Postado por - Newton Duarte

Penetras e outras mordomias

Penetras e outras mordomias

Ontem (31/07), as Torcidas Organizadas do Bahia, juntamente com alguns torcedores avulsos, em baixo número, é verdade, fizeram manifestação ordeira em frente ao Fazendão.

Fizeram o que tinham que fazer: Brigar por melhores resultados, sem agredir ninguém. Não atuar como milícia ou máfia.

Achei exagerada a cobrança aos jogadores. Não os vejo “pipocando”. Alias, vejo muitos deles dando mais do que podem. Mesmo sem receber o que lhes devem. Não pediram para vir.

A despeito do que exigiam em suas faixas e cartazes, é um direito do torcedor cobrar da sua agremiação quando os resultados não chegam. Independente de ser sócio do clube ou não. ESTAR associado não o torna MAIS torcedor. É preciso levar em conta o motivo de não ser sê-lo. Sua contribuição pode se dar das mais diferentes formas. Não precisa exemplificar.

Estranho a arrogância como alguns continuam tratando o tema, colocando os sócios como os verdadeiros ‘amantes’ do Bahia, separando daqueles que, por exemplo, não podem pagar a mensalidade que chega a monta de 15% de um salário mínimo líquido, valor padrão pago a boa parte dos torcedores dessa terra miserável que vivemos. Aos últimos, sequer é concedido o direito de reclamar, dentro dos conceitos elitistas imaginados e aprovados pelos primeiros.

É tudo tão absurdo que chega a ponto de alguns tentarem impor como as pessoas devem torcer, se estão autorizados a falar e o que falar, além de dizer como e quando podem se manifestar. Seria surreal se não fosse despótico e patético.

Agora, para abafar as críticas que estão se tornando constantes, volta à tona o tema “Ingressos”. ‘As Organizadas querem Ingressos’. Essa “história” já ‘encheu o saco’. Não cola mais. Acusar os ora críticos de querer receber propina... Sim! Desta forma seria propina, é no mínimo querer tratar a todos como imbecis. Se isto está ocorrendo, digam o nome de quem está pedindo. Será defenestrado por todos. Encerra-se mais esta lenda rapidamente. Porém, as provas de tal ato devem ser apresentadas.

Querer tirar o foco da situação vexatória, dentro e fora do campo, do que estamos assistindo, mostra como as coisas estão sendo tratadas no clube. Propaganda, palavras de ordem, clichês, Chavões... Voltamos à época de quando as decisões mais absurdas passavam ao largo dos anseios da torcida. Tornamos-nos pois, outra vez, “detalhes inconvenientes” para o Status Quo.

Mais de tudo isso, uma coisa é fato: É preciso investigar se existem pessoas se beneficiando, seja a que pretexto for, de Ingressos nos jogos do Bahia. Faz-se mister verificar se existem “cortesias” sendo distribuídas, a quem, em qual número e em troca do quê.

Mais de uma vez me manifestei sobre os “Estádios de Borracha”. O público divulgado está sempre muito aquém do que visualmente aparenta. Os Cambistas aparecem com ingressos antes até de serem abertas as bilheterias. Alguém deve abastecer este esquema. Tem gente ganhando dinheiro à custa do alheio. O MP precisa investigar este escândalo. Quem será o “FOFANA com dendê”?

Será meu Avô? Será meu Pai? Será meu filho? Ou será meu Neto? Se for um deles, quem é o chefe da quadrilha?

Creio que muitos querem mesmo é moleza e mordomia. Aos demais, calem-se! Não passam de Penetras inconvenientes.

Sou Bahia e NINGUÉM vai me roubar isso. Nem com suas expertises. Vou morrer lutando. 

Tô indignado pra C*******


Luis Peres @BahiaClub é Cofundador da União Tricolor Bahia e colunista do site torcidabahia.com