabela do Brasileirão e ainda podem entrar no G-4 após a nona rodada do torneio
Antes do início da Série A do Campeonato Brasileiro, dificilmente alguém aceitaria apostar que Bahia e Goiás estariam entre os dez primeiros colocados antes das dez primeiras rodadas. E não só isso. Com boa campanha na competição, as duas equipes chegam na nona rodada com chance de figurar no G-4. Mas somente um conseguirá isto. E pode ser o vencedor da partida deste domingo, às 18h30min (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova.
Bahia e Goiás podem ser consideradas duas das surpresas deste início de Brasileirão. O time baiano tem 13 pontos conquistados e está na sexta colocação. O goiano tem um ponto a menos e ocupa o nono lugar. A diferença é que o Tricolor tem uma partida a mais, já que atuou em jogo antecipado pela 11ª rodada e derrotou o São Paulo.
A equipe de Cristóvão Borges vive um complicado fora de campo. O interventor Carlos Rátis ainda tenta realizar as novas eleições no clube, enquanto o ex-presidente Marcelo Guimarães Filho corre para recuperar o posto. No entanto, nada disso tem afetado o elenco.
O Goiás ficou um mês na zona de rebaixamento durante a pausa do Campeonato Brasileiro para a realização da Copa das Confederações, mas bastaram apenas três rodadas para que o Esmeraldino subisse para a metade de cima da tabela. Após vencer Vitória e Portuguesa, em casa, e empatar contra o Criciúma, no Sul do país, o Verdão tentará manter a boa fase. Se derrotar o Bahia, a equipe alviverde não só irá superar o rival na pontuação, como também se aproximar da zona de classificação para a Libertadores.
Bahia: com a necessidade de vencer a primeira partida na Fonte Nova pela Série A, Cristóvão Borges deve mudar o esquema tático do Tricolor. O provável é que o treinador do Bahia mande a campo o time com maior poder ofensivo. A equipe baiana deve jogar com: Marcelo Lomba; Madson, Rafael Donato, Titi e Raul; Feijão, Hélder, Wallyson, Talisca e Marquinhos; Fernandão.
Goiás: com a suspensão de Hugo, expulso na última rodada, o técnico Enderson Moreira fará apenas uma mudança na equipe. O treinador promove o retorno de Ramon, titular até a chegada do próprio Hugo. Com isso, o Goiás está escalado com Renan; Clayton Sales, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Amaral, Thiago Mendes, Ramon e Renan Oliveira; Araújo e Walter.
Bahia: Lucas Fonseca cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
Goiás: expulso diante da Portuguesa, Hugo cumpre suspensão automática. O lateral-direito Vítor está em fase final de recuperação após lesão no tornozelo. O volante Juliano segue vetado, com lesão muscular.
Bahia: Anderson Talisca, Feijão e Jussandro.
Goiás: Hugo, Rodrigo, Valmir Lucas, Vítor e William Matheus.
Paulo Henrique Godoi Bezerra (SC) apita o jogo, auxiliado por Katiuscia Berger Mendonça (ES) e Angelo Rudimar Bechi (SC). O árbitro trabalhou em somente um jogo neste Brasileiro: Portuguesa 1 x 1 Cruzeiro. Ele aplicou cinco cartões amarelos e deixou o cartão vermelho no bolso durante os 90 minutos. Ainda não marcou pênaltis e assinalou 36 faltas no jogo que fez. O campeonato tem média de 4,2 cartões amarelos e 0,2 cartões vermelhos. São 33,5 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.
Bahia: Apesar de ter 9 jogos no campeonato, o Bahia jogou apenas 3 em casa, com uma campanha irregular (1 vitória, 1 empate e 1 derrota). Apenas o Tricolor e o Vasco não marcaram gols de cabeça no Brasileirão, demonstrando que a bola aérea não tem sido tão eficiente, apesar das presenças de Fernandão e Fahel. Entre todos os times da Série A, é o time que menos marcou gols no ano (32). É preciso tomar cuidado com as infrações, pois é o time com o maior número de faltas cometidas no campeonato (191), e também o que mais recebeu amarelos (32).
Goiás: No histórico entre as equipes em Campeonatos Brasileiros, o Goiás leva vantagem, com 8 vitórias, 7 empates e 5 derrotas. No atual Brasileirão, já disputou 4 partidas como visitante e venceu apenas uma (São Paulo), empatando outra e perdendo duas. O Esmeraldino é o terceiro que menos cria chances de gol no Brasileirão (21), à frente apenas de Coritiba e Vasco. Com 7 gols marcados, supera apenas os ataques de Náutico (4) e Corinthians (6).
A última vez em que as duas equipes se enfrentaram na Fonte Nova pelo Campeonato Brasileiro foi em 2003. No dia 1º de junho daquele ano, o Tricolor venceu por 2 a 1pela 11ª rodada da competição. O placar do jogo foi construído por Nonato e Luís Fernando, para o Bahia, e Dimba, para o Goiás. Com este placar, o Bahia quebrou uma sequência de 3 jogos sem vitória no confronto no Brasileirão.
Tabela interativa da Série A com atualização online
Fonte e arte: GLOBOESPORTE.COM